quinta-feira, 15 de setembro de 2016

09. Violência e Paz - Interdiciplinaridade II

Segue as questões, gostei muito desse tema, acho que vou fazer a prova objetiva desse tópico. Todas as questões estão certas...Estão lembrando que temos que escolher uma das disciplinas fazer a prova e a nota será replicada para todas as outras disciplinas...



Questão 1/10
“A reflexão sobre a violência é uma tarefa complexa, o tema engloba uma série de elementos, falar de violência nos leva a pensar sobre uma realidade presente na vida da maioria das pessoas e da sociedade, com raízes mais profundas do que imaginamos” (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 1).
Leia as afirmativas a seguir:

I – O termo violência aponta para uma lista de ações, fatos e comportamentos diversos.
II - A violência é um ato, um comportamento, é comportar-se de maneira que o resultado de sua ação provoque um efeito prejudicial, agindo intencionalmente para isso.
III - A marca importante da violência é o intimidar, fazer recuar os meios de defesa de outra pessoa, ou de um ser vivo.
IV - “Violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”.
Conforme a leitura do texto base, assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
A
I, II, III e IV
B
I, II e III
C
II, III e IV
D
III e IV
E
I e IV


Questão 2/10
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade (Artigo primeiro da declaração Universal dos Direitos Humanos) http://www.humanrights.com/pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-01-10.html acesso 18/08/2016
Conforme o texto base assinale a alternativa que indica o que é violência sob a ótica dos direitos humanos:
A
Sob a ótica dos Direitos Humanos a violência está ligada às formas de interferência nos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
B
Estado daquilo que é violento. Ato violento.
C
Ato de violentar. Veemência. Irascibilidade.
D
Abuso da força. Tirania; opressão.
E
Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação”

Questão 3/10
Religião define também o conjunto de crenças e valores, que formam a fé de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, cada religião possui sua estrutura de conceitos, normas e práticas, e tem relação com os sistemas culturais, visões de mundo, símbolos e valores morais (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 2).
A partir do texto base assinale a alternativa que define o significado de Religare
A
Refazer a ligação que se rompeu, que foi perdida.
B
Releitura da vida e dos mistérios da natureza sob a ótica do sagrado.
C
Relembrar os feitos dos heróis e deuses da mitologia.
D
Recordar os ensinamentos dos textos sagrados das religiões
E
Reavaliar o sentido sagrado da vida.

Questão 4/10
As religiões lidam com o comportamento humano, no qual encontramos violência, e esse ser humano faz parte da sociedade, sendo assim as religiões procuram enfrentar o desafio de lidar com a violência, apresentando variadas propostas, conforme o contexto histórico, a partir de sua mensagem sagrada, como os dez mandamentos por exemplo (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 2).
Conforme a leitura do texto base Judeus, Cristãos e Muçulmanos são Monoteístas. Assinale a alternativa que explica o que são religiões Monoteístas:
A
Creem que há um Deus apenas.
B
Creem que há mais de um deus.
C
Creem que Deus não existe.
D
Não creem em Deus.
E
Acreditam no panteísmo.
Questão 5/10
O universo religioso é marcado pelas dimensões relativas as determinadas crenças apresentadas, e também pelas formas como os seres humanos religiosos convivem uns com os outros, e nas relações humanas está presente a violência (autor).
Conforme a leitura do texto base identifique a alternativa que apresente uma mensagem religiosa pela qual a religião cristã a partir de seu texto sagrado lida com a violência:
A
Os dez mandamentos, que estão no livro do Êxodo.
B
As regras de conduta presentes na Tripitaka que significa “três cestos”
C
Os Koans, as frases de enigmas espirituais que levam ao silenciamento do pensar
D
As doutrinas e leis praticadas de acordo com o Corão ou Alcorão.
E
A prática do ahimsa (não-violência), considerada uma doutrina fundamental.

Questão 6/10
A história da Igreja carrega atitudes onde o uso desmedido da força tornou-se presente. A Igreja sofreu e provocou violência; a violência sofrida pelas comunidades cristãs nos três primeiros séculos tem relação direta com a suspeita formulada contra um grupo de pessoas que rejeitavam o culto público aos deuses, e por conseguinte não reconheciam o imperador romano como atuação da divindade sobre o povo (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base marque a alternativa que apresenta um fato histórico sobre violência relacionado diretamente ao agir da Igreja:
A
Deportação dos judeus para babilônia
B
Invasão romana da palestina
C
Revolta dos Macabeus
D
Pragas do Egito
E
Inquisição

Questão 7/10
No Brasil e na América Latina, as terras ocupadas pelos nativos do continente foram também ocupadas pelos europeus: portugueses e espanhóis, para servirem a produção agrícola no formato de latifúndio. A população nativa foi submetida a escravidão como mão-de-obra, para tanto a destruição das aldeias e da cultura nativa era parte integrante do processo, sob alegação de paganismo e atraso civilizatório (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base assinale um dos sujeitos históricos que fizeram parte da conquista e da colonização do atual território do Brasil:
A
As cruzadas
B
As invasões bárbaras
C
Capital Privado
D
A queda do império romano
E
A segunda guerra mundial

Questão 8/10
O século XVI é marcado pela expansão da escravidão negra, de características altamente mercantil, promovida pela colonização europeia, as Igrejas Católicas e Protestantes foram coniventes enquanto instituição. No mesmo contexto, defesas do direito à liberdade dos negros foram presentes dentro da religião, mas de maneira pessoal e isolada (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 4).
Conforme a leitura do texto-base identifique a alternativa que se adequa ideia do novo anúncio do Evangelho:
A
O Evangelho é restrito ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar apenas ligado aos fatores culturais.
B
O ato permanente da liturgia do século XX é conformar-se, a imposição é necessária para implantar um projeto.
C
Na atualidade, sobretudo no contexto da sociedade brasileira não existem mais os conflitos e tensões entre as religiões.
D
Pesquisas da USP (Universidade de São Paulo) em História e Ciências Sociais, apresentam somente características de tolerância ganhando os espaços públicos.
E
Para Pedro Casaldáliga, a tarefa é rever o Deus anunciado, fazer uma nova eucaristia (Casaldáliga, 2000, p.48).

Questão 9/10
Sobre violência, religião e a cultura humana temos contribuições significativas sob a perspectiva antropológica, filosófica e literária em René Girard.  O autor tem uma característica importante: o empenho em abordar questões, utilizando-se de hipóteses amplas, teorias de alcance generalizado (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 5).
Conforme a leitura do texto base marque a alternativa que apresenta onde acontece a instituição da cultura:
A
Na superação do desejo mimético (imitativo)
B
Na descoberta da autonomia do desejo
C
Nos fenômenos sociais, que não tem relação com a violência e o sagrado
D
No retorno da violência sofrida pela vítima sobre seus carrascos (algozes)
E
Na transposição da indiferenciação para a diferenciação social

Questão 10/10
Os grupos elaboram esquemas comuns de diferenciação; a primeira forma de resolver as crises e conflitos é o mecanismo vitimário: concentra-se em uma vítima a violência presente nas rivalidades, que fazem o grupo sentir-se ameaçado e o sacrifício desta vítima acontece em nome do grupo, é o chamado Bode Expiatório, fundamento na primeira diferenciação social: o grupo e a vítima (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 5).
Conforme a leitura do texto base leia as afirmativas a seguir:
I - Para Girard, a violência assenta-se no aspecto imitativo do desejo (mimesis), o desejo é mimético,
II - Dois sujeitos convivem como seguidor e modelo, em uma relação onde o primeiro quer ser como o segundo, mas tem barreiras para fazê-lo, o segundo passa a ser um problema para o primeiro, pois não é possível ser como ele.
III- Para Girard a violência está relacionada a autonomia do desejo, cuja influência alheia não existe
IV - Há uma fusão: sujeito, objeto e desejo tornam-se uma só coisa, é a indiferenciação, que impulsiona a violência, ou seja, a estruturação de um desejo é uma estruturação violenta.
V - A violência que há em todos é canalizada sobre um: a vítima, o bode expiatório, transfere-se o caráter violento da convivência de um indivíduo contra o outro, para a figura de pacificação do “todos contra um”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A
I, III, IV e V
B
II, III, IV e V
C
I, II, III e V
D
I, III e IV
E
I, II, IV e V

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado, estão todas certas. Me ajudou muito.

Oscilange disse...

Que legal...estou gostando de interagir aqui com todos.

Anônimo disse...

Ótimo, fiz todas pelo blog e todas certas.
Obrigada pela ajuda.

Anônimo disse...

muito obrigado pela força, muito bom esse blog.
parabens...

Unknown disse...

ALGUÉM TEM AS OBJETIVAS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL OU APOL, não estou encontrando em lugar nenhum.