terça-feira, 25 de setembro de 2018

Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História

Todas certas...
Questão 1/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
O trecho acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a alternativa correta:
A
A arte moderna brasileira foi inspirada por tendências estrangeiras,
por isso seu início se deu tardiamente, na década de 1950. 
B
Durante a 1ª Guerra Mundial, em meados da década de 1910, surge
o movimento modernista no Brasil como uma forma de expressão desse
período.
C
Nas décadas de 30 e 40 a arte moderna consolida seu espaço, com o
apoio do governo Vargas que se utilizou da arte e da cultura para manter
a unidade social. 
D
O modernismo brasileiro restringiu-se à literatura, deixando de fora as
artes plásticas e a música, por exemplo. 
E
Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se
constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento
propriamente dito. 


Questão 2/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia o extrato de texto a seguir:
“A expressão ‘controle social’ tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais. Assim sendo, assegura a conformidade de comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princípios prescritos e sancionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio César França. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009. p. 67.
De acordo com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, existem vários mecanismos que podem ser utilizados no controle social, como a fotografia. Acerca disso, assinale a alternativa correta: 
A
A fotografia surgiu como uma forma de aprimorar os retratos falados
que eram feitos dos bandidos no século XVIII. 
B
O uso das fotografias em presídios tem a função de registrar a situação
dos criminosos, para que estes sintam vergonha de seus atos. 
C
É através das fotos escolares que se acompanha a frequência diária
dos alunos nas aulas.
D
No início do século XX, a fotografia começou a ser associada à
identificação, estando presente em documentos de reconhecimento
social, como as identidades. 
E
A fotografia é considerada pela justiça como o único tipo de prova que
é impossível de ser falsificada.


Questão 3/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia a passagem a seguir:
“Narrativas revelam o alinhamento dos narradores com certos indivíduos, grupos, ideias e símbolos através dos quais eles externalizam seus maiores valores, qualidades positivas e de orgulho para si mesmos. Narrativas também revelam as dissociações dos narradores com ‘outros’ indivíduos, grupos, ideias, e símbolos através dos quais eles externalizam as partes menos favoráveis de si mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ERRANTE, Antoinette. Mas afinal a memória é de quem? Histórias Orais e modos de lembrar e contar. História da Educação. ASPHE/FaE, UFPel, Pelotas (8): 141-174, set./00, p.141.
Através da prática narrativa pode se revelar muitas informações, assim como dar voz ativa a diversos indivíduos presentes no meio social. Considerando isso e de acordo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
(V) Além da democratização da compreensão dos processos históricos, a História Oral também contribui com o acesso à produção do próprio conhecimento histórico.
(F) A História Oral pode incentivar nos alunos a ideia de que o conhecimento pode ser somente falado, sem a necessidade ser escrito ou lido.
(V) A prática da História Oral em sala de aula contribui para o desenvolvimento do respeito entre gerações e grupos sociais diferentes.
(V) Com a oportunidade de aproximação da comunidade com a escola, promovida pela História Oral, o diálogo entre elas pode ser cada vez mais consolidado.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A
F – V – V – F
B
F – F – V – F
C
V – V – F – F
D
V – F – V – V
E
V – V – V – F


Questão 4/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Observe a imagem a seguir:
http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9hyW3SEp8ysX61igqeGW3CLeJmIQQpWJsweznypbV3QTttCfLMWggxV57G2mnoxFbsk3Olbx00oqmkKd1kVkpZdNuGURqelFSXYzpkVJb2CG
Após esta avaliação, caso queira examinar mais detidamente o quadro, ele está disponível em PORTINARI, Cândido Café (1935)  [http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=44. Acesso em: 09 jun. 16].

O artista Cândido Portinari é um dos grandes nomes da cultura brasileira. Considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil e a produção e trajetória desse pintor, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(F) Temática comum nas pinturas era o retrato da vida das classes mais abastadas do país, sem a presença de uma crítica social.
(V) Um dos destaques do conjunto de obras de Portinari são os inúmeros painéis decorativos, públicos e monumentais.
(V) Portinari foi o primeiro artista modernista do Brasil a receber um prêmio no exterior pela sua produção artística.
(F) Apesar do estilo arrojado e da inovação nas técnicas de pintura, características modernistas, as obras de Portinari são consideradas como clássicas.
A
F – F – V –F.
B
V – F –V –F.
C
V – V –F –V.
D
F – V – V – F. 
E
F – V – F – V.


Questão 5/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia o excerto a seguir:
“As fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
A
A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para
atender à demanda das especificidades dessas fontes. 
B
As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também
podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade
de novas abordagens. 
C
No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi
realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores.  
D
Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma
superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de
metodologias adequadas.
E
A existência de uma metodologia em específico foi considerada
como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como
 ilustrações.

Gabarito
1 – C
2 – D
3 – D
4 – D
5 – D

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelas postagens!
Está ajudando muitoooooooo
Fico À disposição em contribuir

Josiele
josi12ele12@gmail.com