Questão
1/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere o fragmento de texto a seguir:
“No campo
da pesquisa em história da educação, [...] Eliane Marta Teixeira Lopes [...]
classifica as fontes documentais em três grandes grupos, a saber: fontes orais,
escritas e iconográficas. [...] A classificação quanto ao tipo de
material/suporte e espécie de fonte para a pesquisa histórica veio se
modificando com o tempo devido, por um lado, às novas posturas
teórico-metodológicas no campo da pesquisa, e, por outro, à evolução
tecnológica que faz surgir novos suportes da informação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BONATO, Nailda Marinho da Costa. O uso das fontes documentais na pesquisa em História da Educação e as novas tecnologias. Acervo, [S.l.], v. 17, n. 2 jul./dez., p. 85-110, dez. 2011. <http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/162/162>. Acesso em: 07 Jun. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia
do Ensino de História sobre o trabalho com fontes documentais, relacione
cada um dos tipos de fonte documental listados a seguir às suas respectivas
características.
- Texto jornalístico
- Texto literário
- Depoimento oral
- Documentos oficiais
- Imagens
( ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e,
quando utilizada no ensino de História, deve ser complementada com o texto
didático.
(5) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar
que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo
haver nela possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional de
ensino-aprendizagem, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já
havia sido constatado no documento oficial.
( ) Nesse tipo de fonte, encontra-se
subjetividade além da objetividade.
(4) São fontes documentais expedidas por órgãos
públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
|
A
|
5 – 4 –
2 – 3 – 1
|
|
B
|
3 – 5 –
4 – 2 – 1
|
|
C
|
1 – 2 –
4 – 5 – 3
|
|
D
|
2 – 1 –
5 – 3 – 4
|
|
E
|
3 – 5 –
2 – 1 – 4
|
Questão
2/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a
passagem de texto a seguir:
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33.
“As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, p. 33.
Conforme
os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de
documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de
História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as
afirmativas falsas.
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. ( )
Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais
importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( )
A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( )
Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo
desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O
prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de
documentos que trazem vestígios do passado.
Agora,
selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
|
A
|
V – V –
V – F – V
|
|
B
|
V – V –
F – F – V
|
|
C
|
F – V –
F – V – F
|
|
D
|
V – F –
V – V – V
|
|
E
|
V – F –
F – V – V
|
Questão
3/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a passagem de texto a seguir:
“O uso de
fontes no ensino de História tem sido algo frequente no que se refere à
elaboração de materiais didáticos para o Ensino Básico. Os benefícios que
documentos históricos dos mais variados tipos trazem para o aprendizado e as
diversas possibilidades de sua utilização em atividades escolares os tornam um
mecanismo de extrema relevância para o processo de ensino- aprendizagem em sala
de aula. [...] Uma forma muito rica para se trabalhar a história é por meio da
análise de imagens. Existe um grande número de documentos imagéticos de
diferentes tipos e abordagens, vindos de regiões e tempos também distintos, que
transmitem características e situações vividas por esses grupos. De uma maneira
geral, os benefícios da utilização de fontes iconográficas em sala de aula
extrapolam as possibilidades do documento textual comum e concedem maior força
para se atravessar o abismo que existe entre a pesquisa acadêmica e o ensino
básico”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; RODRIGUES, Poliana Jardim. Ensino de História: A imagem como fonte documental. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364760748_ARQUIVO_EnsinodeHistoriaaimagemcomofontedocumental.pdf>. Acesso em 26 jun. 2017.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; RODRIGUES, Poliana Jardim. Ensino de História: A imagem como fonte documental. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364760748_ARQUIVO_EnsinodeHistoriaaimagemcomofontedocumental.pdf>. Acesso em 26 jun. 2017.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do
livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o uso de imagens nas
aulas de História, analise as seguintes asserções:
I. Filmes e documentários não podem ser
considerados como imagens devido ao movimento existente nessas fontes.
II. Ao usar as imagens, faz-se necessário
analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar
com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos
valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
IV. As imagens são neutras, pois elas sempre representam
fatos verdadeiros e mostram o que os artistas e fotógrafos veem no e do
cotidiano.
Estão corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I e II
|
|
B
|
I e IV
|
|
C
|
II e IV
|
|
D
|
III e
IV
|
|
E
|
II e
III
|
Questão
4/5 - Metodologia do Ensino de História
Atente para a seguinte afirmação:
“Ao longo
das décadas e das transformações do Ensino de História no Brasil, percebemos as
variantes nos métodos de ensino, que vão de uma história positivista e
elitista, a uma que discute os métodos pedagógicos na abordagem de seus
conteúdos. [...] [Uma] inovação nos métodos de ensino é fundamental,
principalmente no que se refere a uma população estudantil que há tempos rotula
o ensino de História como sendo cansativo, decorativo e pouco atraente, dando
lugar à preferência por áreas exatas que estimulam o exercício da mente. Nesse
aspecto, brincar, se divertir ou espairecer se fazem possíveis na
ludopedagogia, que quando usada com fins de avaliação mostra resultados
surpreendentes na disciplina de História. [...] Um detalhe importante na
utilização dessa metodologia é a exploração das relações entre os estudantes,
uma vez os jogos podem ser trabalhados com disputas entre equipes, ou mesmo na
formação de um grande grupo com um objetivo em comum: todos os alunos ajudando
o para desvendar as interrogações trazidas nas brincadeiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVA, Marcelo Márcio da Silva; SOARES, Lígia Mariane Costa; SOUZA, Célia da Silva; LIMA, Jailma Maria de. O lúdico no ensino de História: A utilização de jogos didáticos no Ensino Médio. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371767866_ARQUIVO_artigoanpuh2013LigiaeMarcelo.pdf>. Acesso em 7 de jun. 2017.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVA, Marcelo Márcio da Silva; SOARES, Lígia Mariane Costa; SOUZA, Célia da Silva; LIMA, Jailma Maria de. O lúdico no ensino de História: A utilização de jogos didáticos no Ensino Médio. <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371767866_ARQUIVO_artigoanpuh2013LigiaeMarcelo.pdf>. Acesso em 7 de jun. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base
Metodologia do Ensino de História com relação ao uso de jogos e
brincadeiras para o ensino de História, analise as seguintes afirmativas:
I. Os
jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino
da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica personagem oculto, os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica personagem oculto, os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
III e V
|
|
B
|
II, III
e IV
|
|
C
|
I e IV
|
|
D
|
II e
III
|
|
E
|
I, II e
III
|
Questão
5/5 - Metodologia do Ensino de História
Considere o extrato de texto a seguir:
“Públicas
ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do
passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público
leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da
literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais
recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que
ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das
cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo
destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Müller, Dalila; PAULA, Débora Clasen de; HALLAL, Dalila Rosa Hallal. As correspondências como fonte para a História do turismo. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x5fxqiUUpTUJ:www.anptur.org.br/ocs/index.php/seminario/2012/paper/downloadSuppFile/1133/625+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 07 jun. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia
do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas:
pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é
importante que os alunos saibam identificar o que é...
|
A
|
oficial
e casual.
|
|
B
|
abstrato
e evidente.
|
|
C
|
explícito
e implícito.
|
|
D
|
invenção
e novidade.
|
|
E
|
objetivo
e subjetivo.
|
5 comentários:
oi boa tarde voce ja fez as objetivas e discursivas
Boa tarde, Oscilange
Fui fazer uma pesquisa na internet devido fazer história também (iniciei este ano) e vi seu site e gostei bastante. Vou segui-la. Gostaria de um grande favor seu caso seja possível: tenho dificuldades de fazer os portfólios das matérias (a cada duas, um) e gostaria de, se possível, que você me envie um, modelo pronto desse bendito portfólio (rsrsrs). É possível?
Fico de antemão, bastante grato
Jomar
Gostei muito
Amei
Parabéns pelo simulado e pelo seu blogger! Preciso refazer o meu que é tão banal, se quiser pode me enviar dicas para uma construção bacana de um blogger!
Postar um comentário