Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Pessoal tirei 90...não sei qual errei, quem souber ajude ai...obrigada
Pessoal, Paulino nos ajudou a correta da 6 é a letra a
Questão
1/10
Leia o
fragmento de texto:
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72)
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72)
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre
técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as
falsas:
(V) Com as técnicas reprodutivas temos novas
relações de parentesco na sociedade.
(V) As novas relações de parentesco ensejadas pelas
técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(F) As tecnologias reprodutivas não alteram a
concepção de família nem de parentesco.
(F) As tecnologias reprodutivas alteram a família,
mas não as relações de parentesco.
A
sequência correta é:
A
|
V – V –
F – F
|
|
B
|
F – V –
F - V
|
|
C
|
F – F –
V – F
|
|
D
|
F – V –
V – F
|
|
E
|
V – V –
V – F
|
Questão
2/10
Leia o fragmento de texto:
“O
processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As
escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas
funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da
educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm acesso em 12/07/15
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm acesso em 12/07/15
Sobre a educação na Idade Média, analise as
afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na
formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas
desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos
principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco
– romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São
corretas as afirmativas:
A
|
Afirmativas
I, III e IV apenas.
|
|
B
|
Afirmativas
I, II e IV apenas.
|
|
C
|
Afirmativas
II, III e IV apenas.
|
|
D
|
Afirmativas
I e IV apenas.
|
|
E
|
Afirmativas
I e II apenas.
|
Questão
3/10
Leia o
fragmento de texto:
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rurais e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: www.sfiec.org.br Acesso em 23/07/2015
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rurais e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: www.sfiec.org.br Acesso em 23/07/2015
Relacione os autores clássicos da sociologia com
suas respectivas explicações a respeito das desigualdades sociais:
(1) Karl Marx
(2) Max Weber
(3) Émile Durkheim
(3) A divisão social do trabalho é vista como
geradora das desigualdades sociais.
(1) A exploração econômica é o principal fator
gerador de desigualdade.
(2) Uma combinação de fatores (renda, tipo de
trabalho e grau de instrução) explicam as desigualdades sociais.
A ordem
correta é:
A
|
2 – 3 -
1
|
|
B
|
1 – 2 -
3
|
|
C
|
3 – 2 -
1
|
|
D
|
3 – 1 -
2
|
|
E
|
1– 3 –
2
|
Questão
4/10
Leia o
fragmento de texto:
“Contemporaneamente,
portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos
de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos
isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre
foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados (...).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, D. A. da. O passeio dos quilombolas e a formação do quilombo urbano. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2005.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, D. A. da. O passeio dos quilombolas e a formação do quilombo urbano. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2005.
Sobre as
comunidades quilombolas, é correto afirmar que:
A
|
a
definição do que é um quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da
comprovação biológica.
|
|
B
|
para
que possamos falar em quilombo é necessário que esta comunidade tenha
permanecido isolada do mundo que a cerca.
|
|
C
|
o
conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo, e atualmente está
relacionado a direitos socioculturais, à noção de identidade étnica, e a
pleitos políticos.
|
|
D
|
comunidades
quilombolas são aquelas que descendem de quilombos formados por fugitivos da
escravidão, sendo que outros agrupamentos de negros e ex-escravos não podem
ser enquadrados nesta tipologia.
|
|
E
|
é
impossível falar em quilombo urbano, já que este é um fenômeno rural por
excelência.
|
Questão
5/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
“(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
Após esta
avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:DA MATTA,
R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. p.
31-32
Em relação a estas formas complexas com que se
articula o preconceito e a discriminação racial no Brasil, e considerando o
pensamento de Roberto Da Matta, assinale V para as afirmações verdadeiras e F
para as falsas:
(F) No Brasil o sistema de segregação racial é
explícito e direto.
(V) A hierarquia das posições sociais camufla a
segregação racial no Brasil.
(V) No modelo de exclusão racial brasileiro o
critério racial nem sempre está evidente.
(F) O “fábula das três raças” é usado por Da Matta
para explicar a ausência de preconceito no Brasil.
A
sequência correta é:
A
|
F – F –
V – V
|
|
B
|
F – V –
F – V
|
|
C
|
V – F –
V – F
|
|
D
|
F – V –
V – F
|
|
E
|
V – V –
F – F
|
Questão
6/10
Lei o fragmento de texto:
“O estudo
da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a
educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a
educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para
compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a
construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas
e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre
essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade
Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento
histórico e suas características.
1 –
Período Medieval
2 –
Renascimento
(2) As
escolas elementares tiveram significativa expansão.
(2) Uma
das características mantida pelo método escolástico era a permanência da
oralidade e a memorização das obras estudadas.
(1) A
forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a
educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
(2) As
propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora,
marque a sequência correta:
A
|
1 – 1 –
1 – 2
|
|
B
|
2 - 1 -
1 - 2
|
|
C
|
2 - 2 -
1 - 2
|
|
D
|
1 - 1
- 2 - 2
|
|
E
|
2 - 2 -
1 - 1
|
Questão
7/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9.
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9.
Leia as
afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os
pressupostos da “Nova história”:
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e
transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de
conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos
gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos,
tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o
pensamento de pessoas comuns.
São
corretas as afirmativas:
A
|
Afirmativas
I, II e III apenas.
|
|
B
|
Afirmativas
I, II e IV apenas.
|
|
C
|
Afirmativas
I, III e IV apenas.
|
|
D
|
Afirmativas
I e IV apenas.
|
|
E
|
Afirmativas
II e III apenas.
|
Questão
8/10
Leia o
fragmento de texto:
“[...] o sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SILVA, G. B. da. Critérios de estratificação social. Revista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, 1981. (p. 39)
“[...] o sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SILVA, G. B. da. Critérios de estratificação social. Revista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, 1981. (p. 39)
Relacione
os sistemas de estratificação com suas características:
(1) Escravidão
(2) Casta
(3) Estamento
(4) Classe Social
(1) Escravidão
(2) Casta
(3) Estamento
(4) Classe Social
(4) Corresponde à organização social do
capitalismo.
(3) Relaciona-se ao período do feudalismo europeu.
(1) O estrato superior é composto por proprietários
de outros indivíduos, os quais formam a força de trabalho.
(2) Estratificação pela pureza étnica.
A sequência
correta da ordenação é:
A
|
1 – 3 –
2 - 4
|
|
B
|
3 – 1 –
4 - 2
|
|
C
|
4 – 2 –
1 – 3
|
|
D
|
2 – 4 –
3 – 1
|
|
E
|
4 – 3 –
1 – 2
|
Questão
9/10
Observe a
imagem a seguir:
Disponivel
em:
https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9uDM%253A%253BiBmM2QHSb2
acesso 12/07/15
As
iniciativas de ensino realizadas no final do século XVIII e início do XIX
promoveram debates a respeito das ciências e da razão. Esse progresso em
relação à alfabetização no século XIX foi generalizado por dois fatores
importantes.
Analise
as proposições a seguir, identifique esses fatores e assinale a alternativa
correta.
A
|
Colonização
e Urbanização.
|
|
B
|
Urbanização
e Industrialização.
|
|
C
|
Capitalização
e Urbanização.
|
|
D
|
Industrialização
e Colonização.
|
|
E
|
Cooperação
e Especialização.
|
Questão
10/10
Leia o fragmento de texto:
“O estudo
da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a
educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a
educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
O estudo da História, historiografia e história da
educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças
existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas
diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(1) Interesse essencial pelo tema política e pela
história mundial.
(1) História compreendida como uma narrativa dos
acontecimentos, factual e linear.
(2) Interesse por toda a atividade humana, daí a
expressão história total, relacionada aos Annales.
(2) Preocupa-se em realizar análise das estruturas
que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora,
marque a sequência correta:
A
|
1 – 1
– 2 – 2
|
|
B
|
2 – 2 –
1 – 1
|
|
C
|
2 – 1 –
2 – 1
|
|
D
|
1
– 2 – 1 – 2
|
|
E
|
2 – 2 –
1 – 2
|
4 comentários:
Ocilane a resposta certa e´A, tem muita gente caindo nesta questão pois ela e´dupla com a mesma pergunta , as vezes cai pedindo
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
ou
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
entendeu,mais nas 2 a resposta e´sempre A
Esqueci de citar a questão;é a 6
Obrigada e achei que a errada era essa mesmo...
A resposta correta da questão 8 é C...
Postar um comentário