domingo, 21 de outubro de 2018

Apol I: RI (Elites do Poder e Teoria das RI)


Todas certas...perdi o prazo e tem como refazer...isso nunca aconteceu!

Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais 
Leia o trecho a seguir:

“As guerras representam importante engrenagem na lógica contraditória da política internacional. Embora patológicas, as guerras exercem importantes funções políticas no comportamento dos Estados. São verdadeiros motores, como já dito anteriormente, da formação e extinção de ordens mundiais com suas alternâncias hegemônicas. A catástrofe humana resultante das duas grandes guerras mundiais (1914- 1918 e 1939-1945), ocorridas na primeira metade do século passado, entre os chamados “vinte anos de crise” por Edward Carr, infelizmente, não logrou êxito no processo de desencorajar ou mesmo abolir o animus belligerandi por meio de institutos plenos e ativos de promoção da paz profunda entre as nações”.


Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 484-485. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Considerando o que foi exposto no trecho acima e os conteúdos trabalhados durante a disciplina Teoria das Relações Internacionais sobre o pensamento de Edward Carr, assinale a alternativa que faça uma análise correta:
A
Além da crítica à teoria liberal, Carr contribuiu com o estudo das
relações internacionais a partir da sua análise sobre o “20 anos de crise”
subsequentes a Primeira Guerra Mundial a partir de como a política
internacional é, e não de como deveria ser.
B
Edward Carr entendia que a utopia deveria ser completamente excluída
das práticas cientificas e que as relações entres os Estados fosse pensada
desde métodos quantitativos e positivistas.
C
O pensamento de Edward Carr é identificado com a defesa da
universalidade dos valores e na criação de organismos internacionais
de caráter supranacional.
D
Edward Carr é considerado um dos nomes mais importantes do realismo
e entendia que as relações internacionais poderiam se tornar menos
conflitivas por meio da criação de espaços decisórios internacionais,
como a Liga das Nações.
E
A tese de Edward Carr inaugura um modo de pensar nas Relações
Internacionais que busca ao mesmo tempo entender e fazer a política
internacional.

Questão 2/5 - Teoria das Relações Internacionais 
Leia o trecho a seguir: “A interdependência complexa representa modelo criado pelos professores Joseph Nye e Robert Keohane no clássico Power and interdependence onde estão delineados os principais axiomas de explicação para o comportamento estatal diante das várias agendas densas de relacionamento com uma multiplicidade de atores não estatais e individuais na arena externa. Em síntese, a escola da interdependência complexa defende que os Estados estão atrelados a uma ampla rede de contatos, interesses, articulações e fluxos transnacionais, mostrando a emergência de novos atores não estatais internacionais” (CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 361. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf. Acesso em: 13/09/2018).
Considerando o que foi exposto no trecho acima e os conteúdos trabalhados durante a disciplina Teoria das Relações Internacionais sobre a Interdependência Complexa, assinale a alternativa que faça uma análise correta:
A
A teoria da interdependência complexa abrange a análise sobre a
importância da ajuda humanitária nas RI.
B
Para os autores da interdependência complexa o conceito de poder
não é um elemento central para a análise das RI.
C
A teoria da interdependência complexa surge do acirramento da
disputa bipolar e escalonamento das tensões oriundas da corrida
armamentista.
D
Para a interdependência complexa a crescente importância da economia
faz com que os atores internacionais busquem a especialização dos
recursos de poder em relação a áreas temáticas na política internacional.
E
Os postulados da interdependência complexa entendem as instituições
internacionais como um entrave para a integração pelo comércio nas RI.

Questão 3/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:

“O objetivo de Mosca era identificar cientificamente, isto é, pela via da observação rigorosa, as mais significativas regularidades presentes nas sociedades ao longo da história humana. Tais regularidades poderiam ser tratadas como leis científicas. De acordo com Mosca, seus estudos das sociedades humanas ao longo da história lhe permitiram constatar a existência de um fato que se repetia em todos os casos analisados. Diz ele: "Entre as tendências e os fatos constantes que se encontram em todos os organismos políticos, aparece um cuja evidência se impõe facilmente a qualquer observador: em todas as sociedades, começando pelas medianamente desenvolvidas... até as mais cultas e fortes, existem duas classes de pessoas: a dos governantes e a dos governados". (Adaptado). 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L. D.; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 1).
Com base nos seus conhecimentos sobre Gaetano Mosca, acerca das características da “classe política”, “classe dirigente” ou também denominada por ele “classe governante” analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso. Após assinale a alternativa que aponta a sequência correta:
I. A classe política é dominada pelas massas cultas que sofrem influência dos grupos de pressão, movimentos sociais e partidos políticos. A classe política é, portanto, uma maioria com habilidades cognitivas acima da média.
II. Um traço fundamental da classe política é a sua condição minoritária. Dessa condição deriva outra não menos fundamental, a classe política é organizada. A classe política é, portanto, uma minoria organizada.
III. É importante atentar para o fato de que a classe política é aquela que “monopoliza” os recursos de poder e os utiliza em benefício próprio.
IV. A classe política exerce “todas as funções políticas” e não apenas aquelas de governo, isto é, ela controla vários recursos sociais (econômicos, religiosos, escolares, etc.) que podem ser usados para influenciar decisões políticas.
A
F, V, V, V
B
F, V, V, F
C
F, F, V, F
D
F, V, F, V
E
V, F, V, F

Questão 4/5 - Teoria das Relações Internacionais 
Leia o trecho a seguir: “O neoclassicismo realista tem seu corte temporal a partir do ano de 1945 quando o liberalismo idealista do período entre-guerras passa por processo de redefinição e relativo declínio no contexto do mainstream intelectual da época. A Liga das Nações mostrou ser organismo internacional com crises internas e incapacidades de articulação da ordem mundial, ocasionando declínio momentâneo do ideário liberal. Em que pese o fato de que Carr tenha escrito sua obra máxima Vinte Anos de Crise durante o período de guerras, o neoclassicismo, de cunho realista, terá seu início com a obra maiúscula de Hans Morgenthau: Política Entre as Nações”.

Fonte: CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília. FUNAG. 2012. Citação retirada da página 323. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/931-Teoria_das_Relacoes_Internacionais.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Considerando o que foi exposto no trecho acima e os conteúdos trabalhados durante a disciplina Teoria das Relações Internacionais sobre o pensamento de Hans Morgenthau, assinale a alternativa que faça uma análise correta:
A
Para Hans Morgenthau a política internacional deve ser estudada a partir
das relações de poder entre os Estados.
B
Hans Morgenthau entende que o estudo da atuação internacional
dos Estados deve ser feito pela observação do comportamento desses
atores em um ambiente hierárquico.
C
De acordo com o realismo de Morgenthau as ações dos Estados devem
ser julgadas a partir de conceitos subjetivos e valores morais.
D
O pensamento de Morgenthau delineia que os conceitos devem ser fixos
e são eles quem definem o ambiente internacional.
E
Para Hans Morgenthau a política deve ser estudada de forma conjunta
com outras esferas, como a economia e a sociologia.   

Questão 5/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
De acordo com Michels, a necessidade de se organizar para enfrentar seus adversários políticos levou o partido operário a reproduzir no seu interior a mesma divisão que ele criticava na sociedade. Além disso, a sua inserção no jogo político-eleitoral conduziu a organização necessariamente para o campo do conservadorismo e da moderação política, ainda que uma certa retórica revolucionária tenha permanecido (p. 219-221). Desse modo, o antigo ímpeto revolucionário cede lugar à inércia conservadora, ao medo de adotar qualquer política radical que possa colocar em risco a continuidade da organização. Nesse momento, os interesses centrais a serem atendidos não são mais aqueles que deram origem ao partido, mas sim os interesses da própria organização e de sua oligarquia. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L. D.; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (capítulo 3).
Partindo dos conteúdos da disciplina Elites e Poder, examine as afirmativas abaixo, que tratam dos dilemas organizacionais mencionados na contextualização acima, e depois assinale a alternativa que contém uma análise correta.
I. Segundo Michels, organizar-se é absolutamente necessário para o combate revolucionário, mas na exata medida em que isso ocorre surgem novos interesses dentro da organização que levam à perda do ímpeto revolucionário.
II. Para Michels, os chefes, que recebem da organização que controlam renda, poder e prestígio, não desejam mais seguir uma política que coloque em risco seus privilégios. Podemos dizer, então, que a moderação política é um efeito do processo organizacional.
III. Como diz Michels: "a organização deixa, assim, de ser um meio, para tornar-se um fim". Manter a organização passa a ser mais importante do que derrubar a ordem social.
A
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C
Todas as afirmativas estão corretas
D
Apenas a afirmativa I está correta
E
Apenas a afirmativa III está correta

Nenhum comentário: