Questão
1/10
Levando em conta os objetivos das gincanas, analise
as proposições a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) As gincanas possuem objetivos de cunho
recreativo, o interesse é a diversão e a confraternização entre os
participantes.
II. ( ) Gincanas objetivam a mobilização das
pessoas em torno de alguma ação beneficente, seja para a arrecadação de
recursos (materiais, físicos, financeiros), para a doação de sangue, para a
realização de serviços voluntários, ou qualquer outra iniciativa que vise o
auxílio ao próximo.
III. ( ) Todas as informações sobre a gincana devem
ficar bem claras, como, por exemplo, o dia, local e horário que irá acontecer.
Inclusive o tempo de duração.
IV. ( ) Buscando a supervalorização da vitória, a
gincana deve selecionar somente os mais aptos e habilidosos em sua prática,
excluindo alunos devido as suas características físicas ou motoras.
Agora,
assinale a alternativa com a sequência correta:
A
|
V – F –
V – F
|
|
B
|
F – V –
F – V
|
|
C
|
V – F –
F – V
|
|
D
|
F – V –
V – F
|
|
E
|
V – V –
F – F
|
Questão
2/10
Leia o enunciado a seguir:
“A aprendizagem deve despertar o interesse,
estimulando a curiosidade e a criatividade. Logo, o interesse relacionado à
atividade lúdica na escola tem-se mostrado cada vez maior por parte de
pesquisadores e, principalmente, de professores que buscam alternativas para o
processo ensino-aprendizagem”.
Fonte: PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e
subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de
Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, 2005. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ rdpsi/v17n2/v17n2a06.pdf>. Acesso em: 19 ago.
2016.
Sobre a gincana como instrumento de aprendizagem,
analise as proposições a seguir e assinale a correta:
A
|
A
gincana associa a aprendizagem com a diversão, a alegria, o prazer que o
participante pode conquistar envolvendo-se em alguma equipe.
|
|
B
|
elaboração
da gincana deve seguir uma dimensão superficial das possibilidades
educacionais, buscando apenas o divertimento dos alunos.
|
|
C
|
O
desenvolvimento das atividades tem como finalidade tornar os alunos mais
competitivos e egocêntricos.
|
|
D
|
O
planejamento de gincanas escolares deve ser realizado somente pelo professor
de educação física, visto que ele tem perfil para esse tipo de evento.
|
|
E
|
As
provas físicas, musicais e culturais não devem dialogar com o meio
sóciocultural no qual os alunos estão inseridos.
|
Questão
3/10
Considerando a inclusão de gincanas no planejamento
pedagógico, analise as proposições a seguir, assinalando V para as verdadeiras
e F para as falsas:
I. Atividades didáticas que visam levar
conhecimento e aprimoramento às pessoas, objetivam a aquisição de habilidades,
o estímulo para a mudança de comportamento, dentre outros interesses
pedagógicos.
II. A realização de gincanas pode favorecer a
socialização dos alunos e despertar o interesse pelo conteúdo das disciplinas
estudadas na escola.
III. Preparar as tarefas da gincana de modo a
divertir e tornar o conteúdo das aulas mais agradável.
IV. A gincana deve ser incluída no planejamento
pedagógico do professor para estimular somente a participação dos alunos
dinâmicos e participativos, desfavorecendo a participação de alunos tímidos ou
introvertidos.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A
|
V – F –
V – F
|
|
B
|
F – V –
F – V
|
|
C
|
F – F –
V – V
|
|
D
|
V
– V – V – F
|
|
E
|
F – V –
V – F
|
Questão
4/10
Apesar de a gincana ser um evento que permite criar
diferentes formas de tarefas, é pertinente que os participantes conheçam a natureza
das atividades.
Em relação às características de provas ou tarefas
que podem compor a programação de uma gincana, relacione corretamente os
elementos às suas respectivas características:
1. Relâmpago
2. Antecipada
3. Surpresa
( ) Apesar de estarem definidos na programação o
dia e horário para a realização desse tipo de atividade, sua característica
está na realização sem esclarecimento prévio e também de rápida execução. A
organização fará a apresentação e explicação da prova somente no momento da realização.
( ) Esta prova tem como característica levar às
pessoas a situações inesperadas. Assim, é possível solicitar às equipes que
escolham um número determinado de pessoas e que providenciem alguns materiais,
para que sejam utilizados na realização da tarefa. Contudo, ela será explicada
somente no momento da execução.
( ) O caráter desse tipo de prova está na
divulgação anterior de suas características (nome da prova, regulamento,
pontuação e outras informações relacionadas a sua execução). Assim, os participantes
saberão, por exemplo, que no 10º dia de gincana acontecerá uma prova de cabo de
guerra.
Agora, assinale a alternativa com a sequência
correta:
A
|
1 – 2 –
3
|
|
B
|
2 – 1 –
3
|
|
C
|
1 – 3 –
2
|
|
D
|
3 – 2 –
1
|
|
E
|
2 – 3 –
1
|
Questão
5/10
De acordo com o material de leitura, assinale a
alternativa que corresponde às provas que promovem o envolvimento de jogos em
equipe ou individuais e outras tarefas nas quais predominem o esforço físico:
A
|
Culturais
|
|
B
|
Físico-desportivas
|
|
C
|
Musicais
|
|
D
|
Intelectuais
|
|
E
|
Filantrópicas
|
Questão
6/10
Leia o enunciado a seguir:
De acordo com o material de leitura, assinale a
alternativa que corresponde às provas que envolvem música, cinema, teatro e
conhecimentos gerais.
A
|
Culturais
|
|
B
|
Físico-desportivas
|
|
C
|
Musicais
|
|
D
|
Intelectuais
|
|
E
|
Filantrópicas
|
Questão
7/10
Leia o
enunciado a seguir:
De acordo com o material de leitura, assinale a alternativa que corresponde às provas que apresentam tarefas como: a arrecadação de mantimentos, agasalhos, remédios ou material de limpeza para doação a entidades carentes, dentre outras ações.
De acordo com o material de leitura, assinale a alternativa que corresponde às provas que apresentam tarefas como: a arrecadação de mantimentos, agasalhos, remédios ou material de limpeza para doação a entidades carentes, dentre outras ações.
A
|
Culturais
|
|
B
|
Físico-desportivas
|
|
C
|
Musicais
|
|
D
|
Intelectuais
|
|
E
|
Filantrópicas
|
Questão
8/10
Analise
as proposições a seguir e assinale aquela que representa corretamente as etapas
que precisam ser respeitadas na organização de um projeto:
A
|
Planejamento,
preparação, execução e avaliação.
|
|
B
|
Ação,
controle, pesquisa e realização.
|
|
C
|
Feedback,
observação, gerenciamento e verificação de riscos.
|
|
D
|
Investimento,
divisão de tarefas, fiscalização e administração.
|
|
E
|
Coordenação,
monitoramento, prática e desempenho.
|
Questão 9/10
Para cada prova da gincana, a pontuação deve
respeitar a ordem da classificação, estando subordinada ao:
Assinale a alternativa correta:
A
|
Recurso
material
|
|
B
|
Número
de participantes
|
|
C
|
Perfil
do participante
|
|
D
|
Nível
de dificuldade
|
|
E
|
Horário
da prova
|
Questão
10/10
Analise
as proposições a seguir e assinale aquela que representa corretamente os
objetivos possíveis de serem vinculados às gincanas:
A
|
Adestrar
os alunos para que desempenhem as atividades obrigatórias do ensino.
|
|
B
|
Comemorar
datas festivas, adquirir bens particulares.
|
|
C
|
Usar a
gincana como estratégia reguladora do comportamento dos alunos.
|
|
D
|
Preencher
a programação de congressos, ciclos de debates e eventos esportivos.
|
|
E
|
Ter
objetivos recreativos, beneficentes, visar ao serviço voluntário e aos
interesses pedagógicos.
|
6 comentários:
A 4 é a letra C
Parabéns pelo Blog.
Obrigada pela ajuda...eu acertei todas e na hora de copiar fiz bagunça...devo ter atrapalhado alguém...O blog é nosso, fiz para interagirmos..
Olá Oscilange! Vim lhe agradecer e deixar um forte abraço.
muito bom o blog parabens
Eliane e Nélio que bom que gostaram;
Postar um comentário