domingo, 11 de setembro de 2016

08.Webquest 1 - Interdiciplinaridade II

Segue ai....todas certas!



Questão 1/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“[...] uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um formato de lições como qualquer outro, não requer nenhum software especial apenas a habilidade de criar web pages. É uma lição com estrutura, como qualquer outra, mas o fundamental dela é que está apresentado em tarefas executáveis e interessantes e que sejam próximas do dia a dia do aluno” (Dodge, 1995).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:b5uCKJtn6mgJ:www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/Gouvea-Maltempi-carem.pdf+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br P.3
De acordo com as aulas, slides e artigo apresentados, assinale a alternativa que apresenta o criador da Webquest.
A
Marcos Masseto
B
José Manuel Moran
C
Bill Gates
D
Bernie Dodge
E
Paul Allen

Questão 2/10
Leia o excerto textual a seguir:
“Apesar de encontrar o uso de Webquests em vários países (...), como afirma Dodge, em nosso país esse recurso ainda não é muito divulgado, são poucas as instituições de ensino, seja em qualquer grau, que utilizam a Webquest como metodologia de pesquisa. Segundo o autor, o termo é um dos mais populares na internet quando comparado com termos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT2/114363.pdf p. 1
De acordo com as aulas, slides e artigo apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente os países que especialmente utilizam a webquest como forma de integrar a Internet de maneira produtiva na escola:
A
Alemanha e Portugal
B
EUA e Inglaterra
C
Japão e Espanha
D
Argentina e Chile
E
EUA e Canadá

Questão 3/10
Leia o extrato de texto a seguir:
O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San Diego State University (SDSU), pelo professor Bernard Dodge e seu colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March , no âmbito das atividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology". Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, conceito por vezes traduzido como Aventura na Web ou Desafio na Web (CARVALHO, 2003)
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:P8k5Z4JyJrcJ:seer.ufrgs.br/renote/article/download/18082/10659+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br p. 2
De acordo com as aulas e slides apresentados, analise as afirmativas sobre a etimologia da palavra WEBQUEST:
I. Web = rede de hiperligações
II. Quest = questionamento ou pesquisa
III. Webquest= busca na rede e/ou demais fontes de pesquisa.
IV. Webquest = pesquisa restrita à internet
Assinale a alternativa correta:
A
Estão corretas as alternativas I e II
B
Estão corretas as alternativas  I, II e III
C
Estão corretas as alternativas I, II e IV
D
Estão corretas as alternativas I e IV
E
Estão corretas as alternativas I e III.

Questão 4/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“O MEC considera a web e os recursos nela disponíveis como sendo o espaço onde todas as mídias podem ser integradas, além de tornar o aluno também responsável pela construção de seu próprio conhecimento. O MEC ainda define como “ambientes virtuais de aprendizagem todos os programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização no formato web” (MEC, 2007, p.11) destacando, entre os vários ambientes virtuais, aqueles de tarefas virtuais ou webquest...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.fae.edu/publicacoes/fae_v11_2/08_edna_marta.pdf p. 80
De acordo com as aulas, slides e artigo apresentados, assinale a alternativa que apresenta o conceito de Webquest:
A
Atividade orientada para a pesquisa com algumas ou todas as informações da Internet.
B
Atividade orientada para a formatação de trabalhos científicos oriundos da internet;
C
Atividade orientada para a revisão linguística com fontes da internet;
D
Atividade orientada para a redação cientifica e acadêmica na internet;
E
Atividade orientada para a pesquisa bibliográfica em periódicos; 

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em meio a todas as novas tecnologias uma metodologia muito interessante é a Webquest (WQ). Esse termo foi concebido pelo professor Bernie Dodge em 1995, mesmo ano em que o Brasil teve acesso comercial a internet. A proposta metodológica é a de uma atividade orientada e investigativa de maneira que o assunto abordado seja apresentado de forma criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO V. 7 Nº 1, Julho, 2009, p.2
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814
De acordo com as aulas e slides apresentados, assinale a alternativa que apresenta a metodologia em que se baseia uma webquest.
A
Aprender fazendo, pensando, avaliando, participando e transformando;
B
Aprender pelo condicionamento e repetição;
C
Aprender por meio de tecnologias audiovisuas;
D
Aprender ouvindo, analisando e repetindo;
E
Aprender fazendo, reconstruindo e inovando.

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Trabalhar de forma lúdica, dinâmica e atrativa, torna o conteúdo e as aulas muito mais interessantes tanto para os alunos, quanto para os educadores. A busca de recursos tecnológicos para mediação pedagógica não se resume a qualquer metodologia disponível, pois antes deve-se pensar de forma crítica e reflexiva sobre quais metodologias utilizar e o que estas podem oferecer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em 09/08/2016.
De acordo com as aulas e slides apresentados, qual é a o objetivo da WebQuest? Analise as afirmativas a seguir que implicam no objetivo dessa atividade:
a) Integração dos conhecimentos estudados.
b) Extensão dos conhecimentos estudados.
c) Refinamento dos conhecimentos estudados.
d) Domínio de conteúdo.
e) Solução do problema apresentado.
São corretas as afirmativas:
A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
III e IV apenas.
D
II e IV apenas.
E
I, II e III apenas.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Há várias mídias disponíveis na internet e muitos sites apresentam explicitamente informações e contextos nem sempre educativos. Sendo assim o(a) educador(a) como mediador(a) pedagógico(a) é responsável por selecionar quais tecnologias de informação e comunicação são mais adequadas ao contexto educativo em que se envolve e adequar esses recursos com a didática e a metodologia do ambiente educacional.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em 09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um uso inteligente da Internet na escola, existem dois tipos de atividades de WebQuest. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:
A
Slide show e slide presentation.
B
Curta-duração e longa-duração.
C
Curta-duração e média-duração.
D
Média-duração e longa-duração.
E
Slide presentation e slide show online.

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A teoria sócio-interacionista tem muito a contribuir nesta etapa da Webquest, o trabalho em equipe e a troca de saberes entre os alunos oportuniza uma aprendizagem muito mais eficiente, visto que eles estarão desenvolvendo suas habilidades sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em 09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um uso inteligente da Internet na escola, numa WebQuest alguns atributos são críticos, formando seus componentes principais. Inicialmente eram cinco atributos, depois, Bernie Dodge acrescentou um sexto atributo. Quais são eles? Assinale a alternativa correta:
A
Introdução, tarefa, processo, fontes, conclusão e avaliação. 
B
Introdução, conceito, processo, fontes, conclusão e avaliação.
C
Introdução, tarefa, conceito, fontes, conclusão e avaliação.
D
Introdução, tarefa, processo, conceito, conclusão e avaliação.
E
Introdução, tarefa, processo, conclusão, referência e avaliação.

Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Trabalhar com tecnologias nunca será fácil para educadores que acreditam que o papel do professor deve ser o de transmissor de conhecimento e que os alunos jamais conseguiriam realizar algo sem o seu consentimento, opinião e imposição. Nota-se que nos tempos atuais esse pensamento reducionista já não faz parte e nem cabe mais no contexto educativo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em 09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um uso inteligente da Internet na escola, qual é a etapa que demanda mais empenho do professor para o processo de aprendizagem que se busca com a WebQuest? Assinale a alternativa correta:
A
Slide show online.
B
Multimídias.
C
Textos divertidos.
D
Seleção das fontes.
E
Seleção das imagens.

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Avaliar é muito importante em um processo educativo, mas saber como avaliar é ainda mais relevante. Ao se trabalhar com uma Webquest deve se ter em mente qual será o processo avaliativo utilizado. O(A) educador(a) não pode deixar que este seja motivo para os alunos sentirem receio, constrangimento e submissão.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em 09/08/2016.
De acordo com as aulas e slides apresentados, quais seriam os passos para elaboração de uma Webquest? Analise as afirmativas a seguir que implicam...
A
Desenvolver, formatar, executar, publicar.
B
Planejar, formatar, publicar.
C
Refletir, executar, enviar.
D
Planejar, executar, refletir, enviar.
E
Desenvolver, formatar, alinhar, publicar.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, se possível a resposta da 6. Obrigada

Anônimo disse...

oi boa tarde a resposta da 6é a letra e)a,b,c

Unknown disse...

Obrigada!

Anônimo disse...

alguém tem as respostas da APOL: ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON-LINE - UTA HISTÓRIA GERAL - C 2016 - FASE I