Questão 1/5 - História da Arte
Observe a passagem de texto a
seguir:
“Como
todos os demais produtos da criação humana, a arte é imanente ao social: nasce
na e para a sociedade. Daí que o extra-artístico não existe como um elemento
estranho que a afeta: ‘o estético, tal como o jurídico ou o cognitivo, é apenas
uma variedade do social’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Estética,
filosofia e história da arte – A arte no cotidiano: consciência e
autoconsciência. In: III Fórum de pesquisa científica em arte. Curitiba, 2005. Anais...
Curitiba: p. 156-165. p. 157.
<http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/maria_ines_hamann.pdf>.
Acesso 25 jul. 2018.
Levando
em conta a passagem de texto e os conteúdos do livro-base, Elementos de
história das artes, sobre a produção de uma história das artes que reflita
as ideias de uma época, marque a alternativa que corretamente aponta a forma
mais indicada para a sua realização:
|
A
|
O viés mais indicado parece ser aquele que reconhece o valor econômico
da arte na sociedade.
|
|
B
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A trajetória mais indicada parece ser aquela das funções da arte na
sociedade.
|
|
C
|
O caminho mais recomendado é aquele que confere relevância à
biografia do artista.
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|
D
|
O melhor caminho é a seleção criteriosa de obras e de artistas que
sejam consagrados pelo cânone.
|
|
E
|
O caminho mais indicado é aquele que considera exclusivamente os
aspectos materiais e técnicos empregados pelos verdadeiros artistas.
|
Questão 2/5 - História da Arte
Leia o fragmento de texto a
seguir:
“[...] o
dadaísmo quer estabelecer-se e realmente se estabelece, como vanguarda. [...]
Não apresentando nenhum projeto concretamente alternativo, o movimento acabou
perdendo força [...], e muitos dos seus seguidores aderiram ao Surrealismo,
mais construtivo. Mas é inquestionável que ele deixou marcas em movimentos
posteriores e tem o seu lugar na História”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUZZA, Antônio.
Dadaísmo e surrealismo: uma experiência no cinema. Revista Lumen, São
Paulo, n. 2, p. 104-119, nov., 2016. p. 107.
<http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/36/57>.
Acesso 25 jul. 2018.
Partindo do fragmento de texto e
dos conteúdos abordados no livro-base, Elementos de história das artes,
sobre o movimento de vanguarda conhecido como “dadaísmo”, considere as
assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as
asserções falsas:
I. (V) O movimento dadaísta rejeitava a razão e a lógica.
II. (F) O movimento dadaísta surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial.
III. (V) O dadaísmo era favorável ao que não tinha sentido e ao irracional.
IV. (F) O dadaísmo valorizava o racionalismo e a logística.
I. (V) O movimento dadaísta rejeitava a razão e a lógica.
II. (F) O movimento dadaísta surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial.
III. (V) O dadaísmo era favorável ao que não tinha sentido e ao irracional.
IV. (F) O dadaísmo valorizava o racionalismo e a logística.
Agora, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta:
|
A
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V – F – V – F
|
|
B
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V – F – V – V
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|
C
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V – V – F – F
|
|
D
|
F – V – F – F
|
|
E
|
F – F – V – V
|
Questão 3/5 - História da Arte
Considere a citação:
“[...] a
arte exerce significativa função no processo de humanização do homem, por
desencadear um processo de reflexão profundamente educativo, que só pode
resultar em crescimento humano. Sobretudo quando se trata de obra que
permite-privilegia a fruição estética ativa-interativa, por livre adesão do
indivíduo e da coletividade presente, e, de modo especial, se isso tudo ocorre
dentro do âmbito da vida cotidiana, no qual se dão as relações imediatamente
humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: PEIXOTO, Maria Inês H. Estética,
filosofia e história da arte – A arte no cotidiano: consciência e
autoconsciência. In: III Fórum de pesquisa científica em arte. Curitiba, 2005. Anais...
Curitiba: p. 156-165. p. 164. <http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/maria_ines_hamann.pdf>.
Acesso 25 jul. 2018.
A
autonomia da função estética do objeto artístico teve início a partir da
distinção entre o útil e o belo. Tendo por referência a citação e os conteúdos
do livro-base, Elementos de história das artes, a distinção entre o útil
e o belo ocorreu:
|
A
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na pré-história.
|
|
B
|
na antiguidade.
|
|
C
|
na era medieval.
|
|
D
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na era moderna.
|
|
E
|
na contemporaneidade.
|
Questão 4/5 - História da Arte
Leia a citação:
“Poderoso,
soberano, símbolo solar e luminoso ao extremo, o leão, rei dos animais, está
imbuído das qualidades e defeitos inerentes à sua categoria. Se ele é a própria
encarnação do Poder, da Sabedoria, da Justiça, por outro lado, o excesso de
orgulho e confiança em si mesmo faz dele o símbolo do Pai, Mestre, Soberano
que, ofuscado pelo próprio poder, cego pela própria luz, se torna um tirano,
crendo-se protetor. Pode ser, portanto, admirável, bem como insuportável: entre
esses dois polos oscilam suas numerosas acepções simbólicas”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHEVALIER, Jean;
GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes,
gestos, formas, figuras, números. Trad. de Vera da Costa e Silva et al. Rio de
Janeiro: José Olympio, 2003. p. 538.
Conforme os conteúdos
apresentados no livro-base, Elementos de história das artes, sobre a
funcionalidade das artes; mais especificamente sobre a funcionalidade dos
“leões guardiães” na China unificada, no século VIII, leia as afirmativas a
seguir:
I. Na China, os leões, normalmente em pares, eram escavados em mármore ou granito ou fundidos em bronze, e eram associados ao poder imperial.
II. Em pares quase idênticos, os leões simbolizam poderes e atributos distintos na China, isto é, o macho protege as estruturas, enquanto a fêmea protege os habitantes.
III. Na China, os leões guardiães são encontrados em pares quase idênticos, a fêmea tem um filhote sob suas patas traseiras, e o macho esmaga um dragão com as patas dianteiras.
IV. Em Pequim, na China, os leões guardiães são utilizados apenas nas portas dos palácios, pois simbolizam, acima de tudo, o poder absoluto.
I. Na China, os leões, normalmente em pares, eram escavados em mármore ou granito ou fundidos em bronze, e eram associados ao poder imperial.
II. Em pares quase idênticos, os leões simbolizam poderes e atributos distintos na China, isto é, o macho protege as estruturas, enquanto a fêmea protege os habitantes.
III. Na China, os leões guardiães são encontrados em pares quase idênticos, a fêmea tem um filhote sob suas patas traseiras, e o macho esmaga um dragão com as patas dianteiras.
IV. Em Pequim, na China, os leões guardiães são utilizados apenas nas portas dos palácios, pois simbolizam, acima de tudo, o poder absoluto.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
|
A
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I, II e III
|
|
B
|
I, III e IV
|
|
C
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I e III
|
|
D
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I, II e IV
|
|
E
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I e II
|
Questão 5/5 - História da Arte
Considere o seguinte extrato de
texto:
“Kant
aponta para a necessidade de uma certa aprendizagem pela qual o artista
passaria de maneira a ser capaz de posteriormente desenvolver sua própria
regra. [...] Assim, cada novo artista dotado de genialidade, ao estabelecer uma
experiência direta com as obras singulares que lhe são anteriores, seria
estimulado a dar origem às suas próprias ideias. A originalidade da obra seria
então dada a partir das ideias originais que cada artista é capaz de criar e
comunicar na sua criação”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Nathan
Menezes Amarante. Inesgotabilidade e criticabilidade da obra de arte: a noção
de ideia estética segundo Kant e a tese de Benjamin sobre a crítica de arte no
romantismo alemão. Revista Kínesis, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 86-100,
jul., 2015. p. 90,
91. <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/7_nathanteixeira.pdf>.
Acesso em 25 jul. 2018.
Levando em conta os conteúdos do
livro-base, Elementos de história das artes, sobre a historicidade dos
critérios de julgamento da arte; mais especificamente, sobre o critério da
“originalidade”, analise as seguintes asserções:
I. A noção de que uma ideia pertence à história graças à sua novidade e que uma obra deva ser original para ser autêntica tornou-se o princípio que governa toda a história das artes desde o século XVIII.
PORQUE
II. Esse princípio pode ser empregado em toda a história das artes, especialmente, à arte medieval, uma vez que os artistas desse período se destacaram, entre outros aspectos, pela originalidade de suas obras.
I. A noção de que uma ideia pertence à história graças à sua novidade e que uma obra deva ser original para ser autêntica tornou-se o princípio que governa toda a história das artes desde o século XVIII.
PORQUE
II. Esse princípio pode ser empregado em toda a história das artes, especialmente, à arte medieval, uma vez que os artistas desse período se destacaram, entre outros aspectos, pela originalidade de suas obras.
A respeito dessas asserções,
assinale a alternativa correta:
|
A
|
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da primeira.
|
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B
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não
é uma justificativa correta da primeira.
|
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C
|
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
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|
D
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A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
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E
|
As asserções I e II são proposições falsas.
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Gabarito
1 – B
2 – A
3 – D
4 – E
5 – E
2 comentários:
A Questão 5 está errada, a resposta certa é a letra C.
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