Questão 1/5 - Modelos de Democracia
Na
videoaula 4, aprendemos que além do conceito de esfera pública, um dos
conceitos centrais para Habermas é o conceito de democracia deliberativa, onde
a troca de argumentos na esfera pública traria a legitimidade para as decisões
políticas que passariam a espelhar de maneira mais fiel os anseios dos
cidadãos. Esse autor pensa uma esfera pública onde o debate se trava entre
indivíduos que devem ter seus argumentos validados não pelo seu status social,
mas por ser verdadeiro, assim, a esfera pública deve ser a troca de ideias
entre livres e iguais.
Vemos que
Habermas está tentando com isto imaginar uma outra democracia. A partir deste
debate e do que entendemos por teoria deliberativa, assinale a alternativa que
corresponde ao caráter desta teoria:
|
A
|
É uma teoria que
se pretende descritiva
|
|
B
|
É uma teoria que
se pretende normativa
|
|
C
|
É uma teoria que
se pretende objetiva
|
|
D
|
É uma teoria que
se pretende revolucionária
|
|
E
|
É uma teoria que
se pretende subjetiva
|
Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“A Suécia
é um exemplo do modelo socialdemocrata, o qual foi preponderante no país entre
1932 e 1986, mesmo que liberais ou conservadores estivessem no governo em
certos períodos. Desde o início do século XX, a nação vinha implantando
políticas sociais, como pensões, seguros e leis de proteção ao trabalhador. O
Estado era o principal agente dessas políticas”.
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 5.
Com base nos seus conhecimentos
sobre o Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a
alternativa que faz a análise correta acerca das características do Welfare
State socialdemocrata.
I. Neste modelo, a atuação do Estado se baseia em assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de previdência social.
I. Neste modelo, a atuação do Estado se baseia em assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de previdência social.
II. O
princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo
quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e
universais, independentemente de contribuição ou do valor da
contribuição.
III.
Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare
State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre
as classes, lealdade e produtividade.
IV. Um
princípio importante é o de que políticas sociais não são custos, mas
investimentos, na medida em que a sociedade é beneficiada com padrões mínimos
de educação, saúde, habitação, renda e erradicação da miséria.
|
A
|
Está correta
apenas a afirmativa II
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e III
|
|
C
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e IV
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e III
|
Questão 3/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“No final
do século XIX e início do século XX, algumas nações iniciaram um processo em
que o Estado assumia a responsabilidade de assistir à população, sendo o
embrião do Welafare State – mas isso apenas se consolidaria após a II
Guerra mundial”.
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 2.
Com base
nos seus conhecimentos sobre o Estado conhecido por Welfare State,
analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise
correta.
I. Sua característica principal era a ação do Estado no tocante à “provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva”.
I. Sua característica principal era a ação do Estado no tocante à “provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva”.
II.
Exemplos são a Suécia e Finlândia, países conhecidos pelos excelentes e
diversos serviços sociais, como saúde, educação e assistência na velhice,
oferecidos a toda a população.
III. Uma
característica do Estado é delegar funções à esfera privada ou a certas
instituições sociais, como a Igreja Católica.
IV. O
Estado passa a se responsabilizar diretamente pela proteção interna e externa
da nação, pela justiça e, direta ou indiretamente, por educação, saúde,
economia e ações de infraestrutura.
|
A
|
Está correta
apenas a afirmativa II
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e III
|
|
C
|
Estão corretas apenas
as afirmativas II e III
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e III
|
Questão 4/5 - Modelos de Democracia
Leia o
trecho a seguir: "[...] os conceitos de mundo da vida e de sistema
- os dois componentes polares de sua concepção da ordem social. É necessário
assinalar que a análise do autor, formulada desde a perspectiva da teoria da
ação, acentua que a questão teórica de como é possível a ordem social remete à
questão de como se coordena a ação de (pelo menos dois) participantes de uma
interação. Sob este pressuposto, mundo da vida e sistema são duas ordens
institucionais que correspondem a duas formas básicas de integração
(coordenação) da ação: a integração social e a integração sistêmica".
Fonte:
RIVEIRA, Francisco Javier Uribe. A Teoria Social de Habermas: Evolução
Social, Sociedad0e e Poder. In: Agir comunicativo e planejamento social:
uma crítica ao enfoque estratégico [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ,
1995.
Considerando
os conteúdos trabalhados na disciplina Teoria da Democracia e a diferenciação
feita por Habermas entre mundo da vida e sistema, escolha a alternativa que
descreva corretamente o que Habermas entendia por SISTEMA.
|
A
|
Um sistema é uma esfera de ação norteada pelos valores morais,
éticos e de solidariedade social.
|
|
B
|
O sistema se refere às esferas de ação dominadas pela lógica
da razão instrumental.
|
|
C
|
O sistema pode ser entendido como uma esfera baseada na
lógica de afinidade e amigos.
|
|
D
|
O sistema se refere ao ciclo de acumulação de capitais em uma
família ou empresa.
|
|
E
|
O sistema é uma esfera baseada na modernidade líquida.
|
Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Até o
final do século XIX, a Igreja Católica pouco interferia na questão social, pelo
menos em termos políticos. Não se fazia críticas às possíveis causas de tais
problemas, nem se apontava as soluções. Certamente, a Igreja agia na lógica da
caridade e da filantropia – como, por exemplo, mantendo orfanatos. Foi então
que, em 1891, alarmado com o avanço do socialismo, do movimento operário e do
modelo capitalista predominante, o Papa Leão XIII lançou uma Encíclica na qual
discute situação e condições de trabalho dos operários. A partir daí, é lançada
uma proposta de acordo entre as classes sociais (contrapondo-se à tese da luta
de classes). O documento modificou a forma de ação católica em relação aos
problemas sociais e foi a base da chamada Doutrina Social da Igreja”.
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 5.
Com base nos seus conhecimentos
sobre o Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a
alternativa que faz a análise correta acerca das características do Welfare
State conservador.
I. O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição.
I. O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição.
II. Nesse
modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State
monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes,
lealdade e produtividade.
III. Os
serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os
benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário.
IV. Os
EUA formam um exemplo básico deste modelo com o chamado New Deal,
programa governamental criado para amenizar os efeitos da crise econômica dos
anos de 1930, quando foi criada a Previdência Social.
|
A
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e II
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e III
|
|
C
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e IV
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e III
|
Um comentário:
A 5ª questão a resposta é II e III.
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas II e III estão corretas). As afirmativas II (Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes, lealdade e produtividade) e III (Os serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário) estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 4, “Neste modelo, considerado por Esping Andersen (1991) como corporativo ou Welafare state monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a “harmonia entre as classes, lealdade e produtividade. Segundo este modelo, um sistema eficiente de produção não derivaria da competição, mas da disciplina. Um Estado autoritário seria muito superior ao caos dos mercados no sentido de harmonizar o bem do Estado, da comunidade e do indivíduo”. Os serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário” (p. 6).
As afirmativas I (O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição) e IV (Os EUA formam um exemplo básico deste modelo com o chamado New Deal, programa governamental criado para amenizar os efeitos da crise econômica dos anos de 1930, quando foi criada a Previdência Social) estão incorretas porque apresenta informações que não correspondem com o modelo de welfare state conservador.
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 6.
Postar um comentário