Questão 1/5 - Direitos Humanos
Leia o
trecho a seguir:
"Ao menos 2.795 mulheres
foram assassinadas em 2017 por razões de gênero em 23 países da América Latina
e do Caribe, segundo dados oficiais compilados pelo observatório de igualdade
de gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe
(CEPAL) divulgados nesta quinta-feira (15). O observatório informa
anualmente o número de homicídios de mulheres de 15 anos ou mais perpetrados
por razões de gênero nos países da região. Para dar conta da magnitude do
flagelo, a CEPAL também compila os chamados “feminicídios íntimos” — cometidos
por parceiros —, reportados como único dado por países como Chile, Colômbia,
Guiana e Jamaica. Em termos absolutos, a lista de feminicídios é liderada pelo
Brasil (com 1.133 vítimas confirmadas em 2017). No entanto, se for comparada a
taxa para cada 100 mil mulheres, o fenômeno alcança uma extensão em El Salvador
sem paralelos com outros países da região — 10,2 feminicídios para cada 100 mil
mulheres."
Fonte: ONUBR. CEPAL: 2,7 mil mulheres foram vítimas de feminicídio na América Latina e Caribe em 2017. Nações Unidas no Brasil. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cepal-27-mil-mulheres-foram-vitimas-de-feminicidio-na-america-latina-e-caribe-em-2017/>
A violência contra a mulher é um tema importante e amplamente discutido na atualidade. Tendo isso em conta, analise as afirmações abaixo sobre a atuação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (1994). Pagina 141
I. Para esta Convenção a violência contra a Mulher pode ser entendida como qualquer ação, baseada em gênero, que culmine em morte, danos físicos, psicológicos ou sexuais à mulher, nas esferas públicas e privadas.
II. Apesar da sua importância, a Convenção falha ao não impor nenhum tipo de dever específico aos Estados no que tange à proteção da integridade física e emocional e da vida das mulheres.
III. A Convenção institui mecanismos de monitoramento, nos quais os Estados devem remeter relatórios periódicos à Comissão Interamericana de Mulheres. Essa última analisará o contexto do Estado e elaborará recomendações visando a melhoria da condição e dos direitos das mulheres.
Assinale a alternativa correta:
|
A
|
Apenas as alternativas I e III estão corretas
|
|
B
|
Apenas a alternativa III está correta
|
|
C
|
Apenas a alternativa I está correta
|
|
D
|
Apenas as alternativas I e II estão corretas
|
|
E
|
Apenas as alternativas II e III estão corretas
|
Questão 2/5 - Economia Brasileira
"Da
Europa, eles trouxeram, segundo Faoro (2009), a ideologia do liberalismo
econômico. Esse fato é no mínimo interessante quando analisamos que essa
posição importada do Velho Mundo era antagônica aquela adotada pelo nosso
vizinho do norte, os Estados Unidos da América (EUA), que, como nós, eram uma
nação nova."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Tendo
como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as
assertivas abaixo sobre as diferenças de desenvolvimento entre Brasil e EUA.
Depois assinale a alternativa correta. Paginas 121/122
I – O EUA
adotaram uma postura de forte intervenção estatal na economia. Isso ocorreu
porque seus líderes eram influenciados pelas ideias do economista britânico
Vladimir Lênin.
II – O
Brasil adotou um modelo de economia centralmente planejada. Inspirados nas
ideias socialistas de Karl Marx. Assim, aboliu-se em nosso país a propriedade
privada, e a economia foi inteiramente controlada pelo Estado.
III - O
Brasil, por sua vez, seguindo a cartilha neoclássica, portanto liberalista,
apostou no comércio sem barreiras, algo, por sinal, naquela época bem favorável
aos interesses dos produtores de café.
IV – Os
norte-americanos defendiam que um país em desenvolvimento precisava ter um
período de políticas econômicas protecionistas antes de adotar um sistema
institucional liberalista. Segundo eles, sem um elemento de proteção, o
crescimento da nação mais nova seria subjugado, pois ela seria muito frágil
para conseguir enfrentar concorrências daqueles que já haviam se beneficiado do
processo de amadurecimento no decorrer da história.
|
A
|
Apenas as
assertivas I e III estão corretas
|
|
B
|
Todas as
assertivas estão corretas
|
|
C
|
Apenas as
assertivas I e II estão corretas
|
|
D
|
Apenas as
assertivas II e III estão corretas
|
|
E
|
Apenas as
assertivas III e IV estão corretas
|
Questão 3/5 - Economia Brasileira
Leia o texto abaixo e responda ao
que se pede:
Foi nesse contexto que o Estado Novo, o terceiro governo de Vargas, se sucedeu. Os militares divulgaram na mídia (nesse caso, o rádio) que eles tinham descoberto que o Brasil seria alvo de um ataque comunista, denominado Plano Cohen, o qual envolvia assassinatos, sequestros, entre outras barbáries, as quais, logicamente, eram invenção da equipe de Vargas para conquistar o apoio das massas. Graças a tentativa frustrada do golpe comunista de Prestes, um ano antes, o Plano Cohen foi aceito sem grandes problemas pelo povo. Sendo assim, em nome da segurança nacional, Vargas anulou a eleição de 1937, dissolveu o Poder Legislativo e, no dia 10 de novembro de 1937, anunciou que tinha início o período do Estado Novo, isto é, o do governo ditatorial de Vargas, que vigorou de 1937 a 1945.
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
Foi nesse contexto que o Estado Novo, o terceiro governo de Vargas, se sucedeu. Os militares divulgaram na mídia (nesse caso, o rádio) que eles tinham descoberto que o Brasil seria alvo de um ataque comunista, denominado Plano Cohen, o qual envolvia assassinatos, sequestros, entre outras barbáries, as quais, logicamente, eram invenção da equipe de Vargas para conquistar o apoio das massas. Graças a tentativa frustrada do golpe comunista de Prestes, um ano antes, o Plano Cohen foi aceito sem grandes problemas pelo povo. Sendo assim, em nome da segurança nacional, Vargas anulou a eleição de 1937, dissolveu o Poder Legislativo e, no dia 10 de novembro de 1937, anunciou que tinha início o período do Estado Novo, isto é, o do governo ditatorial de Vargas, que vigorou de 1937 a 1945.
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
Tendo
como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as
assertivas sobre as principais características do Estado Novo. Depois, assinale
somente a alternativa correta. Pagina 176
I - Intervencionismo estatal;
II - Paternalismo e nacionalismo;
III - Forte fomento à industrialização;
IV - Censura e repressão.
I - Intervencionismo estatal;
II - Paternalismo e nacionalismo;
III - Forte fomento à industrialização;
IV - Censura e repressão.
|
A
|
Apenas as
assertivas I e III apresentam características do Estado Novo
|
|
B
|
Todas as
assertivas apresentam características do Estado Novo
|
|
C
|
Apenas as
assertivas I e II apresentam características do Estado Novo
|
|
D
|
Apenas as assertivas
II e III apresentam características do Estado Novo
|
|
E
|
Apenas as
assertivas III e IV apresentam características do Estado Novo
|
Questão 4/5 - Direitos Humanos
Leia o
trecho abaixo:
"Os Estados Partes neste
Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos comprometem-se
a adotar as medidas necessárias, tanto de ordem interna como por meio da
cooperação entre os Estados, especialmente econômica e técnica, até o máximo
dos recursos disponíveis e levando em conta seu grau de desenvolvimento, a fim
de conseguir, progressivamente e de acordo com a legislação interna, a plena
efetividade dos direitos reconhecidos neste Protocolo".
Fonte: CIDH. Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, “Protocolo de San Salvador”. Organização dos Estados Americanos. [1988]. 2019. Disponível em: <http://www.cidh.org/Basicos/Portugues/e.Protocolo_de_San_Salvador.htm>.
O enunciado acima traz um trecho do Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de San Salvador). Tendo em conta o que foi trabalhado ao longo da disciplina sobre esse protocolo, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: pagina 138/139
Fonte: CIDH. Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, “Protocolo de San Salvador”. Organização dos Estados Americanos. [1988]. 2019. Disponível em: <http://www.cidh.org/Basicos/Portugues/e.Protocolo_de_San_Salvador.htm>.
O enunciado acima traz um trecho do Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de San Salvador). Tendo em conta o que foi trabalhado ao longo da disciplina sobre esse protocolo, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: pagina 138/139
I. O Protocolo de San Salvador
estabelece que os direitos humanos fundamentais consagrados na CADH estão
intrinsicamente associados com os direitos econômicos, sociais e culturais dos
indivíduos do continente americano.
II. Assim como o texto da CADH, o Protocolo de San Salvador compreende que não há nenhum tipo de limitação interna nos países à execução de medidas de promoção dos direitos econômicos, sociais e culturais.
III. O monitoramento dos direitos listados no Protocolo de San Salvador é feito por meio de relatórios periódicos elaborados pelos Estados e enviados à OEA, que por fim, os remeterá ao Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral.
IV. Uma falha do protocolo é a inexistência de peticionismo individual em casos nos quais ocorrem violações por parte do Estado a direitos sindicais ou de acesso à educação.
II. Assim como o texto da CADH, o Protocolo de San Salvador compreende que não há nenhum tipo de limitação interna nos países à execução de medidas de promoção dos direitos econômicos, sociais e culturais.
III. O monitoramento dos direitos listados no Protocolo de San Salvador é feito por meio de relatórios periódicos elaborados pelos Estados e enviados à OEA, que por fim, os remeterá ao Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral.
IV. Uma falha do protocolo é a inexistência de peticionismo individual em casos nos quais ocorrem violações por parte do Estado a direitos sindicais ou de acesso à educação.
|
A
|
Apenas as afirmações I e III estão corretas
|
|
B
|
Apenas as afirmações I e II e III estão corretas
|
|
C
|
Apenas as afirmações II e IV estão corretas
|
|
D
|
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas
|
|
E
|
Apenas as afirmações I e II estão corretas
|
Questão 5/5 - Economia Brasileira
Leia o texto abaixo e responda ao
que se pede:
"Fizeram-se notar, nesse período, greves de operários, passeatas estudantis, entre outros movimentos populares igualmente relevantes. Costa e Silva reagiu de forma incisiva contra essas manifestações, aplicando, por exemplo, medidas para: proibir manifestações; prender líderes sociais e políticos de correntes de oposição; e ampliar a censura. Contudo, o pior ainda estava por vir."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
"Fizeram-se notar, nesse período, greves de operários, passeatas estudantis, entre outros movimentos populares igualmente relevantes. Costa e Silva reagiu de forma incisiva contra essas manifestações, aplicando, por exemplo, medidas para: proibir manifestações; prender líderes sociais e políticos de correntes de oposição; e ampliar a censura. Contudo, o pior ainda estava por vir."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
Tendo
como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale
a alternativa que contêm a medida implantada por Costa e Silva que se tornou
símbolo da ditadura militar no Brasil: pagina 196
|
A
|
Plano de Metas
|
|
B
|
Plano Real
|
|
C
|
Ato Institucional
n. 5 (AI-5)
|
|
D
|
Reformas de Base
|
|
E
|
Crise do
Encilhamento
|
5 comentários:
Obrigada por sua disponibilidade em ajudar os colegas.
Por favor, voce fez a apol 5 destas matérias?
Tranquei o curso, por um tempo...
Voce nao fez a prova objetiva e discursiva de Direitos Humanos?
Postar um comentário