quinta-feira, 26 de julho de 2018

APOL: Arqueologia

Todas certas....

Questão 1/5 - Arqueologia
Atente para o extrato de texto a seguir: 
“Maior que a de outros campos do conhecimento que também utilizam a cultura material como dado, essa forte identificação tem suas raízes, certamente, no fato de que, por não poder contar mais com os atores sociais em cena, ela constitui a fonte primária da Arqueologia para o acesso ao passado da humanidade, quando não a única, como ocorre na arqueologia pré-histórica”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lima, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan./abr., 2011. p. 12. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de cultura material.
A
Animais vivos.
B
Plantas na natureza.
C
Construções.
D
Pensamento dos indivíduos.
E
Comportamento humano.

Questão 2/5 - Arqueologia
Atente para a citação a seguir: 
“Todos os homens modernos que vivem hoje no mundo fazem parte de uma única espécie, a do Homo sapiens sapiens. Quando teria surgido essa nossa espécie, onde? Há duas maneiras de buscar informações e de tentar responder a essas perguntas: por meio da genética e da paleontologia. Juntando-se ambas as vias de pesquisa, os estudiosos têm proposto uma origem africana recente para o Homo sapiens sapiens”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em FUNARI, P. P., NOELLI, F. S. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 29. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre as características dos hominídeos que deram origem ao homem, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) O Homo sapiens sapiens é uma subespécie do Homo sapiens.
(F) O Homo sapiens nasceu do cruzamento do Homo sapiens com o Homo habilis.
(V) Homo neanderthalensis tinha alimentação à base de caça e coleta de vegetais.
(V) O Homo sapiens já apresentava postura ereta e configuração que temos hoje em dia. 
Agora, indique a opção que apresenta a sequência correta:
A
F – F – V – V
B
F – V – F – V
C
V – F – V – V
D
V – F – F – F
E
V – F – F – V

Questão 3/5 - Arqueologia
Considere o fragmento de texto a seguir:

“Costuma-se, antes de propor uma escavação, encontrar informações em documentos, em testemunhos orais, fotos e pinturas sobre possíveis ocupações antigas e, em seguida faz-se um reconhecimento do terreno [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P. P. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2012. p. 29. 
Com base no fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre prática arqueológica, indique uma metodologia de trabalho muito usual em Arqueologia com intuito de facilitar a vida do arqueólogo.
A
Punção
B
Prospecção
C
Enquadramento
D
Sucção
E
Propulsão

Questão 4/5 - Arqueologia
Observe a afirmação a seguir: 
“No contexto da Arqueologia antropológica norte-americana, surgiu um movimento, na década de 1960, que se autodenominava [...] Arqueologia Processual, capitaneada por Lewis Binford. Começou-se com o grito de guerra de que a ‘Arqueologia é Antropologia ou não é nada’, em claro desafio ao caráter histórico da Arqueologia histórico-cultural”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P.P. Teorias e métodos na Arqueologia contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Mneme, Revista de Humanidades, Rio Grande do Norte v. 6, n. 13, p. 1-5, dez./jan., 2005. p. 2. 
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas indique que outro nome recebe a corrente processualista na Arqueologia.
A
Nova Arqueologia
B
Colecionismo
C
Arqueologia Velha
D
Arqueologia de Gabinete
E
Arqueologia Contextual

Questão 5/5 - Arqueologia
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A arqueologia é uma atividade profundamente sedutora e o patrimônio arqueológico exerce grande fascínio sobre o público. Essa atração, quando bem canalizada pela educação, gera respostas muito positivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, T. Um Passado para o Presente: Preservação Arqueológica em Questão. In: LIMA, Tânia Andrade (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Arqueológico: o desafio da preservação. Brasília: IPHAN, n. 33, p. 6-21, 2007. p. 8-9. 
Levando em consideração a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, sobre educação patrimonial, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( F) A educação patrimonial limita-se ao ensino das técnicas de escavação em sala de aula.
(V) Pedagogos e licenciados cumprem papel crucial no processo de ensino e aprendizagem da educação patrimonial.
(F) A educação patrimonial está voltada apenas para academia e profissionais que trabalham com arqueologia.
(V) A educação patrimonial favorece um diálogo entre profissionais de arqueologia e comunidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – V – F
B
F – V – F – V
C
F – F – F – V
D
V – V – V – F
E
F – F – V – F

2 comentários:

Anônimo disse...

boa noite, vc parou de fazer as de RI ?

Oscilange disse...

Estou postando apenas as APOLs mas continuo RI, não parei não....