Acertei 9, não sei qual a errada...ajudem aí, valeu!
Questão
1/10 - Ética e Educação
Leia o
excerto a seguir:
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 14.
“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 14.
Considerando
a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho
no que diz respeito ao surgimento da ética, é correto afirmar que: (pagina 60
do livro)
A
|
A ética
surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta
humana.
|
|
B
|
A ética
surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em
ambientes competitivos.
|
|
C
|
A ética
surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o
centro das reflexões filosóficas.
|
|
D
|
A ética
surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do
mundo.
|
|
E
|
A ética
surgiu na Roma Antiga na qual o homem já era considerado a medida de todas as
coisas.
|
Questão
2/10 - Ética e Educação
Devia ter
amado mais
Ter
chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Sérgio
(Titãs). Epitáfio. A melhor banda de todos os tempos da última semana.
Abril Music. 50 min. 2001 (Faixa 6)..
De acordo
com as aulas e o livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer
que a música “Epitáfio” faz uma reflexão...
A
|
ética
sobre as escolhas morais.
|
|
B
|
moral
sobre a existência.
|
|
C
|
existencialista
sobre a vida.
|
|
D
|
cultural
sobre a vida e a morte.
|
|
E
|
o
cotidiano das pessoas e os valores transcendentes
|
Questão
3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Enquanto
seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os
mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem,
tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão,
Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e
proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que
ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo
com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da
educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I.
Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do
homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um
dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a
sociedade os corrompe.
III. Para
muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava
sempre na contracorrente.
Está(ão)
correta(s):
A
|
apenas
as afirmativas II e III .
|
|
B
|
apenas
as afirmativas I e II.
|
|
C
|
apenas
as afirmativas I e III.
|
|
D
|
apenas
a afirmativa III.
|
|
E
|
apenas
a afirmativa I.
|
Questão
4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere
a citação a seguir:
“O
materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si
mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma
ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005, p. 47-48.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005, p. 47-48.
Partindo
do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da
educação sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, leia as
afirmativas a seguir:
I. Uma
forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a
dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II.
Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o
que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O
materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe
trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Está(ão)
correta(s):
A
|
as
afirmativas I e II apenas.
|
|
B
|
a
afirmativa II apenas.
|
|
C
|
as
afirmativas I e III apenas.
|
|
D
|
a
afirmativa III apenas.
|
|
E
|
as
afirmativas II e III apenas.
|
|
Questão
5/10 - Ética e Educação
Leia o
excerto a seguir:
“A
Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da
prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter
social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando
potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de
prática social e de ética ambiental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2° (http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2° (http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016).
A ética
ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso
“ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da
disciplina, Ética, Educação e Trabalho, marque a alternativa que
expressa corretamente o conceito de ser humano ético e responsável.
A
|
ser
individual que se realiza sozinhos no mundo.
|
|
B
|
“ser-no-mundo”
que exige passividade frente aos outros.
|
|
C
|
exprime
a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
|
|
D
|
ser
social que só se realiza no convívio com os outros.
|
|
E
|
exprime
a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.
|
Questão
6/10 - Ética e Educação
Leia o
excerto a seguir:
“De fato,
a melhor definição de valor é exatamente esta: valor é uma relação de
não-indiferença entre o homem e os elementos com que ele se defronta. Eis
porque o valor pode ser positivo ou negativo. Na relação de não-indiferença
temos a atitude de valoração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Ética, Educação e cidadania. (http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf) Acesso em: 15/ fev. 2016.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Ética, Educação e cidadania. (http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf) Acesso em: 15/ fev. 2016.
Considerando
a citação anterior e o conteúdo apresentado no livro-base Ética, educação e
trabalho sobre a proposta de educar em valores, assinale a alterativa
correta:
A
|
A
educação pode ser entendida como uma preparação para a escolha adequada dos
valores.
|
|
B
|
A
educação é antes de tudo transmissão de conhecimentos e os valores precisam
ser ensinados em casa.
|
|
C
|
A
educação precisa ancorar-se na proposta axiológica pós-moderna para que possa
ter bons resultados atualmente.
|
|
D
|
A
educação em valores pressupõe o domínio de princípios filosóficos claros e de
práticas pedagógicas direcionadas para estudantes e suas famílias.
|
|
E
|
A
educação em valores precisa envolver toda a comunidade escolar para que apoie
todas as iniciativas da Escola.
|
Questão
7/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo
com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da
educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir,
marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( )
René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um
dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( )
Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se
construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( )
Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento
verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( )
Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de
alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora,
assinale a sequência correta:
A
|
F – V –
F – V
|
|
B
|
V – F –
V – F
|
|
C
|
V – V –
F – F
|
|
D
|
F – F –
V – V
|
|
E
|
F – V –
V – F
|
Questão
8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o
excerto a seguir:
“O
dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do
século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do
dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento
que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras,
ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo
etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009, p. 38.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009, p. 38.
Conforme
os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire
e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção,
relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1.
Voltaire
2.
Rousseau
( )
Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres
autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
( )
A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual
propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
( )
É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso
leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
( )
Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua
obra.
Agora,
marque a sequência correta:
A
|
2 – 1 –
2 – 1.
|
|
B
|
2 – 1 –
2 – 2.
|
|
C
|
1 – 1 –
2 – 1.
|
|
D
|
2 – 2 –
1 – 1.
|
|
E
|
2 – 2 –
2 – 1.
|
Questão
9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia a
citação a seguir:
“O
positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França
com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e
por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.
Com base
na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação
a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V
(verdadeiras) ou F (falsas):
I. ( )
Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado
deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A
disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é
possível que o progresso seja alcançado.
III. ( )
A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que
estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
|
F – V –
V.
|
|
B
|
V – F –
V.
|
|
C
|
F – V –
F.
|
|
D
|
V – V –
F.
|
|
E
|
V – F –
F.
|
Questão
10/10 - Ética e Educação
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Mas a
ética de Kant é eminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever
interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A
virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do
próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios
que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando
o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e
Trabalho, pode-se dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”.
Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão
corretas apenas:
A
|
as
afirmativas I e II.
|
|
B
|
as
afirmativas I e IV.
|
|
C
|
as
afirmativas II e III.
|
|
D
|
as
afirmativas II e IV.
|
|
E
|
as
afirmativas III e IV.
|
3 comentários:
Boa tarde!
A questão 10 a resposta correta é a letra A.
Elisabeth, obrigada...
Showwwww
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