quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Objetiva: Estudos das Relações Étnico - Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e indígena

Dicas de como fazer a prova objetiva: Essencial levar lápis e papel para a resolução da prova de forma assertiva... Vamos ao que interessa.
Exemplo prático da prova feita hoje (08-096-2016) tirei 100 uhuhuhuhu:
Estudos das Relações Étnico - Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e indígena
Questão 1,

Essa foi uma questão que fiquei na duvida entre duas respostas, as demais descartei na hora. A resposta A falava que tem havido um aumento na diferença da renda entre brancos e negros e a B que os negros ainda são minoria nas escolas superiores. Bom a resposta correta é que os negros ainda são minoria nas faculdades e as cotas destinando apenas 20% das vagas para eles vai demorar muito para promover uma redução na desigualdade.
 Questão 2
Questão sobre o novo conceito de quilombola, que passa a interligar-se com as dimensões da história e da cultura para enfim perpassar contemporaneamente noções de identidade etnica...pag 124 do livro
Questão 3
Classificar as estratificações da sociedade: escravidão, casta, classe social e estamento. pag 30
Questão 4
Conjunto de palavras ligadas à definição de PRECONCEITO, fiquei um tempão até descobrir qual o sentido do questionamento. tinha duas palavras e uma não tinha nada a ver e a outra era caracteristica de pessoas preconceituosas, até entendi o pega...Havia apenas uma das questões com duas palavras que combinavam. exs: (Juízo de valor e tolerância); (conceito reflexivo e intolerância), a correta é (ATITUDE HOSTIL E OPINIÃO SEM REFLEXÃO), confesso que demorei a ligar os ponteiros.
Questão 5
Sobre Gilberto Freyre, e sua "democracia racial", essa foi fácil: A harmonia é fruto da mistura.
Questão 6
Sobre correntes de pensamentos politicos: o pega estava no comunismo e socialismo as frases pareciam iguais, mais o comunismo prega tudo comum a todos e o socialismo prega uma redução gradativa das desigualdades. matando essa o resto tava no papo.
Comunismo (tudo comum a todos)
Socialismo (redução das desigualdades)
Liberais (não me lembro como estava descrito)
Conservadores (meritocracia)
Questão 7
Essa questão ajudou a resolver a primeira, sobre o acesso aos negros no ensino superior, todas tinham alguma palavra que de cara percebi o erro e a correta é: o acesso ao ensino superior pelos negros ainda é pequeno.
Questão 8
Citou se um exemplo de um homem que era militar mas queria ascender socialmente, ou seja uma questão sobre mudança de um estrato para outro: MOBILIDADE SOCIAL
Questão 9
Fazer uma relação entre os exemplos e os tipos de preconceitos, essa foi facil
( ) Preconceito étnico - frase identificando ciganos a ladrão
( ) Preconceito racial - aqui tinha um peguinha (homem segue uma mulher negra)
( ) Preconceito social - já tem uma determinada idade e ainda não conseguiu subir na vida
( ) Preconceito sexual - Não compro perfume daquela marca que incita a homossexualidade
Questão 10
Questão relacionada ao etnocentrismo: fácil a resposta é: somos sempre melhores que os outros.

Por hoje é isso...se eu não estivesse com um papel para ir riscando as que eu tinha certeza que estavam erradas, ficaria bem mais difícil de tirar uma nota boa.

Nenhum comentário: