sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Objetiva e Discursiva: Antiguidade Oriental

Fiz prova objetiva e discursiva de Antiguidade, achei difícil. Segue para terem uma base.

Objetiva:
1) Conceito de Maat
2) Papel dos sacerdotes na Mesopotâmia
3) Qual o conceito correto de CORVEIA
4) Sobre o Orientalismo em comparação com o eurocentrismo
5) Sobre a cheia dos rios Nilo, Tigre e Eufrates (era de marcar V ou F)
6) Sobre as unidades domésticas no Antigo Egito
7) Sobre a teoria da reciprocidade (essa questão tem a ver com o conceito de Polanyi) diferenciando Formalismo de Substantivismo
8) Conceito de Burocracia Patrimonial (tem a ver com Max Weber)
9) Sobre a propriedade de terras na Mesopotamia (tinha questões sobre código de Hamurabi e sobre o escravo)
10) Sobre religião no antigo Egito

Discursiva:

1) Discorra sobre o sistema de Corveia
2) Questão sobre a critica interna do documento
3) A importancia da Maat no antigo Egito

3 comentários:

Unknown disse...

NOSSA VC MIM SALVOU. VC FEZ O ESTUDO DE CASO?

Unknown disse...

Ainda não fiz, mas as questões sempre muda.

Oscilange disse...

Arlita eu fiz o estudo de caso. O meu foi sobre as cartas do Egito Antigo trocadas por dois reis e o assunto era o casamento. Fiz a proposta de a professora imprimir os trechos das cartas e pedir para os alunos debater sobre as relações e para definirem qual a ordem das cartas e mais importante de tudo é o professor aproveitar para explicar sobre anacronismo, para evitar que os alunos queiram comparar o tempo antigo com o atual e também ensina-los sobre juízo de valor quando analisamos fontes de uma cultura diferente da nossa.