domingo, 26 de junho de 2016

APOL: Sistema de Ensino e politicas educacionais e Metodologia Científica...

Pessoal, segue minha prova tirei 90, ou seja errei uma e não sei qual a errada. Depois coloco aqui. Acho que errei a do transporte escolar (questão 6).
Com a ajuda da Ana, segue a questão 6 corrigida, a letra correta é a D..


Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
No Brasil  existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na “educação infantil”?
Assinale a resposta correta:

A


Na educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.

B

Na educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.

C

Na educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, onde prevalecem os aspectos quantitativos.

D

Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.

E


Na educação infantil as avaliações tem base na observação dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.


Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Na evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos “conteúdos mínimos” para “diretrizes curriculares” assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 137)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Conselho Nacional de Educação é composto por representantes nomeados ...
A
pelo presidente da república.
B
pelo ministro da Educação.
C
pelos governadores de estado.
D
por processos de eleição direta.
E
pelo conselheiro da Câmara da Educação.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FFRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. (p. 210)
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano de 1988.  Sobre tal fato, é correto afirmar que:
A
Como resultado da implementação da política monetarista neoliberal foram suspensas as privatizações e terceirizações de empresas estatais.
B

A ideologia predominante veiculada na implementação do monetarismo neoliberal era semelhante à da política de Estado de bem-estar.
C

Na implementação das políticas monetaristas neoliberais na América Latina obteve-se sucesso apenas em alguns países como Chile e Argentina.
D

Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
E
Uma das proposições das políticas monetaristas neoliberais é o retorno da intervenção estatal sobre a economia dos Estados Nacionais.

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“As notas de rodapé existem para possibilitar ao pesquisador incluir elementos. como a conceituação de determinados termos jurídicos, os quais não podem estar no corpo do texto por prejudicar sua lógica e coerência.
Também podem ser utilizadas para indicar a referência bibliográfica de uma citação, seja direta ou indireta.
Existem dois tipos de notas de rodapé: as explicativas e as de referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009. p. 108.

As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I – As notas de rodapé caracterizam-se como indicações ou aditamentos, inseridos pelo próprio autor na elaboração do trabalho acadêmico.
II – O texto da nota de rodapé deve sempre terminar na mesma página em que foi iniciada, se sempre colocada na mesma página que foi indicada.
III – As notas de referências, além de breves, são caracterizadas como informações complementares, que não podem constar no texto.
IV – As notas explicativas são aquelas nas quais se inserem maiores informações a respeito das obras e autores consultados e citados.
Estão corretas as afirmativas:
A
I e IV apenas.
B
II e III apenas.
C
I e II apenas.
D
III e IV apenas.
E
I e III apenas.


Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“As páginas pré-textuais são muito importantes no trabalho, eis que consistem basicamente na apresentação visual desse. Algumas são de cunho optativo, não-obrigatório, porém as demais são obrigatórias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, Jorge. Acesso e realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: Editora ULBRA, 2003. p. 89.
Entre os elementos pré-textuais, é possível citar a folha de aprovação, epígrafe, resumo e sumário. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, relacione corretamente estes elementos pré-textuais às suas características:
1 – Folha de aprovação
2 – Epígrafe
3 – Resumo
4 – Sumário
() Trecho no qual são apresentados o autor, a natureza e objetivos do trabalho e a banca examinadora.
( ) Apresentação sintética de todos os pontos essenciais e relevantes do trabalho acadêmico.
( ) Local em que são apresentadas as seções do texto, fornecendo ao leitor uma visão geral do trabalho.
( ) Proporciona ao leitor uma reflexão inicial, antes que a leitura do texto seja efetivamente iniciada.
Agora, assinale a sequência correta:

A
1 – 3 – 4 – 2
B
1 – 4 – 2 – 3
C
3 – 2 – 1 – 4
D
2 – 3 – 1 – 4
E
4 – 3 – 1 – 2

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Os principais programas do FNDE são: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Site: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43) 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
Assinale a resposta correta:
A
O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
B

Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
C

Esse benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
D

A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência.
E

É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A NBR 14.724 também nos diz que a monografia é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos textuais são formados pela Introdução, a Conclusão e todos os capítulos que se encontrem entre elas, isto é, os capítulos que desenvolvem o texto. Tanto os elementos pré-textuais quanto os pós-textuais são formados por elementos obrigatórios e por elementos opcionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 95.
Pensando a respeito da “ficha catalográfica”, um dos elementos pré-textuais do trabalho acadêmico, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I – ( ) A ficha catalográfica localiza-se no verso da folha de rosto, mesmo que não seja usual a prática de impressão em frente e verso em um trabalho acadêmico.
II – ( ) A elaboração da ficha catalográfica segue o padrão de catalogação Anglo-Saxão, sendo de responsabilidade dos profissionais graduados em Metodologia.
III – ( ) Monografias de especialização e trabalhos de conclusão de cursos de graduação tem como regra a obrigatoriedade da inserção da ficha catalográfica.
Agora, assinale a sequência correta:
A
V – F – V
B
V – F – F
C
V – V – F
D
F – V – V
E
F – V – F

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A ligação entre o direito à educação escolar e serviço público de caráter democrático terá a legislação como um de seus suportes. Uma vez invocado o poder do Estado como provedor daquele direito, seja para garantir a igualdade de oportunidades, seja para intervir no domínio das desigualdades nascidas da distribuição desigual da riqueza, a lei pode permitir que esse serviço, por formas de controle legal, seja feito pela iniciativa privada.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. O público e o provado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. In.: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara da (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR / UNISAL, 2005. (p. 11). 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, diz respeito às escolas particulares de educação básica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I – (  ) As escolas particulares, por serem reguladas por legislação cível podem fixar mensalidades sem limites de  teto máximo.
II – (  ) Toda instituição escolar privada de educação básica deve ser credenciada junto ao sistema estadual ou municipal de educação.
III – (  ) Existe previsão, na legislação, de financiamento público para escolas privadas, desde que elas atendam aos critérios estabelecidos.
Agora assinale a sequência correta:
A
F – F – V.
B
F – F – F.
C
V – F – V.
D
F – V – V.
E
V – F – F.

Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O pesquisador deve estar atento à coleta dos dados, ou seja, no momento da leitura para a pesquisa o leitor deve utilizar-se de procedimentos que facilite seu trabalho futuro. Ou seja, deve no momento da leitura grifar os pontos importantes e necessários e ao mesmo tempo fazer fichamento colocando evidentemente o nome do autor, da obra, paginação e ano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Editora da UFPE, 2006. p. 69.
Existem três tipos de fichamento: bibliográfico, de resumo e de citações. Pensando nessas categorias relacione corretamente os tipos de fichamento às suas características:
1 – Fichamento bibliográfico
2 – Fichamento de resumo
3 – Fichamento de citações
( ) Contempla recortes do texto lido, ou seja, o aluno reproduz fielmente as ideias do autor do texto.
( ) Contempla a descrição das ideias, comentadas pelo aluno de um ou mais capítulos do texto.
( ) Contempla as principais ideias contidas num texto, nas palavras e interpretação do aluno.
Assinale a sequência correta:
A
3 – 2 – 1
B
3 – 1 – 2
C
2 – 1 – 3
D
2 – 3 – 1
E
1 – 3 – 2

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto:
“Parte inicial do texto, da qual devem constar delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Expõe a finalidade do trabalho e metodologia utilizada para alcançá-la. Todo autor que se propõe redigir um trabalho monográfico deve saber como tratar o conteúdo do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003. p. 109.
De acordo com os conteúdos das aulas e o livro base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos da disciplina, a respeito da introdução de um trabalho acadêmico, analise as sentenças a seguir:
I – Trata-se da parte do trabalho em que se deve apresentar a fundamentação, as teorias dos autores estudados.
II – Esta parte do texto tem um caráter de apresentação, e justamente por isso deve ser escrita de forma clara e objetiva.
III – Na introdução do trabalho acadêmico constam itens como o tema, os objetivos, a justificativa, entre outros.
IV – A palavra introdução deve ser substituída por um título significativo, de acordo com o estudo realizado.
Estão corretas as sentenças:
A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
III e IV apenas.
D
I e III apenas.
E
II e IV apenas.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente a resposta incorreta á da questão 6, a correta é a letra D.

Oscilange disse...

Obrigada Ana Paula, irei arrumar...Valeu!