terça-feira, 16 de agosto de 2016

APOL: Fundamentos Historicos e Estudo das relações etnico-raciais...



Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Pessoal tirei 90...não sei qual errei, quem souber ajude ai...obrigada
Pessoal, Paulino nos ajudou a correta da 6 é a letra a
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto:


“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhosRevista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72) 
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(V) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
(V) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(F) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(F) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
A sequência correta é:
A
V – V – F – F
B
F – V – F - V
C
F – F – V – F
D
F – V – V – F
E
V – V – V – F


Questão 2/10
Leia o fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm   acesso em 12/07/15
Sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco – romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
A

Afirmativas I, III e IV apenas.

B
Afirmativas I, II e IV apenas.
C
Afirmativas II, III e IV apenas.
D
Afirmativas I e IV apenas.
E
Afirmativas I e II apenas.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto:

Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rurais e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: www.sfiec.org.br Acesso em 23/07/2015
Relacione os autores clássicos da sociologia com suas respectivas explicações a respeito das desigualdades sociais:
 
(1) Karl Marx
(2) Max Weber
(3) Émile Durkheim
(3) A divisão social do trabalho é vista como geradora das desigualdades sociais.
(1) A exploração econômica é o principal fator gerador de desigualdade.
(2) Uma combinação de fatores (renda, tipo de trabalho e grau de instrução) explicam as desigualdades sociais.
A ordem correta é:
A
2 – 3 - 1
B
1 – 2 - 3
C
3 – 2 - 1
D
3 – 1 - 2
E
1– 3 – 2

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“Contemporaneamente, portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados (...).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, D. A. da. O passeio dos quilombolas e a formação do quilombo urbano. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2005.
Sobre as comunidades quilombolas, é correto afirmar que:
A


a definição do que é um quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da comprovação biológica.
B
para que possamos falar em quilombo é necessário que esta comunidade tenha permanecido isolada do mundo que a cerca.
C

o conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo, e atualmente está relacionado a direitos socioculturais, à noção de identidade étnica, e a pleitos políticos.
D

comunidades quilombolas são aquelas que descendem de quilombos formados por fugitivos da escravidão, sendo que outros agrupamentos de negros e ex-escravos não podem ser enquadrados nesta tipologia.
E
é impossível falar em quilombo urbano, já que este é um fenômeno rural por excelência.

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:DA MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. p. 31-32 
Em relação a estas formas complexas com que se articula o preconceito e a discriminação racial no Brasil, e considerando o pensamento de Roberto Da Matta, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
(F) No Brasil o sistema de segregação racial é explícito e direto.
(V) A hierarquia das posições sociais camufla a segregação racial no Brasil.
(V) No modelo de exclusão racial brasileiro o critério racial nem sempre está evidente.
(F) O “fábula das três raças” é usado por Da Matta para explicar a ausência de preconceito no Brasil.
A sequência correta é:
A
F – F – V – V
B
F – V – F – V
C
V – F – V – F
D
F – V – V – F
E
V – V – F – F

Questão 6/10
Lei o fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento histórico  e suas características.
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
(2) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(2) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
(1) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
(2) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
A

1 – 1 – 1 – 2

B
2 - 1 - 1 - 2
C
2 - 2 -  1 - 2
D
1 - 1  - 2 - 2
E
2 - 2 - 1 - 1

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9. 
Leia as afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”: 
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
A

Afirmativas I, II e III apenas.

B
Afirmativas I, II e IV apenas.

C
Afirmativas I, III e IV apenas.

D
Afirmativas I e IV apenas.

E
Afirmativas II e III apenas.

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:

“[...] o sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SILVA, G. B. da. Critérios de estratificação socialRevista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, 1981. (p. 39) 
Relacione os sistemas de estratificação com suas características:

(1) Escravidão

(2) Casta
(3) Estamento
(4) Classe Social 
(4) Corresponde à organização social do capitalismo.
(3) Relaciona-se ao período do feudalismo europeu.
(1) O estrato superior é composto por proprietários de outros indivíduos, os quais formam a força de trabalho.
(2) Estratificação pela pureza étnica.
A sequência correta da ordenação é:
A
1 – 3 – 2 - 4
B
3 – 1 – 4 - 2
C
4 – 2 – 1 – 3
D
2 – 4 – 3 – 1
E
4 – 3 – 1 – 2

Questão 9/10
Observe a imagem a seguir:
Descrição: http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9l7Mo/nG+bSipTE/46ZVdvQXaNlWpZKoygdPaBp/OBYfH4KhZV1AJNAPTPjSmP4/74xP8fVMPh3X1fbrg9WtqpqkHPCbTE+MF7ksc7z5MKga
Disponivel em: https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9uDM%253A%253BiBmM2QHSb2 acesso 12/07/15
As iniciativas de ensino realizadas no final do século XVIII e início do XIX promoveram debates a respeito das ciências e da razão. Esse progresso em relação à alfabetização no século XIX foi generalizado por dois fatores importantes. 
Analise as proposições a seguir, identifique esses fatores e assinale a alternativa correta.
A

Colonização e Urbanização.

B

Urbanização e Industrialização.

C

Capitalização e Urbanização.

D

Industrialização e Colonização.

E
Cooperação e Especialização.

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
O estudo da História, historiografia e história da educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(1) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
(1) História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(2) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos Annales.
(2) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, marque a sequência correta:
A
1 – 1 – 2 – 2
B
2 – 2 – 1 – 1 
C
2 – 1 – 2 – 1
D
1 –  2 – 1 – 2
E
2 – 2 – 1 – 2

4 comentários:

paulino disse...

Ocilane a resposta certa e´A, tem muita gente caindo nesta questão pois ela e´dupla com a mesma pergunta , as vezes cai pedindo
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
ou
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História

entendeu,mais nas 2 a resposta e´sempre A

paulino disse...

Esqueci de citar a questão;é a 6

Oscilange disse...

Obrigada e achei que a errada era essa mesmo...

Tâmara disse...

A resposta correta da questão 8 é C...