sábado, 16 de julho de 2016

01. Praticas Formativas Interdiciplinares II - Metodologia do ensino de Ciencias



Metodologia do ensino de Ciências
Tirei 90, ainda não sei qual errei, se alguém souber comenta aí...Valeu!
Questão 2 resposta correta é a letra B...Obrigada Ajásio pela ajuda.


Questão 1/10
A utilização de técnicas manipulação genética para a produção de alimentos, produtos transgênicos e para a produção de clones utilizados em tratamentos médicos é resultante de pesquisas realizadas em duas áreas. Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, essas áreas de pesquisa.
A
Biotecnologia e Genética.
B
Engenharia genética e Tecnologia.
C
Biotecnologia e Engenharia genética.
D
Genética e Tecnologia.
E
Tecnologia e Engenharia.



Questão 2/10
As pesquisas em Biotecnologia e Engenharia Genética ao mesmo tempo em que trazem benefícios ao ser humano, podem ser empregadas de forma errada e causar problemas éticos. Assinale a alternativa que representa uma forma de emprego errado destas pesquisas.
A
Na utilização de clones para tratamentos médicos.
B
Na produção de clones de organismos inteiros.
C
Na produção de novos medicamentos.
D
Na produção de produtos biodegradáveis.
E
Na comercialização de produtos transgênicos testados e aprovados.

Questão 3/10
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é Biotecnologia.
A
Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da genética para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
B
Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da embriologia para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
C
Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da microbiologia para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
D
Técnica que utiliza apenas os conhecimentos multidisciplinares para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
E
Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da bioquímica para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.

Questão 4/10
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é Engenharia Genética.
A
É o processo que impede a manipulação do DNA de um microrganismo através da utilização da técnica da extração do DNA.
B
É o processo que permite a manipulação do DNA de uma planta através da utilização da técnica da extração do DNA.
C
É o processo que permite a manipulação do DNA de um microrganismo através da utilização da técnica do DNA recombinante.
D
É o processo que impede a manipulação do DNA de uma planta através da utilização da técnica do DNA recombinante.
E
É o processo que impede a manipulação do DNA de um animal através da utilização da técnica da extração do DNA.

Questão 5/10
Assinale a alternativa que representa o que é um organismo transgênico.
A
É o organismo que teve seu DNA inalterado mesmo depois da inserção de partes de moléculas de DNA originados de outro organismo.
B
É o organismo que teve seu DNA alterado pela retirada de partes desta molécula.
C
É o organismo que teve seu DNA inalterado mesmo depois da retirada de partes desta molécula.
D
É o organismo do qual se retira uma parte do seu DNA que, é inserida na molécula de DNA de outro organismo.
E
É o organismo que teve seu DNA alterado pela inserção de partes de moléculas de DNA originados de outro organismo.

Questão 6/10
Assinale a alternativa que representa, corretamente a sequência de etapas para a extração do DNA da mucosa bucal.
A
Higienizar a boca; raspar a mucosa; fazer bochecho com água e açúcar; despejar o bochecho num tubo eppendorf; adicionar sal; adicionar detergente neutro; aquecer; colocar o líquido num tubo de ensaio; adicionar álcool.
B
Raspar a mucosa; fazer bochecho com água e açúcar; higienizar a boca; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; adicionar detergente neutro; adicionar sal; colocar o líquido num tubo de ensaio; adicionar álcool; aquecer.
C
Fazer bochecho com água e açúcar; raspar a mucosa; higienizar a boca; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; aquecer; adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; colocar o líquido num tubo de ensaio.
D
Adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; higienizar a boca; fazer bochecho com água e açúcar; raspar a mucosa; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; aquecer; colocar o líquido num tubo de ensaio.
E
Raspar a mucosa; adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; fazer bochecho com água e açúcar; higienizar a boca; colocar o líquido num tubo de ensaio; aquecer; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf.


Questão 7/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a finalidade de aprender e ensinar pelo lúdico.
A
O lúdico estabelece uma rotina na sala de aula e torna os alunos impacientes.
B
O lúdico permite fugir da rotina da sala de aula e exercita a criatividade do aluno.
C
O lúdico inibe a criatividade dos alunos e desestimula o trabalho em equipe.
D
O lúdico torna os alunos impacientes e inibe a criatividade dos alunos.
E
O lúdico desestimula o trabalho em equipe e estabelece uma rotina na sala de aula.

Questão 8/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, uma regra do jogo das caixinhas.
A
Cada equipe deve receber a metade de um conjunto de caixinhas.
B
O professor só é responsável apenas por marcar o tempo do jogo.
C
Na sala deve existir apenas uma equipe.
D
O professor deve marcar o tempo e conferir os pontos das equipes.
E
A equipe vencedora será a que encaixar corretamente menos caixinhas.

Questão 9/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a função educacional do jogo para Schwartz (1998).
A
Propiciar prazer.
B
Propiciar diversão.
C
Complementar o conhecimento do indivíduo
D
Propiciar emoção.
E
Complementar a hora do recreio.

Questão 10/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é um organismo produtor.
A
É o organismo que se alimenta de plantas.
B
É o organismo que se alimenta de outros animais.
C
É o organismo que se alimenta de plantas e de animais.
D
É o organismo que se alimenta de plantas e animais mortos.
E
É o organismo que produz o próprio alimento por fotossíntese.

29 comentários:

Unknown disse...

A minha ta idêntica a sua, já li varias vezes e nâo acho qual esta incorreta.

Oscilange disse...

Magda obrigada, por ajudar..vou esperar mais um pouco pois ainda temos duas tentativas antes de finalizar. Que curso você faz?

Unknown disse...

Artes Visuais e você?

Oscilange disse...

Sou economista e agora estou fazendo história...Nossa artes é muito legal, histórias da arte então, acho top.

Unknown disse...

Tambem não encontrei o erro, aff

Santos disse...

Pessoal, eu fiz e tirei 100, todas estão corretas, se vcs tiverem com dúvidas da pro ver o gabarito, abaixo da nota tem "detalhes"(clicar nele), depois em gabarito. Aparece as questões corrigidas.

Unknown disse...

Eu fiz na primeira sozinha e errei 3, fiz e fui olhando o resultado deste e consegui tirar 100.
valeu!

paulino disse...

Olá Oscilange boa tarde , aqui e´Ajasio estudante de LetrAS na UNINTER. A questão que você errou foi a 2 , a resposta certa e´a letra B- Na produção de clones de organismos inteiros.

Unknown disse...

Valeu Santos pela dica, eu conferi o gabarito e estão todas certas as minha porque então minha nota foi 90

Unknown disse...

Olá adorei este Blog!
Tem me ajudado muito, porque faz
muito tempo que parei de estudar, e através
deste blog, como já disse tem ajudado bastante!
Vlw Obg

Oscilange disse...

Que bom Carlão, eu fiz com essa intenção pois tenho um outro blog e esse fiz fiz para interagir com os colegas da Uninter já que estudamos a distancia. Qual curso você faz?

Unknown disse...

Olá Oscilange, tudo bem!
Eu faço Licenciatura em matemática na UNINTER, estou na fase II, da trurma 2016/02. a minha tutora
é a Profª Cláudia, talves voçê conheça. pois bem, toda segunda-feira estou no polo de repente a gente se cruza por lá.

Estou fazendo o CURSO DE PRÁTICAS FORMATIVA INTERDICIPLINARES II, caso voçe tenha alguma matéria ou questões relativo ao simulado favor enviar. Assim como também quando tiver aluma coisa eu posso enviar.

Agora sou eu que faço a pergunta
Qual curso você faz?
Vlw abç.

Oscilange disse...

Legal...faço História, já estou fazendo a matéria 03 da interdiciplinar devo postar aqui no blog hoje a noite ou amanha...

Unknown disse...

Blz, amanha dou uma olhada,
Obrigada!

Unknown disse...

Olá Oscilange!
Estou muito grata pela ajuda. Faço pedagogia e letras pela uninter e confesso que está dando um trabalhão conciliar os dois cursos e por isso sua ajuda foi incrível!Forte abraço!

Oscilange disse...

Nossa Eliane, faz dois cursos....eu penso em fazer outro mas quando terminar esse..Parabéns! se precisar de ajuda em alguma questão que não for igual a minha, posta aqui que eu ou algum outro colega da Uninter pode nos ajudar.

Unknown disse...

Grata por me acolher!

Unknown disse...

Oscilange!
você disse que irá fazer a prova 3, pois bem se for a TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA PRÁTICA PEDÁGOGICA, eu já fiz e tenho as respostas, tirei 10.0; se precisar me diga.
blz

paulino disse...

Ocilane aqui e´Ajasio estudante de Letras da Uninter,tem como Postar alguma coisa no seu blog,outras provas,artigos tipo assim.

Oscilange disse...

Carlão passe para o meu email a sua prova que coloco ela aqui no blog...oscilange@hotmail.com

Oscilange disse...

Ajasio, se vocês passarem por exemplo as provas ou os artigos de vocês não vejo problema manda no meu email e coloco aqui...escreva qual a matéria para facilitar para quem passar por aqui...e podemos postar trabalhos que ainda não fizemos e todos podem ir ajudando, já até pensei nisso. O espaço aqui é para isso mesmo interagir, nem sempre vou conseguir ser rápida nas respostas, mas vou tentar não demorar muito.

Unknown disse...

Beleza, vou fazer isto.
Obg.

Adriano Silva disse...

Oscilange tenho todas as provas de Letras como faço para lhe enviar? meu e-mail ADRIANOSILVAESOUZA@YAHOO.COM.BR

Oscilange disse...

Meu email oscilange@hotmai.com fico no aguardo, obrigada

Unknown disse...

OLÁ PESSOAL, JÁ CONCLUÍ O CURSO DE INTERDICIPLINAR II, E JÁ FIA A INSCRIÇÃO DO INTERDICIPLINAR III. ENVIEI ANEXO OS RESLTADOS DA AVALIAÇÃO FINAL. CASO ALGUEM PRECISE TENHO OS GABARITOS DE TODAS AS 10 DISCIPLINAS.

OBS: O PRAZO DE INSCRIÇÃO É ATÉ DIA 06/10

Unknown disse...

OSCILANGE! TAMBÉM ESTOU COM MESMO PROBLEMA DO ADRIANO SILVA
TENTEI ENVIAR O TEXTO COM AS QUESTÕES, MAS ACHO QUE NÃO DE CERTO.
MEU contato
Email: sgtcarlao@hotmail.com

Oscilange disse...

Pessoal, vejam que errei o nome hotmail.... oscilange@hotmail.com

Oscilange disse...

Carlão e Adriano mandei email para vocês...fico no aguardo

Unknown disse...

OSCILANGE, Recebeu a minha avalização em seu Email!