Questão 1/5 - Economia Brasileira
Bem,
acreditamos que, agora, você deve estar entendendo o porquê se usa tanto aquela
famosa frase "parece que as pessoas não entendem o que eu falo".
Talvez seja exatamente isso: elas realmente não entenderam o que foi dito ou,
ainda, é possível que o que foi dito não seja o que se queria dizer. Entendeu?
Bem, o que importa aqui é que você perceba que a verdade é uma construção que
pode ser vista sob diferentes ângulos.
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, introdução, adaptado.
Tendo
como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale
a alternativa que indique corretamente o significado do termo Efeito
Rashomom: (pagina 31)
A
|
Esse termo é
usado para identificar aqueles casos onde se configura
uma disputa de
poder entre os diferentes grupos que disputam a
liderança em uma
instituição.
|
|
B
|
Esse termo é
usado para identificar aqueles casos individuais nos quais
há a interferência
de variáveis sociais aleatórias.
|
|
C
|
Esse termo é
usado para identificar aqueles casos nos quais a
solidariedade
coletiva é responsável pela correta distribuição de renda.
|
|
D
|
Esse termo é
usado para identificar aqueles casos onde os
acontecimentos
seguem padrões diferentes, resultando em dificuldade
de compreensão
por parte das pessoas envolvidas.
|
|
E
|
Esse termo é
usado para identificar aqueles casos onde não possível
apurar com
segurança um acontecimento, uma vez que cada testemunha
o relata de forma
diferente.
|
Questão 2/5 - Direitos Humanos
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“A origem
do sistema global de proteção dos direitos humanos guarda forte relação com os
conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX, marcadamente as
duas grandes Guerras Mundiais. Diante das violações perpetradas com base em uma
ideia de soberania estatal absoluta, a comunidade internacional viu a
necessidade de criar mecanismos de defesa dos indivíduos em um âmbito global,
os quais teriam o condão de mitigar os limites territoriais em prol do valor da
pessoa humana”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de
proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema
constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Com base
no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais
e sistema constitucional”, analise as opções abaixo e assinale a alternativa
que contém o nome de um mecanismo extraconvencional do sistema global de
proteção dos direitos humanos. Pagina 30
A
|
A Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de todos os
Trabalhadores Migrantes e suas famílias e seu comitê.
|
|
B
|
A Convenção sobre
os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006)
e seu protocolo
facultativo e seu comitê.
|
|
C
|
O Comitê sobre
Direitos das Crianças.
|
|
D
|
O Comitê sobre
Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
|
|
E
|
O Conselho de
Direitos Humanos da Organizações da Nações Unidas (ONU).
|
Questão 3/5 - Direitos Humanos
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“A
Comissão de Direitos Humanos (CDH), criada em 1946, tendo como pano de fundo o
segundo pós-guerra, concebeu uma estratégia de atuação da ONU na área de
direitos humanos sob o conceito de Carta Internacional dos Direitos Humanos,
que compreendia a elaboração de uma Declaração Universal, de uma Convenção de
Direitos Humanos e o estabelecimento de medidas de implementação. Não houve
dificuldades intransponíveis para se dar o primeiro passo, ou seja, para a
elaboração da Declaração Universal, adotada em 1948 na Assembleia-Geral, por 48
votos a favor e 8 abstenções. A Declaração, não sendo mandatória, representou
uma nova vis directiva. Além dos direitos civis e políticos, incorporou
os direitos econômicos, sociais e culturais, e constituiu uma manifestação
clara do repúdio aos regimes totalitários”.
Fonte: LAFER, Celso. A ONU e os
direitos humanos. Estud. av., São Paulo, v. 9, n. 25, p. 169-185, Dec. 1995.
Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000300014&lng=en&nrm=iso>.
access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141995000300014.
Com base nos seus conhecimentos
sobre o sistema universal de proteção dos direitos humanos, acerca das
principais características da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH),
analise as afirmativas abaixo assinalando V para verdadeiro e F para falso.
Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: pagina 26
I. A DUDH é marcada pela amplitude: mostra-se ampla ao compreender um conjunto de direitos e faculdades necessários para que um indivíduo possa desenvolver sua capacidade física, moral e intelectual.
II. A DUDH é marcada pela focalização: promove a "compensação" no nível microssocial, o assistencialismo focado na pobreza crítica em um contexto caracterizado pela transferência de renda para cima.
III. A DUDH é marcada pela universalidade: é universal ao ser aplicável a todas as pessoas, sem restrições de nacionalidade, raça, religião ou sexo, independentemente do regime político do território no qual incide.
IV. A DUDH é marcada pela complementariedade: trata-se de um enfoque que promove a mercantilização dos bens sociais, entendidos como “satisfatórios” sociais, com a produção e gestão privada dos mesmos.
A
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F, V, V, V
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B
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F, V, V, F
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|
C
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F, F, V, F
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|
D
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F, V, F, V
|
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E
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V, F, V, F
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Questão 4/5 - Direitos Humanos
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Embora a
Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) tenha fixado um elenco dos
direitos humanos básicos, em seu momento inicial não apresentava força jurídica
obrigatória e vinculante, uma vez que foi adotada pela Assembleia Geral das
Nações Unidas sob a forma de resolução, e não pelos Estados partes em forma de
tratado. Ao longo do tempo, porém, a Declaração assumiu a natureza jurídica de
norma de jus cogens. Ainda que seja um documento de soft law, e
não um tratado, por sua autoridade histórica assumiu o papel de uma cartilha de
valores elementares compartilhados pela comunidade internacional, tornando-se
um código de atuação e de conduta para todos os Estados”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de
proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema
constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Vimos no livro base da disciplina
que o sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos é formado
por instrumentos e órgãos pertencentes a duas grandes áreas: a convencional e a
extraconvencional. Com base nessa informação, analise os enunciados abaixo e
selecione a alternativa que contém características do sistema convencional.
Pagina 30
I. O sistema
convencional é derivado da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da
atuação de seus órgãos.
II. O sistema convencional é
originado de tratados internacionais dos quais os Estados são signatários.
III. O sistema convencional tem
como fundamento o consentimento prestado pelos Estados signatários ao assumirem
as obrigações constantes em um instrumento internacional.
IV. Os órgãos criados por essas convenções, monitoram o cumprimento das obrigações estatais, desenvolvem a interpretação das disposições normativas e recebem e apuram as petições ou comunicações de indivíduos vítimas de violações de direitos humanos.
IV. Os órgãos criados por essas convenções, monitoram o cumprimento das obrigações estatais, desenvolvem a interpretação das disposições normativas e recebem e apuram as petições ou comunicações de indivíduos vítimas de violações de direitos humanos.
A
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Estão corretas
apenas as afirmativas II e III
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B
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Estão corretas
apenas as afirmativas I e IV
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|
C
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Estão corretas
apenas as afirmativas I, III e IV
|
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D
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Estão corretas
apenas as afirmativas II, III e IV
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E
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Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
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Questão 5/5 - Economia Brasileira
Leia o texto a seguir e responda:
"A história do Brasil, como do resto da história de qualquer país, não é "oito ou oitenta", assim como não é um romance com grupos de heróis e vilões caricatos. A formação do Brasil está mais para um palco onde personagens reais, com personalidades complexas, reagem como podem ao ambiente e às regras do tempo em que vivem."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, introdução, adaptado.
"A história do Brasil, como do resto da história de qualquer país, não é "oito ou oitenta", assim como não é um romance com grupos de heróis e vilões caricatos. A formação do Brasil está mais para um palco onde personagens reais, com personalidades complexas, reagem como podem ao ambiente e às regras do tempo em que vivem."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, introdução, adaptado.
Tendo
como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os
enunciados abaixo (relativos ao estudo da Formação Econômica Brasileira) são
verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta. Pagina 35
(V) O
estudo da formação econômica do Brasil (FEB) exige que fatos sejam analisados
segundo o contexto histórico e a percepção daqueles que desta aventura
participaram.
(V) O
estudo da FEB tem como objetivo desvendar a construção institucional do Brasil;
nesse sentido, a investigação científica desse tema pode ser feita de diversas
formas.
(V)
Alguns autores retornam ao período da chegada dos portugueses ao que viria a
ser o território brasileiro e vêm até os dias atuais buscando apresentar o
impacto das heranças coloniais (por exemplo, Celso Furtado).
(V)
Outros autores vão menos longe e buscam nas instituições mais recentes, cerca
de um século atrás, elementos causais para justificar a identidade que hoje
assumimos (por exemplo, Marcelo de Paiva Abreu).
A
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V, F, F, F
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|
B
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F, V, V, F
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|
C
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V, V, V, V
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D
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V, F, V, F
|
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E
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F, F, F, F
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7 comentários:
Obrigado por suas postagens, tem me ajudado muito
estudo ciências politicas e alguma vezes tenho buscado socorro em seu blog
obrigado mais uma vez!
que as bençãos dos Budas das Dez direções caiam sobre voce e sua família como chuva de néctar!!!
Namaste
Blogger Padma Pawo disse...
Obrigado por suas postagens, tem me ajudado muito
estudo ciências politicas e alguma vezes tenho buscado socorro em seu blog
obrigado mais uma vez!
que as bençãos dos Budas das Dez direções caiam sobre voce e sua família como chuva de néctar!!!
Namaste
Padma, muito obrigada pelas vibrações tenho precisado bastante. Namaste!
Olá, boa noite!
Não tem a apol 2 e 3 ?
Olá, tudo bem?
Muito obrigado por toda ajuda e as postagens. Acho o blog incrível. Sempre quando aparece alguma duvida nas APOL`s (Quase sempre, rs), venho aqui dar uma olhada. Também curso REL.
Boas energias pra você.
Muito obrigado!
Também faço R.I, quiser trocar idéias sobre o curso, apol e também sobre MODERI( Movimento em Defesa da regulamentação da profissão de Relações Internacionais) sou um dos colaboradores. Pode me chamar no whats : 061996664266
Obrigada por passarem por aqui, fico feliz por ter dado certo a ideia de criar o blog.
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