Questão
1/5 - Análise de Conjuntura
“No
momento em que o pesquisador definir o processo de amostragem, o primeiro passo
é selecionar todos os indivíduos ou os objetos que têm as informações que o
interessem, a partir das quais serão feitas as inferências”. Fonte:
MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, Capítulo
5, p. 213.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – É necessário limitar bastante
a população alvo. Nesse caso o objetivo é diminuir custos com a pesquisa. A
limitação ao tamanho da amostra não traz qualquer prejuízo à confiabilidade dos
resultados da pesquisa.
II
– Na pesquisa, é necessário especificar de maneira clara o que será excluído na
especificação da população alvo.
III
– É necessário conhecer o mercado. Por isso, um levantamento prévio pode
fornecer informações relevantes e ajudá-lo na definição da população-alvo.
IV
– É necessário reexaminar os objetivos de pesquisa, visto que, se estes forem
estabelecidos de forma clara, ficará muito mais fácil definir a população-alvo.
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A
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Apenas
as assertivas I, II e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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Questão
2/5 - Análise de Conjuntura
“Todavia,
realizar um censo pode ter um custo alto e demorar muito, o que torna o
processo inviável. Para resolver essa questão, o pesquisador pode escolher um
subgrupo da população que represente o universo pesquisado. (Aker; Kumar; Day,
2004; Mattar, 2012) ”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado.
Curitiba: 2014, Intersaberes, Capítulo 5, p. 211.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – População é a soma de todos
os elementos que compartilham algum conjunto de características comuns,
conformando o universo para o problema de pesquisa de marketing.
II
– Amostra é um subgrupo de uma população, selecionado para participação no
estudo.
III
– População é formada necessariamente por uma parte escolhida aleatoriamente
dentro do grupo que pretendemos estudar. Chamamos de universo todo o conjunto
de indivíduos (o grupo todo) que temos por objetivo pesquisar.
IV
– Censo envolve a enumeração completa dos elementos de uma população ou de
objetos de estudo.
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A
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Apenas
as assertivas I, II e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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Questão
3/5 - Análise de Conjuntura
“Se o pesquisador optou por utilizar o censo,
não será necessário o procedimental amostral, já que ele entrevistará toda a
população. No entanto, se ele for retirar uma amostra da população, é preciso
selecionar um processo específico de amostragem. ” Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, Capítulo 5, p. 216.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – A
amostragem por cotas constitui um tipo especial de amostra não intencional.
Pode ser entendida como uma amostragem por julgamento em dois estágios:
primeiro o pesquisador desenvolve categorias ou cotas de controle de elementos
da população e, na sequência, seleciona os elementos da amostra com base em
conveniências ou julgamento.
II – Na
amostra por julgamento o pesquisador seleciona todo universo a ser pesquisado.
Dessa forma ele não escolhe um subgrupo, mas procura estudar o grupo inteiro.
III – A
amostragem bola de neve, também chamada de autogeradas, são aquelas em que o
pesquisador escolhe um grupo de participantes por meio da rede de conhecidos
dos participantes da amostra. Após a entrevista, o pesquisador solicita que
eles indiquem outros elementos pertencentes à população de interesse, e assim
age sucessivamente até construir a amostra.
IV –
Amostragem por conveniência é quando as pessoas são escolhidas por estarem no
lugar exato e na hora certa. A obtenção desse tipo de amostra é mais fácil,
pois basta o pesquisador sair e encontrar um local com muitas pessoas
disponíveis para a realização da pesquisa.
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A
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Apenas
as assertivas I, II e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas I, III e IV estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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Questão
4/5 - Metodologia da Pesquisa
“A
análise comparativa é um instrumento de pesquisa que ajuda a dar conta da
variação exibida pelos fenômenos sociais. Comparar é o mecanismo metodológico
que permite ao investigador alcançar as regularidades do fenômeno social, a
despeito das idiossincrasias que os estudos de casos apresentam” (PREMEBIDA,
A.; NEVES, F. M.; SERÁFICO, M. Análise comparativa. In. PREMEBIDA, A. et. al.
Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 101)
Sobre a
questão da análise comparativa na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e
depois marque a sequência correta:
I –
A análise comparativa combinada com a observação participante, que é típica dos
estudos etnográficos, tem a desvantagem de ser necessariamente rasa e
superficial.
II
– Quando o pesquisador usa a análise comparativa em suas investigações, ele não
pode privilegiar um caso em detrimento do outro. O cientista social deve se
esforçar para compreender as peculiaridades dos casos analisados.
III
– A qualidade da análise comparativa depende da constituição de um conjunto de
informações compostos e ordenadas de modo relativamente uniforme, para realçar
a qualidade de análises comparativas.
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A
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Apenas
a assertiva I está correta
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B
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Apenas
as assertivas I e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
a assertiva III está correta
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E
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Apenas
as assertivas I e II estão corretas
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Questão
5/5 - Metodologia da Pesquisa
“Diversos
analistas, como historiadores e outros pensadores, veem ressaltando, desde os
princípios do século XX, que qualquer documento ou relato é fruto da ação
subjetiva de quem o concebeu e produziu, logo, sofre o ônus de não propiciar
uma observação direta e imparcial daquilo que retrata” (OLIVEIRA, V. P. Análise
Documental In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba:
Intersaberes, 2013, p. 93)
Sobre a
questão da crítica externa e interna na análise documental, leia as afirmações
abaixo e depois marque a sequência correta:
I –
O pesquisador deve estar atento às características de produção e intenções de
cada corpo documental, para assim analisar criticamente seu conteúdo, buscando
em suas entrelinhas aqueles significados mais profundos. Esse procedimento é
chamado crítica interna
II
– O documento tem validade apenas se for produzido por um órgão oficial. Caso
seja um documento pessoal, ele perde a objetividade. Verificar a objetividade
do documento, ou seja, se ele foi produzido por um órgão público é a crítica
externa do documento
III
– A análise documental visa a construção de teorias gerais. O pesquisador não
se prende no estudo do contexto de produção do documento. A história do
contexto específico de produção do documento é menos importante do que a busca
por aquilo que é recorrente, pois apenas é assim que o pesquisador constrói
leis gerais.
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A
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Apenas
a assertiva I está correta
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B
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Apenas
as assertivas I e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
a assertiva III está correta
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E
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Apenas
as assertivas I e II estão corretas
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3 comentários:
Olá boa noite, adorei seu Blog e venho acompanhando faz um tempo ... resolvi fazer ciências Politicas na mesma faculdade acredito que estamos fazendo algumas disciplinas ex: Metodologia da Pesquisa e Analise de Conjuntura. Gostaria de saber se terias possibilidade de entrar contato com você para compartilhar conhecimentos sobre provas Objetivas e discursivas.
Podemos trocar informações aqui pelo blog...fique a vontade.
Você tem provas objetivas e discursivas pra nós usarmos como basede estudo ??
Obrigado .
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