quinta-feira, 21 de julho de 2016

02.Como Resolver questões contextualizadas....Praticas interdiciplinares II



Como Resolver questões contextualizadas....
 Tirei 90, ainda não sei qual errei. Se souber ajuda aí...Pessoal com a ajuda do Santos segue a questão que está errada é a nrº 1 a letra correta é a C

Questão 1/10
Analise a questão de prova que se segue.
“.... este ramo do conhecimento analisa a organização do espaço em função da apropriação dos recursos naturais e da transformação dos bens em mercadorias em uma sociedade..”
ANDRADE, Manuel Correia. Geografia Econômica. Editora Atlas, 10 ed.pg. 16.
O texto acima refere-se ao estudo da:
• geografia urbana
• geografia econômica
• geografia política
• geografia dos transportes
• geografia socioambiental

Esta questão exige que tipo de raciocínio?
A
Comparação de conceitos diversos para resolução de um problema.
B
Capacidade de utilizar um conceito em contextos diferentes.
C
Reconhecimento de um conceito (memorização).
D
Reflexão sobre um conceito (análise).
E
Julgamento do valor do conteúdo estudado para um propósito específico.


Questão 2/10
Uma boa questão objetiva é composta por contextualização, comando e alternativas. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que descrevem corretamente as características e a função da contextualização.
I. A contextualização precisa estar coerente com o conteúdo e ser realmente útil para a resolução da questão, embora não deva induzir a resposta.
II. O texto da contextualização deve conter a resposta da questão, seja de forma explícita ou nas entrelinhas.
III. O objetivo da contextualização é ajudar o aluno a se situar em relação ao conteúdo em questão, mobilizando os conhecimentos e habilidades necessários para sua resolução.
São corretas:
A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas I e III
D
Apenas III
E
Apenas II e III


Questão 3/10
Analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que sugerem “dicas” adequadas para a resolução de questões com sucesso:
I. Leia cuidadosamente a contextualização e o comando da questão, certificando-se que realmente compreendeu seu conteúdo.
II. Responda de acordo com o conhecimento técnico, teórico, da área e não tomando por referência o senso comum.
III. Calcule quanto tempo necessitará para cada questão dividindo o tempo total pelo número de questões. Não ultrapasse o tempo de cada questão, sob risco de não consegui concluir a prova.
IV. Tendo encontrado a alternativa correta à pergunta, assinale-a e não leia as demais alternativas, para não ficar em dúvida.
São corretas as afirmativas:
A
Apenas I e IV
B
Apenas II e III
C
Apenas I e III
D
Apenas III e IV
E
Apenas II e IV


Questão 4/10
As questões de ASSERÇÃO e RAZÃO são compostas por duas asserções (afirmativas que podem ser verdadeiras ou falsas) ligadas entre si pela expressão PORQUE (razão). A seguir há uma chave de resposta em que são apresentadas as alternativas de respostas, constantes de afirmativas verdadeiras e falsas e a relação de causalidade entre elas. Analise as dicas abaixo e assinale as que são úteis para resolver este tipo de questão:
I. Analise cuidadosamente cada assertiva (afirmação) e verifique se cada uma delas é correta ou não.
II. Verifique se o conteúdo de cada uma das assertivas é adequado ao vivenciado na prática.
III. Verifique se há relação de causa e efeito entre as assertivas (afirmações).
IV. Analise a redação das assertivas, pois elas sempre trazem dicas de qual é a resposta correta.
São corretas as afirmativas:
A
Apenas I e IV
B
Apenas II e III
C
Apenas I e III
D
Apenas III e IV
E
Apenas II e IV

Questão 5/10
A questão que se segue é de ASSERÇÃO e RAZÃO. Podemos observar que a palavra PORQUE está em destaque. Qual o motivo para isso?
I. O e-commerce e outros meios de pagamento eletrônicos são consideradas oportunidades de expansão no marketing de varejo
PORQUE
II. Proporcionam grandes benefícios para as empresas como redução de custos e maior segurança nas vendas.
A respeito das assertivas, assinale a opção correta.
a) As assertivas I e II são proposições excludentes.
b) A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
c) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
d) As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
e) As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
A
A palavra PORQUE expressa a relação de causa e efeito entre as afirmações e para responder à questão precisamos verificar se realmente existe esta relação.
B
A palavra PORQUE está em destaque pois demonstra que sempre a segunda afirmação está relacionada à primeira.
C
A palavra PORQUE poderia ser substituída por outras, tais como QUANDO, EXCETO QUANDO, SEMPRE QUE...
D
A palavra PORQUE aparece nesta posição devido às regras de elaboração de questões emanadas do Ministério da Educação para o ENADE.
E
Não há nenhuma razão específica para a palavra PORQUE estarem destaque, trata-se apenas de diagramação.


Questão 6/10
Analise as afirmativas:
I. As questões discursivas permitem que você expresse pensamentos, raciocínios e integração de conhecimentos e tendem a exigir níveis mais elaborados de raciocínio
PORQUE
II. Apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso em que nosso papel é construir a resposta, com originalidade, mas de maneira coerente com o conteúdo abordado no decorrer da disciplina
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
A
As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
B
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
D
As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
E
As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.


Questão 7/10
Analise a questão discursiva que se segue:
 


Agora, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é pedido nesta questão:
A
O texto deve ser dissertativo; o tema se refere às relações de poder entre homens e mulheres; deve-se citar a premiação de Malala Yousafzai relacionando-o com o direito das meninas à educação.
B
O texto deve ser dissertativo; o tema é o direito das meninas à educação; deve-se abordar como exemplos a premiação de Malala Yousafzai e relações de poder entre homens e mulheres.
C
Pode-se escrever qualquer tipo de texto descrevendo a de Malala Yousafzai esua importância para a transformação das relações de poder entre homens e mulheres.
D
O texto deve ser dissertativo; o tema é a premiação de Malala Yousafzai; deve-se abordar o direito das meninas à educação e as relações de poder entre homens e mulheres.
E
O tipo de texto vai depender de como o aluno abordará o tema; seu tema é a premiação de Malala Yousafzai; deve-se abordar a violência do atentado sofrido por esta jovem e sua luta em prol do direito à educação das mulheres.


Questão 8/10
Imagine a seguinte situação: Luciana é aluna de um curso superior na modalidade EAD e está enfrentando algumas dificuldades para responder com sucesso às questões discursivas que deve fazer no ambiente virtual a cada final de módulo. Geralmente, quando chega o feedback das avaliações não consegue nem metade da nota e o professor que corrigiu tem mandado a seguinte mensagem: “Atenção, você fugiu do tema e da tipologia textual solicitada nesta questão”.  Coloque-se no papel de um tutor que deseja ajudar Luciana a ter mais sucesso ao resolver questões discursivas. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que descreve corretamente algumas dicas que o tutor poderia dar a esta aluna a partir do feedback do professor corretor:
A
Prezada Luciana: para ter sucesso ao responder uma questão discursiva você deve redigir o texto antes no papel, corrigir a ortografia e depois passar para o ambiente virtual. Assim você evita os erros e com certeza terá muito mais sucesso nas próximas vezes!
B
Luciana: lembre-se também de tomar cuidado com o uso da língua padrão (ortografia, concordância, coerência, coesão), além de que todo texto precisa ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). Provavelmente você não contemplou estes pontos na sua resposta.
C
Prezada Luciana: responder questões discursivas é difícil mesmo, pois cada um tem uma opinião diferente sobre os assuntos perguntados. Sugiro que você entre em contato com a equipe de correção e solicite revisão de prova, demonstrando como sua opinião está correta em relação ao tema solicitado.
D
Prezada Luciana: as questões discursivas exigem muita concentração de quem as responde, principalmente porque temos que entender qual era o objetivo e a resposta que espera quem a formulou. Por isso, imagine-se na cabeça do professor que formulou a questão e responda o que você acha que ele espera ouvir (ler).
E
Luciana: ao resolver este tipo de questão preste muita atenção no enunciado, ou seja, no que está sendo solicitado. Verifique que geralmente este tipo de questão pede um texto dissertativo, e que as questões já determinam o que devemos colocar na resposta (número de itens, de linhas, aspectos a abordar, etc.). Você tem certeza que observou estes pontos na sua resposta?


Questão 9/10
“Atualmente as questões de prova têm sido cada vez mais contextualizadas, exigindo outras habilidades para além da memorização de conceitos e dados”. Tendo em mente a afirmação acima, analise as afirmativas abaixo e assinale V para aquelas que justificam as razões para isso e F para as que são falsas em relação a este mesmo pensamento.
• A contextualização das questões tem o objetivo de dificultar a aprovação do aluno, tendo em vista que o mercado de trabalho não tem como absorver todos os formados.
• Na atualidade a memorização não basta para o sucesso, pois qualquer profissional precisa estar apto a resolver problemas novos, que surgirão na prática profissional, mas que não podem ser previstos de antemão.
• Com o surgimento do ENADE (Exame Nacional de Cursos), o MEC tem exigido das instituições de ensino superior que utilizem este tipo de avaliação, que é considerado modelo internacional de qualidade.
• As questões contextualizadas têm o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, reflexão e aplicação, essenciais para a vida profissional e cidadã num mundo complexo como é o nosso.
• A contextualização e a interdisciplinaridade das questões de prova são elementos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os cursos de graduação.
A ordem correta é:
A
V, F, F, F, V
B
V, V, F, F, V
C
F, F, V, F, V
D
V, V, F, V, F
E
F, V, F, V, F


Questão 10/10
Analise as assertivas:
I. As questões contextualizadas têm o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, reflexão e aplicação, já que colocam uma situação problema ou um caso para ser analisado.
PORQUE
III. São cada vez mais utilizadas em concursos públicos, seleção de vagas para o setor privado e também compõem o ENADE.
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
A
As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
B
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
D
As duas assertivas são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira.
E
As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.

8 comentários:

Santos disse...

Obrigado pelas respostas, a única errada é "1" letra correta "C".
Tirei 100!!!

Oscilange disse...

Obrigada, Santos.

Santos disse...

De nada, estamos aqui para uns ajudarem os outros e todos se ajudarem.

Santos disse...

Ótimo blog! está de parabéns!!!

Oscilange disse...

Obrigada Santos, fiz para isso para ajudar e interagir com os colegas da Uninter espalhados pelo Brasil...

Unknown disse...

Obrigada Oscilange! Estava em dúvida em relação a questão 1 e 2. Sua postagem foi de grande ajuda. Se precisar de alguma coisa pode contar comigo.

Oscilange disse...

Cleunice, com certeza precisarei, estou gostando muito de interagir por aqui com todos.

Li disse...

Oscilange, muito obrigada pelas postagens no seu blog! Você sem dúvida é uma pessoa nota 10!