Questão
1/10
“A reflexão sobre a violência é uma tarefa
complexa, o tema engloba uma série de elementos, falar de violência nos leva a
pensar sobre uma realidade presente na vida da maioria das pessoas e da
sociedade, com raízes mais profundas do que imaginamos” (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 1).
Leia as afirmativas a seguir:
I – O termo violência aponta para uma lista de
ações, fatos e comportamentos diversos.
II - A violência é um ato, um comportamento, é
comportar-se de maneira que o resultado de sua ação provoque um efeito
prejudicial, agindo intencionalmente para isso.
III - A marca importante da violência é o
intimidar, fazer recuar os meios de defesa de outra pessoa, ou de um ser vivo.
IV - “Violência é a ação ou efeito de violentar, de
empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra
(alguém); ato violento, crueldade, força”.
Conforme a leitura do texto base, assinale a opção
que contém as afirmativas corretas:
A
|
I, II,
III e IV
|
|
B
|
I, II e
III
|
|
C
|
II, III
e IV
|
|
D
|
III e
IV
|
|
E
|
I e IV
|
Questão
2/10
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em
dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para
com os outros em espírito de fraternidade (Artigo primeiro da declaração Universal
dos Direitos Humanos)
http://www.humanrights.com/pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-01-10.html
acesso 18/08/2016
Conforme o texto base assinale a alternativa que
indica o que é violência sob a ótica dos direitos humanos:
A
|
Sob a
ótica dos Direitos Humanos a violência está ligada às formas de interferência
nos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
|
|
B
|
Estado
daquilo que é violento. Ato violento.
|
|
C
|
Ato de
violentar. Veemência. Irascibilidade.
|
|
D
|
Abuso
da força. Tirania; opressão.
|
|
E
|
Constrangimento
exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação”
|
Questão
3/10
Religião define também o conjunto de crenças e
valores, que formam a fé de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, cada religião
possui sua estrutura de conceitos, normas e práticas, e tem relação com os
sistemas culturais, visões de mundo, símbolos e valores morais (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 2).
A partir do texto base assinale a alternativa que
define o significado de Religare
A
|
Refazer
a ligação que se rompeu, que foi perdida.
|
|
B
|
Releitura
da vida e dos mistérios da natureza sob a ótica do sagrado.
|
|
C
|
Relembrar
os feitos dos heróis e deuses da mitologia.
|
|
D
|
Recordar
os ensinamentos dos textos sagrados das religiões
|
|
E
|
Reavaliar
o sentido sagrado da vida.
|
Questão
4/10
As religiões lidam com o comportamento humano, no
qual encontramos violência, e esse ser humano faz parte da sociedade, sendo
assim as religiões procuram enfrentar o desafio de lidar com a violência,
apresentando variadas propostas, conforme o contexto histórico, a partir de sua
mensagem sagrada, como os dez mandamentos por exemplo (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 2).
Conforme a leitura do texto base Judeus, Cristãos e
Muçulmanos são Monoteístas. Assinale a alternativa que explica o que são
religiões Monoteístas:
A
|
Creem
que há um Deus apenas.
|
|
B
|
Creem
que há mais de um deus.
|
|
C
|
Creem
que Deus não existe.
|
|
D
|
Não
creem em Deus.
|
|
E
|
Acreditam
no panteísmo.
|
Questão
5/10
O universo religioso é marcado pelas dimensões
relativas as determinadas crenças apresentadas, e também pelas formas como os
seres humanos religiosos convivem uns com os outros, e nas relações humanas
está presente a violência (autor).
Conforme a leitura do texto base identifique a
alternativa que apresente uma mensagem religiosa pela qual a religião cristã a
partir de seu texto sagrado lida com a violência:
A
|
Os dez
mandamentos, que estão no livro do Êxodo.
|
|
B
|
As
regras de conduta presentes na Tripitaka que significa “três cestos”
|
|
C
|
Os
Koans, as frases de enigmas espirituais que levam ao silenciamento do pensar
|
|
D
|
As
doutrinas e leis praticadas de acordo com o Corão ou Alcorão.
|
|
E
|
A
prática do ahimsa (não-violência), considerada uma doutrina fundamental.
|
Questão
6/10
A história da Igreja carrega atitudes onde o uso
desmedido da força tornou-se presente. A Igreja sofreu e provocou violência; a
violência sofrida pelas comunidades cristãs nos três primeiros séculos tem
relação direta com a suspeita formulada contra um grupo de pessoas que
rejeitavam o culto público aos deuses, e por conseguinte não reconheciam o
imperador romano como atuação da divindade sobre o povo (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base marque a
alternativa que apresenta um fato histórico sobre violência relacionado
diretamente ao agir da Igreja:
A
|
Deportação
dos judeus para babilônia
|
|
B
|
Invasão
romana da palestina
|
|
C
|
Revolta
dos Macabeus
|
|
D
|
Pragas
do Egito
|
|
E
|
Inquisição
|
Questão
7/10
No Brasil e na América Latina, as terras ocupadas
pelos nativos do continente foram também ocupadas pelos europeus: portugueses e
espanhóis, para servirem a produção agrícola no formato de latifúndio. A
população nativa foi submetida a escravidão como mão-de-obra, para tanto a
destruição das aldeias e da cultura nativa era parte integrante do processo,
sob alegação de paganismo e atraso civilizatório (Sbardella. E.L. Violência em
nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a
gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base assinale um dos
sujeitos históricos que fizeram parte da conquista e da colonização do atual
território do Brasil:
A
|
As
cruzadas
|
|
B
|
As
invasões bárbaras
|
|
C
|
Capital
Privado
|
|
D
|
A queda
do império romano
|
|
E
|
A
segunda guerra mundial
|
Questão
8/10
O século XVI é marcado pela expansão da escravidão
negra, de características altamente mercantil, promovida pela colonização
europeia, as Igrejas Católicas e Protestantes foram coniventes enquanto
instituição. No mesmo contexto, defesas do direito à liberdade dos negros foram
presentes dentro da religião, mas de maneira pessoal e isolada (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 4).
Conforme a leitura do texto-base identifique a
alternativa que se adequa ideia do novo anúncio do Evangelho:
A
|
O
Evangelho é restrito ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar
apenas ligado aos fatores culturais.
|
|
B
|
O ato
permanente da liturgia do século XX é conformar-se, a imposição é necessária
para implantar um projeto.
|
|
C
|
Na
atualidade, sobretudo no contexto da sociedade brasileira não existem mais os
conflitos e tensões entre as religiões.
|
|
D
|
Pesquisas
da USP (Universidade de São Paulo) em História e Ciências Sociais, apresentam
somente características de tolerância ganhando os espaços públicos.
|
|
E
|
Para
Pedro Casaldáliga, a tarefa é rever o Deus anunciado, fazer uma nova
eucaristia (Casaldáliga, 2000, p.48).
|
Questão
9/10
Sobre violência, religião e a cultura humana temos
contribuições significativas sob a perspectiva antropológica, filosófica e
literária em René Girard. O autor tem uma característica importante: o
empenho em abordar questões, utilizando-se de hipóteses amplas, teorias de
alcance generalizado (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos
básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 5).
Conforme a leitura do texto base marque a
alternativa que apresenta onde acontece a instituição da cultura:
A
|
Na
superação do desejo mimético (imitativo)
|
|
B
|
Na
descoberta da autonomia do desejo
|
|
C
|
Nos
fenômenos sociais, que não tem relação com a violência e o sagrado
|
|
D
|
No
retorno da violência sofrida pela vítima sobre seus carrascos (algozes)
|
|
E
|
Na
transposição da indiferenciação para a diferenciação social
|
Questão
10/10
Os grupos elaboram esquemas comuns de
diferenciação; a primeira forma de resolver as crises e conflitos é o mecanismo
vitimário: concentra-se em uma vítima a violência presente nas rivalidades, que
fazem o grupo sentir-se ameaçado e o sacrifício desta vítima acontece em nome
do grupo, é o chamado Bode Expiatório, fundamento na primeira diferenciação
social: o grupo e a vítima (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus:
pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura,
p. 5).
Conforme a leitura do texto base leia as
afirmativas a seguir:
I - Para Girard, a violência assenta-se no aspecto
imitativo do desejo (mimesis), o desejo é mimético,
II - Dois sujeitos convivem como seguidor e modelo,
em uma relação onde o primeiro quer ser como o segundo, mas tem barreiras para
fazê-lo, o segundo passa a ser um problema para o primeiro, pois não é possível
ser como ele.
III- Para Girard a violência está relacionada a
autonomia do desejo, cuja influência alheia não existe
IV - Há uma fusão: sujeito, objeto e desejo
tornam-se uma só coisa, é a indiferenciação, que impulsiona a violência, ou
seja, a estruturação de um desejo é uma estruturação violenta.
V - A violência que há em todos é canalizada sobre
um: a vítima, o bode expiatório, transfere-se o caráter violento da convivência
de um indivíduo contra o outro, para a figura de pacificação do “todos contra
um”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas
corretas:
A
|
I, III,
IV e V
|
|
B
|
II,
III, IV e V
|
|
C
|
I, II,
III e V
|
|
D
|
I, III
e IV
|
|
E
|
I, II,
IV e V
|
5 comentários:
Muito obrigado, estão todas certas. Me ajudou muito.
Que legal...estou gostando de interagir aqui com todos.
Ótimo, fiz todas pelo blog e todas certas.
Obrigada pela ajuda.
muito obrigado pela força, muito bom esse blog.
parabens...
ALGUÉM TEM AS OBJETIVAS DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL OU APOL, não estou encontrando em lugar nenhum.
Postar um comentário