Com a ajuda da Ana, segue a questão 6 corrigida, a letra correta é a D..
Questão
1/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
No Brasil
existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no
interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório,
excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno
é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou
reprovação.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)
A
avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado,
de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca
dos processos avaliativos na “educação infantil”?
Assinale
a resposta correta:
A
|
Na
educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de
propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
|
|
B
|
Na
educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os
critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.
|
|
C
|
Na
educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e
classificação, onde prevalecem os aspectos quantitativos.
|
|
D
|
Na
educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do
desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
|
|
E
|
Na educação
infantil as avaliações tem base na observação dos professores sobre a
adaptação da criança ao ambiente escolar.
|
Questão
2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Na evolução da normatização do sistema de ensino, o
Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos
“conteúdos mínimos” para “diretrizes curriculares” assim como se deslocasse a
iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do
Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 137)
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 137)
De acordo
com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e
políticas educacionais no Brasil, o Conselho Nacional de Educação é
composto por representantes nomeados ...
A
|
pelo
presidente da república.
|
|
B
|
pelo
ministro da Educação.
|
|
C
|
pelos
governadores de estado.
|
|
D
|
por
processos de eleição direta.
|
|
E
|
pelo
conselheiro da Câmara da Educação.
|
Questão
3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
As políticas monetaristas ganharam terreno, como se
pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo
e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras
relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos
de vencimento e ao uso dos recursos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FFRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. (p. 210)
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FFRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. (p. 210)
As
políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano
de 1988. Sobre tal fato, é correto afirmar que:
A
|
Como
resultado da implementação da política monetarista neoliberal foram suspensas
as privatizações e terceirizações de empresas estatais.
|
|
B
|
A
ideologia predominante veiculada na implementação do monetarismo neoliberal
era semelhante à da política de Estado de bem-estar.
|
|
C
|
Na
implementação das políticas monetaristas neoliberais na América Latina
obteve-se sucesso apenas em alguns países como Chile e Argentina.
|
|
D
|
Na
América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal
data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
|
|
E
|
Uma das
proposições das políticas monetaristas neoliberais é o retorno da intervenção
estatal sobre a economia dos Estados Nacionais.
|
Questão
4/10
Leia o fragmento de texto:
“As notas de rodapé existem para possibilitar ao
pesquisador incluir elementos. como a conceituação de determinados termos
jurídicos, os quais não podem estar no corpo do texto por prejudicar sua lógica
e coerência.
Também podem ser utilizadas para indicar a
referência bibliográfica de uma citação, seja direta ou indireta.
Existem dois tipos de notas de rodapé: as
explicativas e as de referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009. p. 108.
As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009. p. 108.
As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I – As notas de rodapé caracterizam-se como
indicações ou aditamentos, inseridos pelo próprio autor na elaboração do
trabalho acadêmico.
II – O texto da nota de rodapé deve sempre terminar
na mesma página em que foi iniciada, se sempre colocada na mesma página que foi
indicada.
III – As notas de referências, além de breves, são
caracterizadas como informações complementares, que não podem constar no texto.
IV – As notas explicativas são aquelas nas quais se
inserem maiores informações a respeito das obras e autores consultados e
citados.
Estão
corretas as afirmativas:
A
|
I e IV
apenas.
|
|
B
|
II e
III apenas.
|
|
C
|
I e II
apenas.
|
|
D
|
III e
IV apenas.
|
|
E
|
I e III
apenas.
|
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“As páginas pré-textuais são muito importantes no
trabalho, eis que consistem basicamente na apresentação visual desse. Algumas
são de cunho optativo, não-obrigatório, porém as demais são obrigatórias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, Jorge. Acesso e realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: Editora ULBRA, 2003. p. 89.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, Jorge. Acesso e realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: Editora ULBRA, 2003. p. 89.
Entre os elementos pré-textuais, é possível citar a
folha de aprovação, epígrafe, resumo e sumário. De acordo com os conteúdos
abordados nas aulas e no livro-base Orientações e dicas práticas para
trabalhos acadêmicos, relacione corretamente estes elementos
pré-textuais às suas características:
1 – Folha de aprovação
2 – Epígrafe
3 – Resumo
4 – Sumário
() Trecho no qual são apresentados o autor, a
natureza e objetivos do trabalho e a banca examinadora.
( ) Apresentação sintética de todos os pontos
essenciais e relevantes do trabalho acadêmico.
( ) Local em que são apresentadas as seções do
texto, fornecendo ao leitor uma visão geral do trabalho.
( ) Proporciona ao leitor uma reflexão inicial,
antes que a leitura do texto seja efetivamente iniciada.
Agora,
assinale a sequência correta:
A
|
1 – 3 –
4 – 2
|
|
B
|
1 – 4 –
2 – 3
|
|
C
|
3 – 2 –
1 – 4
|
|
D
|
2 – 3 –
1 – 4
|
|
E
|
4 – 3 –
1 – 2
|
Questão
6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Os principais programas do FNDE
são: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro
Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na
Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte
Escolar.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Site: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015. (p. 43)
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Site: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015. (p. 43)
A respeito da oferta de transporte escolar pelo
poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
Assinale
a resposta correta:
A
|
O
transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas
ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
|
|
B
|
Embora
em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse
não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
|
|
C
|
Esse
benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade
por questões de limite de locomoção dos alunos.
|
|
D
|
A
oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não
encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência.
|
|
E
|
É de
responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças
em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
|
Questão
7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A NBR 14.724 também nos diz que a monografia é
composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos
textuais são formados pela Introdução, a Conclusão e todos os capítulos que se
encontrem entre elas, isto é, os capítulos que desenvolvem o texto. Tanto os
elementos pré-textuais quanto os pós-textuais são formados por elementos
obrigatórios e por elementos opcionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 95.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 95.
Pensando a respeito da “ficha catalográfica”, um
dos elementos pré-textuais do trabalho acadêmico, analise as sentenças a
seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas
falsas:
I – ( ) A ficha catalográfica localiza-se no verso
da folha de rosto, mesmo que não seja usual a prática de impressão em frente e
verso em um trabalho acadêmico.
II – ( ) A elaboração da ficha catalográfica segue
o padrão de catalogação Anglo-Saxão, sendo de responsabilidade dos
profissionais graduados em Metodologia.
III – ( ) Monografias de especialização e trabalhos
de conclusão de cursos de graduação tem como regra a obrigatoriedade da
inserção da ficha catalográfica.
Agora,
assinale a sequência correta:
A
|
V – F –
V
|
|
B
|
V – F –
F
|
|
C
|
V – V –
F
|
|
D
|
F – V –
V
|
|
E
|
F – V –
F
|
Questão
8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A ligação entre o direito à educação escolar e
serviço público de caráter democrático terá a legislação como um de seus
suportes. Uma vez invocado o poder do Estado como provedor daquele direito,
seja para garantir a igualdade de oportunidades, seja para intervir no domínio
das desigualdades nascidas da distribuição desigual da riqueza, a lei pode
permitir que esse serviço, por formas de controle legal, seja feito pela
iniciativa privada.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. O público e o provado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. In.: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara da (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR / UNISAL, 2005. (p. 11).
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. O público e o provado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. In.: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara da (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR / UNISAL, 2005. (p. 11).
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e
políticas educacionais no Brasil, diz respeito às escolas particulares de
educação básica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – ( ) As escolas particulares, por serem
reguladas por legislação cível podem fixar mensalidades sem limites de
teto máximo.
II – ( ) Toda instituição escolar privada de
educação básica deve ser credenciada junto ao sistema estadual ou municipal de
educação.
III – ( ) Existe previsão, na legislação, de
financiamento público para escolas privadas, desde que elas atendam aos
critérios estabelecidos.
Agora
assinale a sequência correta:
A
|
F – F –
V.
|
|
B
|
F – F –
F.
|
|
C
|
V – F –
V.
|
|
D
|
F – V –
V.
|
|
E
|
V – F –
F.
|
Questão
9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O pesquisador deve estar atento à coleta dos
dados, ou seja, no momento da leitura para a pesquisa o leitor deve utilizar-se
de procedimentos que facilite seu trabalho futuro. Ou seja, deve no momento da
leitura grifar os pontos importantes e necessários e ao mesmo tempo fazer
fichamento colocando evidentemente o nome do autor, da obra, paginação e ano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Editora da UFPE, 2006. p. 69.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Editora da UFPE, 2006. p. 69.
Existem três tipos de fichamento: bibliográfico, de
resumo e de citações. Pensando nessas categorias relacione corretamente os
tipos de fichamento às suas características:
1 – Fichamento bibliográfico
2 – Fichamento de resumo
3 – Fichamento de citações
( ) Contempla recortes do texto lido, ou seja, o
aluno reproduz fielmente as ideias do autor do texto.
( ) Contempla a descrição das ideias, comentadas
pelo aluno de um ou mais capítulos do texto.
( ) Contempla as principais ideias contidas num
texto, nas palavras e interpretação do aluno.
Assinale
a sequência correta:
A
|
3 – 2 –
1
|
|
B
|
3 – 1 –
2
|
|
C
|
2 – 1 –
3
|
|
D
|
2 – 3 –
1
|
|
E
|
1 – 3 –
2
|
Questão
10/10
Leia o fragmento de texto:
“Parte inicial do texto, da qual devem constar
delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos
necessários para situar o tema do trabalho. Expõe a finalidade do trabalho e
metodologia utilizada para alcançá-la. Todo autor que se propõe redigir um
trabalho monográfico deve saber como tratar o conteúdo do trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003. p. 109.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003. p. 109.
De acordo com os conteúdos das aulas e o livro
base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos da
disciplina, a respeito da introdução de um trabalho acadêmico, analise as
sentenças a seguir:
I – Trata-se da parte do trabalho em que se deve
apresentar a fundamentação, as teorias dos autores estudados.
II – Esta parte do texto tem um caráter de
apresentação, e justamente por isso deve ser escrita de forma clara e objetiva.
III – Na introdução do trabalho acadêmico constam
itens como o tema, os objetivos, a justificativa, entre outros.
IV – A palavra introdução deve ser substituída por
um título significativo, de acordo com o estudo realizado.
Estão
corretas as sentenças:
A
|
I e II
apenas.
|
|
B
|
II e
III apenas.
|
|
C
|
III e
IV apenas.
|
|
D
|
I e III
apenas.
|
|
E
|
II e IV
apenas.
|
2 comentários:
Realmente a resposta incorreta á da questão 6, a correta é a letra D.
Obrigada Ana Paula, irei arrumar...Valeu!
Postar um comentário