Questão
1/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“[...] uma metodologia de pesquisa na Internet,
voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento
crítico. É um formato de lições como qualquer outro, não requer nenhum software
especial apenas a habilidade de criar web pages. É uma lição com estrutura,
como qualquer outra, mas o fundamental dela é que está apresentado em tarefas
executáveis e interessantes e que sejam próximas do dia a dia do aluno” (Dodge,
1995).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:b5uCKJtn6mgJ:www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/Gouvea-Maltempi-carem.pdf+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
P.3
De acordo com as aulas, slides e artigo
apresentados, assinale a alternativa que apresenta o criador da Webquest.
A
|
Marcos
Masseto
|
|
B
|
José
Manuel Moran
|
|
C
|
Bill Gates
|
|
D
|
Bernie
Dodge
|
|
E
|
Paul
Allen
|
Questão
2/10
Leia o excerto textual a seguir:
“Apesar de encontrar o uso de Webquests em vários
países (...), como afirma Dodge, em nosso país esse recurso ainda não é muito
divulgado, são poucas as instituições de ensino, seja em qualquer grau, que
utilizam a Webquest como metodologia de pesquisa. Segundo o autor, o termo é um
dos mais populares na internet quando comparado com termos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT2/114363.pdf
p. 1
De acordo com as aulas, slides e artigo
apresentados, assinale a alternativa que apresenta corretamente os países que
especialmente utilizam a webquest como forma de integrar a Internet de maneira
produtiva na escola:
A
|
Alemanha
e Portugal
|
|
B
|
EUA e
Inglaterra
|
|
C
|
Japão e
Espanha
|
|
D
|
Argentina
e Chile
|
|
E
|
EUA e
Canadá
|
Questão
3/10
Leia o extrato de texto a seguir:
O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995,
na San Diego State University (SDSU), pelo professor Bernard Dodge e seu
colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March , no âmbito das atividades
propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with
Technology". Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades
orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra
na Web, conceito por vezes traduzido como Aventura na Web ou Desafio na Web
(CARVALHO, 2003)
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:P8k5Z4JyJrcJ:seer.ufrgs.br/renote/article/download/18082/10659+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
p. 2
De acordo com as aulas e slides apresentados,
analise as afirmativas sobre a etimologia da palavra WEBQUEST:
I. Web = rede de hiperligações
II. Quest = questionamento ou pesquisa
III. Webquest= busca na rede e/ou demais fontes de
pesquisa.
IV. Webquest = pesquisa restrita à internet
Assinale a alternativa correta:
A
|
Estão
corretas as alternativas I e II
|
|
B
|
Estão
corretas as alternativas I, II e III
|
|
C
|
Estão
corretas as alternativas I, II e IV
|
|
D
|
Estão
corretas as alternativas I e IV
|
|
E
|
Estão
corretas as alternativas I e III.
|
Questão
4/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“O MEC considera a web e os recursos nela
disponíveis como sendo o espaço onde todas as mídias podem ser integradas, além
de tornar o aluno também responsável pela construção de seu próprio
conhecimento. O MEC ainda define como “ambientes virtuais de aprendizagem todos
os programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização
no formato web” (MEC, 2007, p.11) destacando, entre os vários ambientes
virtuais, aqueles de tarefas virtuais ou webquest...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.fae.edu/publicacoes/fae_v11_2/08_edna_marta.pdf
p. 80
De acordo com as aulas, slides e artigo
apresentados, assinale a alternativa que apresenta o conceito de Webquest:
A
|
Atividade
orientada para a pesquisa com algumas ou todas as informações da Internet.
|
|
B
|
Atividade
orientada para a formatação de trabalhos científicos oriundos da internet;
|
|
C
|
Atividade
orientada para a revisão linguística com fontes da internet;
|
|
D
|
Atividade
orientada para a redação cientifica e acadêmica na internet;
|
|
E
|
Atividade
orientada para a pesquisa bibliográfica em periódicos;
|
Questão
5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em meio a todas as novas tecnologias uma
metodologia muito interessante é a Webquest (WQ). Esse termo foi concebido pelo
professor Bernie Dodge em 1995, mesmo ano em que o Brasil teve acesso comercial
a internet. A proposta metodológica é a de uma atividade orientada e
investigativa de maneira que o assunto abordado seja apresentado de forma
criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA
DA EDUCAÇÃO V. 7 Nº 1, Julho, 2009, p.2
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814
De acordo com as aulas e slides apresentados,
assinale a alternativa que apresenta a metodologia em que se baseia uma
webquest.
A
|
Aprender
fazendo, pensando, avaliando, participando e transformando;
|
|
B
|
Aprender
pelo condicionamento e repetição;
|
|
C
|
Aprender
por meio de tecnologias audiovisuas;
|
|
D
|
Aprender
ouvindo, analisando e repetindo;
|
|
E
|
Aprender
fazendo, reconstruindo e inovando.
|
Questão
6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Trabalhar de forma lúdica, dinâmica e atrativa,
torna o conteúdo e as aulas muito mais interessantes tanto para os alunos,
quanto para os educadores. A busca de recursos tecnológicos para mediação
pedagógica não se resume a qualquer metodologia disponível, pois antes deve-se
pensar de forma crítica e reflexiva sobre quais metodologias utilizar e o que
estas podem oferecer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest
como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em
09/08/2016.
De acordo com as aulas e slides apresentados, qual
é a o objetivo da WebQuest? Analise as afirmativas a seguir que implicam no
objetivo dessa atividade:
a) Integração dos conhecimentos estudados.
b) Extensão dos conhecimentos estudados.
c) Refinamento dos conhecimentos estudados.
d) Domínio de conteúdo.
e) Solução do problema apresentado.
São corretas as afirmativas:
A
|
I e II
apenas.
|
|
B
|
II e
III apenas.
|
|
C
|
III e
IV apenas.
|
|
D
|
II e IV
apenas.
|
|
E
|
I, II e
III apenas.
|
Questão
7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Há várias mídias disponíveis na internet e muitos
sites apresentam explicitamente informações e contextos nem sempre educativos.
Sendo assim o(a) educador(a) como mediador(a) pedagógico(a) é responsável por
selecionar quais tecnologias de informação e comunicação são mais adequadas ao
contexto educativo em que se envolve e adequar esses recursos com a didática e
a metodologia do ambiente educacional.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest
como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em
09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um
uso inteligente da Internet na escola, existem dois tipos de atividades de
WebQuest. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:
A
|
Slide
show e slide presentation.
|
|
B
|
Curta-duração
e longa-duração.
|
|
C
|
Curta-duração
e média-duração.
|
|
D
|
Média-duração
e longa-duração.
|
|
E
|
Slide
presentation e slide show online.
|
Questão
8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A teoria sócio-interacionista tem muito a
contribuir nesta etapa da Webquest, o trabalho em equipe e a troca de saberes
entre os alunos oportuniza uma aprendizagem muito mais eficiente, visto que
eles estarão desenvolvendo suas habilidades sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest
como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em
09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um
uso inteligente da Internet na escola, numa WebQuest alguns atributos são
críticos, formando seus componentes principais. Inicialmente eram cinco atributos,
depois, Bernie Dodge acrescentou um sexto atributo. Quais são eles? Assinale a
alternativa correta:
A
|
Introdução,
tarefa, processo, fontes, conclusão e avaliação.
|
|
B
|
Introdução,
conceito, processo, fontes, conclusão e avaliação.
|
|
C
|
Introdução,
tarefa, conceito, fontes, conclusão e avaliação.
|
|
D
|
Introdução,
tarefa, processo, conceito, conclusão e avaliação.
|
|
E
|
Introdução,
tarefa, processo, conclusão, referência e avaliação.
|
Questão
9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Trabalhar com tecnologias nunca será fácil para
educadores que acreditam que o papel do professor deve ser o de transmissor de
conhecimento e que os alunos jamais conseguiriam realizar algo sem o seu
consentimento, opinião e imposição. Nota-se que nos tempos atuais esse
pensamento reducionista já não faz parte e nem cabe mais no contexto educativo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest
como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em
09/08/2016.
De acordo com as aulas e com o artigo WebQuest - um
uso inteligente da Internet na escola, qual é a etapa que demanda mais empenho
do professor para o processo de aprendizagem que se busca com a WebQuest?
Assinale a alternativa correta:
A
|
Slide
show online.
|
|
B
|
Multimídias.
|
|
C
|
Textos
divertidos.
|
|
D
|
Seleção
das fontes.
|
|
E
|
Seleção
das imagens.
|
Questão
10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Avaliar é muito importante em um processo
educativo, mas saber como avaliar é ainda mais relevante. Ao se trabalhar com
uma Webquest deve se ter em mente qual será o processo avaliativo utilizado.
O(A) educador(a) não pode deixar que este seja motivo para os alunos sentirem
receio, constrangimento e submissão.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest
como atividade didática potencilizadora da educação. Disponível em:
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814 . Acesso em
09/08/2016.
De acordo com as aulas e slides apresentados, quais
seriam os passos para elaboração de uma Webquest? Analise as afirmativas a
seguir que implicam...
A
|
Desenvolver,
formatar, executar, publicar.
|
|
B
|
Planejar,
formatar, publicar.
|
|
C
|
Refletir,
executar, enviar.
|
|
D
|
Planejar,
executar, refletir, enviar.
|
|
E
|
Desenvolver,
formatar, alinhar, publicar.
|
4 comentários:
Bom dia, se possível a resposta da 6. Obrigada
oi boa tarde a resposta da 6é a letra e)a,b,c
Obrigada!
alguém tem as respostas da APOL: ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON-LINE - UTA HISTÓRIA GERAL - C 2016 - FASE I
Postar um comentário