domingo, 21 de outubro de 2018

Apol 3: RI -- Elites e Poder // Teorias de RI


todas certas...

Questão 1/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Foi nos Estados Unidos que se desenvolveram os estudos pioneiros que deram origem ao que poderíamos chamar de “tradição pluralista”. Na verdade, quando falamos de uma corrente de pensamento “pluralista” não pretendemos dizer que haja total concordância ou coerência entre os seus diversos autores. O que existe entre eles é uma certa unidade quanto à maneira de entender o mundo social, a política e a democracia”. Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).

Tendo como referência o conteúdo abordado sobre os pluralistas, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e falsas.
I. Os pluralistas aceitam que a política é uma atividade controlada por minorias.
II. Os pluralistas recusam uma visão “idealizada” da democracia em favor de uma visão “realista” ou “descritiva”.
III. Para os pluralistas, a vida política democrática deve ser animada pela competição entre grupos organizados que surgem espontaneamente da vida social.
IV. Para os pluralistas, a classe política justifica o seu domínio por meio de argumentos morais e valores partilhados por toda a sociedade.
A
V, F, V, V
B
V, F, V, F
C
V, V, V, F
D
F, V, F, V
E
F, V, F, V

Questão 2/5 - Teoria das Relações Internacionais 
Leia o trecho a seguir: “A relevância específica da Escola Inglesa reside nesse meio-termo, bastante satisfatório para o enfrentamento das árduas questões conceituais e práticas em torno das quais se debruça o pesquisador das relações internacionais no mundo atual [...] A relativa displicência em relação à necessidade de escolha de uma tradição ou de uma teoria específica para compreender a realidade e o esforço de buscar uma abordagem pluralista são, sem dúvida, suas maiores contribuições, embora certamente possa ser essa também uma de suas fraquezas”.

Fonte: SARAIVA, José Flávio Sombra. Revisitando a Escola Inglesa. Rev. Bras. Polít. Int. 49 (1): 131-138, 2006. Citação retirada da página 133. Acesso em: 02 out. 2018.
De acordo com os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Teoria das Relações Internacionais sobre a Escola Inglesa, assinale a alternativa que indique corretamente entre quais correntes teóricas das RI a Escola Inglesa se localiza: pag 186
A
Escola Francesa e Realismo
B
Estruturalismo e Pós-estruturalismo
C
Institucionalismo realista e positivismo liberal
D
Racionalismo realista e Neoliberalismo institucional
E
Neomarxismo e Teoria Crítica

Questão 3/5 - Teoria das Relações Internacionais 
A Escola Inglesa foi fundada em 1958, no período em que predominava o pensamento realista nas Relações Internacionais, com a criação do Comitê Britânico de Teoria de Política Internacional pelo professor Herbert Butterfield. O objetivo das reuniões do Comitê era o debate de temas relacionados às relações entre Estados. Os criadores da Escola, que tem entre seus principais nomes Hedley Bull e Martin Wight, tinham o objetivo de assegurar um intercâmbio de ideias com o Comitê Americano, que teve duração limitada. O Comitê tinha como fim maior conhecer os elementos fundamentais das relações diplomáticas, as intenções das atitudes dos Estados.

Fonte: Texto para impressão da rota de aprendizagem da aula 4, tema “TEMA 1 – ORIGEM DA ESCOLA INGLESA E CONTEXTO HISTÓRICO”, adaptado. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica da escola inglesa (pag 184)
A
Assegurar o desenvolvimento de uma análise mais científica das
relações internacionais, mostrando a preocupação metodológica
dessa teoria.
B
Garantir a perpetuação da perspectiva britânica das relações internacionais,
especialmente devido ao reforço que essa potência passou a exercer sobre
suas colônias.
C
O foco da escola inglesa era reproduzir a perspectiva dos pesquisadores
dos Estados Unidos da América acerca do predomínio alemão nas
relações internacionais

D
Constitucionalizar (em todo o continente europeu) o modelo de estado
unitário adotado na França na quinta república, esse era um objetivo
político estratégico para a escola inglesa.
E
Construir uma perspectiva de consenso com o modelo defendido
pelas escolas austríaca e soviética acerca da centralidade do fator
trabalho para o equilíbrio de uma ordem internacional pacífica.

Questão 4/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Pluralismo” é o conjunto de ideias que reúne vários autores que não pensam, necessariamente, de maneira idêntica, mas têm alguns traços em comum, que podem ser sintetizados em alguns pontos. Primeiramente, os pluralistas aceitam que a vida política é controlada por minorias e que a democracia não pode ser um governo fundamentado no exercício direto do poder pelo povo”.
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).
Com base nos seus conhecimentos sobre a teoria política pluralista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.
I. Para a teoria política pluralista, o Estado tem precedência ética e política perante a sociedade e seus grupos organizados.
II. Para a teoria política pluralista, só há democracia se houver grupos sociais organizados e autônomos.
III. Para a teoria política pluralista, o poder está disperso por toda a sociedade, não havendo um único grupo que o exerça.
IV. Para a teoria política pluralista, a democracia pressupõe a participação de todos os eleitores no processo político decisório.
A
Está correta apena a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Questão 5/5 - Teoria das Relações Internacionais
Leia o trecho a seguir: “A escola inglesa utiliza três grandes matrizes de ferramental epistêmico para explicação e compreensão dos complexos fenômenos internacionais: o método e a matriz histórica, a técnica científico-jurídica e o sistema filosófico. Esses três eixos se fundem em única percepção analítica para estudar o sistema internacional assimétrico de Estados diante das suas instituições vigentes, seus regimes e sua ordem e moral. Outro foco da análise da escola é o conceito de justiça e sua distribuição normativa entre os países que fazem parte desta sociedade internacional descentralizada”.

Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 381. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf. Acesso em: 02 out. 2018.
De acordo com os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina Teoria das Relações Internacionais sobre a Escola Inglesa, assinale a alternativa que defina corretamente sociedade internacional para essa abordagem:
A
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de Estados
conectados por valores e interesses comuns, cujo relacionamento envolve
um conjunto de padrões, regras e instituições.
B
Sociedade Internacional pode ser definida como um agrupamento
de Estados que possuem as mesmas características e interesses.
C
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de
instituições não-governamentais interligados por objetivos comuns,
cujo relacionamento envolve um conjunto de padrões e leis
D
Sociedade Internacional pode ser definida como agrupamento de
organizações internacionais ligadas por valores e interesses similares,
cujo relacionamento envolve a criação de leis internacionais.
E
Sociedade Internacional pode ser definida como um grupo de
Estados vinculados por valores e leis comuns, cujo relacionamento
envolve um conjunto de padrões e ordenamentos jurídicos comuns

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