todas certas...
Questão 1/5 - Elites e Poder
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Foi nos
Estados Unidos que se desenvolveram os estudos pioneiros que deram origem ao
que poderíamos chamar de “tradição pluralista”. Na verdade, quando falamos de
uma corrente de pensamento “pluralista” não pretendemos dizer que haja total
concordância ou coerência entre os seus diversos autores. O que existe entre
eles é uma certa unidade quanto à maneira de entender o mundo social, a
política e a democracia”. Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L.
As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba:
InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).
Tendo
como referência o conteúdo abordado sobre os pluralistas, analise os enunciados
abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as
afirmativas verdadeiras e falsas.
I. Os
pluralistas aceitam que a política é uma atividade controlada por minorias.
II. Os
pluralistas recusam uma visão “idealizada” da democracia em favor de uma visão
“realista” ou “descritiva”.
III. Para
os pluralistas, a vida política democrática deve ser animada pela competição
entre grupos organizados que surgem espontaneamente da vida social.
IV. Para
os pluralistas, a classe política justifica o seu domínio por meio de argumentos
morais e valores partilhados por toda a sociedade.
|
A
|
V, F, V, V
|
|
B
|
V, F, V, F
|
|
C
|
V, V, V, F
|
|
D
|
F, V, F, V
|
|
E
|
F, V, F, V
|
Questão 2/5 - Teoria das Relações Internacionais
Leia o trecho a seguir: “A
relevância específica da Escola Inglesa reside nesse meio-termo, bastante
satisfatório para o enfrentamento das árduas questões conceituais e práticas em
torno das quais se debruça o pesquisador das relações internacionais no mundo
atual [...] A relativa displicência em relação à necessidade de escolha de uma
tradição ou de uma teoria específica para compreender a realidade e o esforço
de buscar uma abordagem pluralista são, sem dúvida, suas maiores contribuições,
embora certamente possa ser essa também uma de suas fraquezas”.
Fonte: SARAIVA, José Flávio Sombra. Revisitando a Escola Inglesa. Rev. Bras. Polít. Int. 49 (1): 131-138, 2006. Citação retirada da página 133. Acesso em: 02 out. 2018.
Fonte: SARAIVA, José Flávio Sombra. Revisitando a Escola Inglesa. Rev. Bras. Polít. Int. 49 (1): 131-138, 2006. Citação retirada da página 133. Acesso em: 02 out. 2018.
De acordo
com os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Teoria das Relações
Internacionais sobre a Escola Inglesa, assinale a alternativa que indique
corretamente entre quais correntes teóricas das RI a Escola Inglesa se
localiza: pag 186
|
A
|
Escola Francesa e Realismo
|
|
B
|
Estruturalismo e Pós-estruturalismo
|
|
C
|
Institucionalismo realista e positivismo liberal
|
|
D
|
Racionalismo realista e Neoliberalismo institucional
|
|
E
|
Neomarxismo e Teoria Crítica
|
Questão 3/5 - Teoria das Relações Internacionais
A Escola Inglesa foi fundada em
1958, no período em que predominava o pensamento realista nas Relações
Internacionais, com a criação do Comitê Britânico de Teoria de Política
Internacional pelo professor Herbert Butterfield. O objetivo das reuniões do Comitê
era o debate de temas relacionados às relações entre Estados. Os criadores da
Escola, que tem entre seus principais nomes Hedley Bull e Martin Wight, tinham
o objetivo de assegurar um intercâmbio de ideias com o Comitê Americano, que
teve duração limitada. O Comitê tinha como fim maior conhecer os elementos
fundamentais das relações diplomáticas, as intenções das atitudes dos Estados.
Fonte: Texto para impressão da rota de aprendizagem da aula 4, tema “TEMA 1 – ORIGEM DA ESCOLA INGLESA E CONTEXTO HISTÓRICO”, adaptado.
Fonte: Texto para impressão da rota de aprendizagem da aula 4, tema “TEMA 1 – ORIGEM DA ESCOLA INGLESA E CONTEXTO HISTÓRICO”, adaptado.
Tendo
como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a
alternativa que descreve corretamente uma característica da escola inglesa (pag
184)
|
A
|
Assegurar o
desenvolvimento de uma análise mais científica das
relações
internacionais, mostrando a preocupação metodológica
dessa teoria.
|
|
B
|
Garantir a
perpetuação da perspectiva britânica das relações internacionais,
especialmente
devido ao reforço que essa potência passou a exercer sobre
suas colônias.
|
|
C
|
O foco da escola
inglesa era reproduzir a perspectiva dos pesquisadores
dos Estados
Unidos da América acerca do predomínio alemão nas
relações
internacionais
|
|
D
|
Constitucionalizar
(em todo o continente europeu) o modelo de estado
unitário adotado
na França na quinta república, esse era um objetivo
político
estratégico para a escola inglesa.
|
|
E
|
Construir uma
perspectiva de consenso com o modelo defendido
pelas escolas
austríaca e soviética acerca da centralidade do fator
trabalho para o
equilíbrio de uma ordem internacional pacífica.
|
Questão 4/5 - Elites e Poder
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Pluralismo”
é o conjunto de ideias que reúne vários autores que não pensam,
necessariamente, de maneira idêntica, mas têm alguns traços em comum, que podem
ser sintetizados em alguns pontos. Primeiramente, os pluralistas aceitam que a
vida política é controlada por minorias e que a democracia não pode ser um
governo fundamentado no exercício direto do poder pelo povo”.
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L.,
D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed.
Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).
Com base
nos seus conhecimentos sobre a teoria política pluralista, analise as
afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.
I. Para a
teoria política pluralista, o Estado tem precedência ética e política perante a
sociedade e seus grupos organizados.
II. Para
a teoria política pluralista, só há democracia se houver grupos sociais organizados
e autônomos.
III. Para
a teoria política pluralista, o poder está disperso por toda a sociedade, não
havendo um único grupo que o exerça.
IV. Para
a teoria política pluralista, a democracia pressupõe a participação de todos os
eleitores no processo político decisório.
|
A
|
Está correta
apena a afirmativa II
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e III
|
|
C
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e III
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e III
|
Questão 5/5 - Teoria das Relações Internacionais
Leia o trecho a seguir: “A escola
inglesa utiliza três grandes matrizes de ferramental epistêmico para explicação
e compreensão dos complexos fenômenos internacionais: o método e a matriz
histórica, a técnica científico-jurídica e o sistema filosófico. Esses três
eixos se fundem em única percepção analítica para estudar o sistema
internacional assimétrico de Estados diante das suas instituições vigentes,
seus regimes e sua ordem e moral. Outro foco da análise da escola é o conceito
de justiça e sua distribuição normativa entre os países que fazem parte desta
sociedade internacional descentralizada”.
Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 381. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf. Acesso em: 02 out. 2018.
Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 381. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf. Acesso em: 02 out. 2018.
De acordo
com os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Teoria das Relações
Internacionais sobre a Escola Inglesa, assinale a alternativa que defina
corretamente sociedade internacional para essa abordagem:
|
A
|
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de Estados
conectados por valores e interesses comuns, cujo relacionamento
envolve
um conjunto de padrões, regras e instituições.
|
|
B
|
Sociedade Internacional pode ser definida como um agrupamento
de Estados que possuem as mesmas características e interesses.
|
|
C
|
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de
instituições não-governamentais interligados por objetivos comuns,
cujo relacionamento envolve um conjunto de padrões e leis
|
|
D
|
Sociedade Internacional pode ser definida como agrupamento de
organizações internacionais ligadas por valores e interesses
similares,
cujo relacionamento envolve a criação de leis internacionais.
|
|
E
|
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de
Estados vinculados por valores e leis comuns, cujo relacionamento
envolve um conjunto de padrões e ordenamentos jurídicos comuns
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário