Questão 1/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem
de História
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or
not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos
Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama.
Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que
atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o
mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Oswald de. O
manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e
modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos
vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
O trecho
acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no
Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o
artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a
alternativa correta:
|
A
|
A arte moderna brasileira foi inspirada por tendências estrangeiras,
por isso seu início se deu tardiamente, na década de 1950.
|
|
B
|
Durante a 1ª Guerra Mundial, em meados da década de 1910, surge
o movimento modernista no Brasil como uma forma de expressão desse
período.
|
|
C
|
Nas décadas de 30 e 40 a arte moderna consolida seu espaço, com o
apoio do governo Vargas que se utilizou da arte e da cultura para
manter
a unidade social.
|
|
D
|
O modernismo brasileiro restringiu-se à literatura, deixando de fora
as
artes plásticas e a música, por exemplo.
|
|
E
|
Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se
constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento
propriamente dito.
|
Questão 2/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem
de História
Leia o
extrato de texto a seguir:
“A
expressão ‘controle social’ tem origem na sociologia. De forma geral é
empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social
disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões
sociais e princípios morais. Assim sendo, assegura a conformidade de
comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princípios prescritos e
sancionados”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Isabel Brasil;
LIMA, Júlio César França. Dicionário da Educação Profissional em Saúde.
Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009. p. 67.
De acordo
com o texto-base Através da imagem: fotografia e história, existem
vários mecanismos que podem ser utilizados no controle social, como a
fotografia. Acerca disso, assinale a alternativa correta:
|
A
|
A fotografia surgiu como uma forma de aprimorar os retratos falados
que eram feitos dos bandidos no século XVIII.
|
|
B
|
O uso das fotografias em presídios tem a função de registrar a
situação
dos criminosos, para que estes sintam vergonha de seus atos.
|
|
C
|
É através das fotos escolares que se acompanha a frequência diária
dos alunos nas aulas.
|
|
D
|
No início do século XX, a fotografia começou a ser associada à
identificação, estando presente em documentos de reconhecimento
social, como as identidades.
|
|
E
|
A fotografia é considerada pela justiça como o único tipo de prova que
é impossível de ser falsificada.
|
Questão 3/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem
de História
Leia a
passagem a seguir:
“Narrativas
revelam o alinhamento dos narradores com certos indivíduos, grupos, ideias e
símbolos através dos quais eles externalizam seus maiores valores, qualidades
positivas e de orgulho para si mesmos. Narrativas também revelam as
dissociações dos narradores com ‘outros’ indivíduos, grupos, ideias, e símbolos
através dos quais eles externalizam as partes menos favoráveis de si mesmos”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ERRANTE, Antoinette.
Mas afinal a memória é de quem? Histórias Orais e modos de lembrar e contar. História
da Educação. ASPHE/FaE, UFPel, Pelotas (8): 141-174, set./00, p.141.
Através
da prática narrativa pode se revelar muitas informações, assim como dar voz
ativa a diversos indivíduos presentes no meio social. Considerando isso e de
acordo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência
com história oral no ensino fundamental, leia as afirmativas a seguir,
assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
(V) Além
da democratização da compreensão dos processos históricos, a História Oral
também contribui com o acesso à produção do próprio conhecimento histórico.
(F) A
História Oral pode incentivar nos alunos a ideia de que o conhecimento pode ser
somente falado, sem a necessidade ser escrito ou lido.
(V) A
prática da História Oral em sala de aula contribui para o desenvolvimento do
respeito entre gerações e grupos sociais diferentes.
(V) Com a
oportunidade de aproximação da comunidade com a escola, promovida pela História
Oral, o diálogo entre elas pode ser cada vez mais consolidado.
Agora, assinale a alternativa com
a sequência correta:
|
A
|
F – V – V – F
|
|
B
|
F – F – V – F
|
|
C
|
V – V – F – F
|
|
D
|
V – F – V – V
|
|
E
|
V – V – V – F
|
Questão 4/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem
de História
Observe a imagem a seguir:
Após esta
avaliação, caso
queira examinar mais detidamente o quadro, ele está disponível em PORTINARI,
Cândido Café (1935)
[http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=44.
Acesso em: 09 jun. 16].
O artista
Cândido Portinari é um dos grandes nomes da cultura brasileira. Considerando o
artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil e a produção e
trajetória desse pintor, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e
F para as falsas:
(F)
Temática comum nas pinturas era o retrato da vida das classes mais abastadas do
país, sem a presença de uma crítica social.
(V) Um
dos destaques do conjunto de obras de Portinari são os inúmeros painéis
decorativos, públicos e monumentais.
(V)
Portinari foi o primeiro artista modernista do Brasil a receber um prêmio no
exterior pela sua produção artística.
(F)
Apesar do estilo arrojado e da inovação nas técnicas de pintura,
características modernistas, as obras de Portinari são consideradas como
clássicas.
|
A
|
F – F – V –F.
|
|
B
|
V – F –V –F.
|
|
C
|
V – V –F –V.
|
|
D
|
F – V – V –
F.
|
|
E
|
F – V – F – V.
|
Questão 5/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem
de História
Leia o
excerto a seguir:
“As
fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que
promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações,
estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de
seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia
e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A
inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o
desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como
base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a
alternativa correta:
|
A
|
A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para
atender à demanda das especificidades dessas fontes.
|
|
B
|
As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também
podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a
necessidade
de novas abordagens.
|
|
C
|
No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi
realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores.
|
|
D
|
Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma
superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento
de
metodologias adequadas.
|
|
E
|
A existência de uma metodologia em específico foi considerada
como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como
ilustrações.
|
Gabarito
1 – C
2 – D
3 – D
4 – D
5 – D
Um comentário:
Obrigado pelas postagens!
Está ajudando muitoooooooo
Fico À disposição em contribuir
Josiele
josi12ele12@gmail.com
Postar um comentário