quinta-feira, 22 de setembro de 2016

11.Intolerancia religiosa - Interdisciplinares II

Texto top, devemos aproveitar o texto para depois por em pratica no exercício da profissão, mesmo que não ministre o ensino religioso....



Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
A


Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação.
B
Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.
C
O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.
D
A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.
E
A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.

Questão 2/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“Reunidos em Nova York, no Encontro de Cúpula Mundial de Lideres Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial, lideranças evangélicas, católicas, budistas, judaicas, islâmicas, espíritas, hinduístas, taoístas, bahá’ís, esotéricas e de tantas outras religiões antigas e modernas, firmaram um compromisso. O Compromisso com a Paz Global”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 10.
Baseado no texto sobre a diversidade religiosa no Ensino Religiosa e no excerto citado acima, podemos afirmar que:
A
Os grupos étnicos e suas diferenças nada tem a ver com religião.
B

A relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o
mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas.
C
Ao ensinar religião nas escolas deve-se escolher aquela em qual se acredita.
D
O Ensino Religioso nas escolas não trabalha o diálogo entre as religiões.
E
O Ensino Religioso não tem relevância uma vez que nenhum jovem ou criança abrirá mão de sua crença.

Questão 3/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
“A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/diversidade-religiosa
Considerando o texto da diversidade religiosa no contexto escolar e o texto acima, podemos afirmar que:
A
O mundo é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo.
B
O pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião.
C
A escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso.
D

A partir dessa perspectiva plural percebemos que o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia as diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade.
E
As ações transformadoras no quadro de intolerância religiosa não contemplam o Ensino Religioso.

Questão 4/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“Toda a pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletiva, em público ou em particular’.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: declaração universal dos direitos humanos, artigo XVIII.
De acordo com o texto da diversidade religiosa no contexto escolar, e a citação acima, pode-se afirmar que:
A
As diferenças devem ser respeitadas, mas na escola não devemos tratar dessas diferenças.
B
 Lidar com as diversas religiões não tem a ver com lidar com as diferenças.
C
Aceitar a diversidade religiosa nada tem a ver com aceitação do outro.
D

Esse é um tema que merece mais atenção nas escolas por parte dos educadores e professores de ensino religioso para promover uma reflexão sobre a intolerância religiosa. 
E
Tradição e cultura são motivos para restringir convicções e manifestações legítimas.

Questão 5/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“O Supremo Senhor do universo, que tem diferentes nomes em diferentes culturas, ama a todos. Dele emana toda a liberdade de pensamento, religião ou de consciência. Igreja Metodista”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 09.
De acordo com o texto-base assinale a alternativa que diz qual é um outro acesso didático às diferentes expressões das religiosidades presentes no mundo plural em que vivemos:
A
A linguagem cinematográfica.
B
Textos bíblicos.
C
Livros de romance
D
Livros científicos
E
Telenovelas

Questão 6/10
. Leia o fragmento a seguir:
“O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judaica, etc.). Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/religioes_brasil.htm
Considerando o texto-base, temos que é didático utilizar-se da literatura pois em obras clássicas, tal como, Dom Quixote de la Mancha do autor espanhol Miguel de Cervantes, ele narra os encontros e desencontros das três culturas, quais são elas?
A
Cultura indiana, portuguesa e indígena
B
Cultura politeísta, monoteísta e panteísta
C
Três culturas monoteístas: judaica, cristã e islâmica.
D
Cultura europeia, americana e africana
E
Cultura Europeia, Norte-americana e latino-americana.

Questão 7/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Quem somos nós, então, para desafiar a vontade do Criador? E, no entanto, nós a desafiamos. Discriminamos, ofendemos, praticamos atos de violência contra nosso semelhante, com a desculpa de que ele é “diferente”. Foi assim no princípio dos tempos. É assim nos dias de hoje, neste milênio que mal começou”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 06
De acordo com o texto-base, O grande desafio para a educação em nossos tempos marcado pela pluralidade religiosa é promover o respeito pelo outro como legítimo outro, em sua diferença e singularidade, sem o intento de homogeneizar as culturas, mas sim de:
A
Tornar todos um só
B
Fazer com que as pessoas se convertam
C
Celebrar a diversidade cultural
D
Criar mais pluralismos
E
Fazer as pessoas serem neutras em sua fé.

Questão 8/10
Leia o fragmento a seguir:
“O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/relacao-entre-cinema-e-educacao/
Conforme o texto-base, o que afirma Dudley Andrew sobre o cinema?
A

“No cinema os seres humanos dizem uns aos outros o que a realidade significa para eles, mas o fazem através da própria realidade, a qual cerca seu mundo como um oceano”.
B
Religião é uma estrutura de discursos e práticas comuns a um grupo social referentes a algumas forças (personificadas ou não, múltiplas ou unificadas) tidas pelos crentes com anteriores e superiores ao seu ambiente natural e social.
C
Todas as crenças religiosas conhecidas, sejam simples ou complexas, apresentam um mesmo caráter comum: supõem uma classificação das coisas, reais ou ideais, que os homens concebem, em duas classes, em dois gêneros opostos, designados geralmente por dois termos distintos que as palavras profano e sagrado traduzem bastante bem.
D
Um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.
E
O cinema e religião não transmuta apenas o espaço, mas também o tempo, dando-lhe a marca do sagrado’ afinal o tempo sagrado é uma narrativa...

Questão 9/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Só nesse respeito absoluto podemos entender que não existem seitas (pois não existem grandes e pequenas religiões), não existe sincretismo (pois não existe uma religião pura de influências de outras) e, acima de tudo, não existe para o historiador ou para o filósofo uma religião melhor do que outra”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Moura da Silva, E. REVER. Revista de Estudos da Religião Nº 2 / 2004 / pp. 1-14 ISSN 1677-1222.
De acordo com o texto-base, assinale a alternativa que indica o que podemos afirmar sobre como se origina o conceito de Religião.
A
A partir do grego 
B
Se origina nas tribos primitivas
C

A palavra religião originou-se da palavra latina religio, cujo sentido indicava um conjunto de regras, observâncias, advertências e interdições, sem fazer referência a divindades, rituais, mitos ou quaisquer outros tipos de manifestação que contemporaneamente, entendemos como religiosas.
D
Tem origem em totem e tabu
E
Tem origem em Durkheim.

Questão 10/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Nelson Mandela)
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 01
Considerando o texto-base, assinale a alternativa que corresponde aos grupos minoritários, pouco conhecidos, que tantas vezes enfrentam preconceitos, que o Ensino Religioso busca estudar e valorizar.
A
Batistas, Menonitas, presbiterianos, luteranos e Metodistas.
B

Os movimentos religiosos dos povos indígenas latino-americanos e africanos; religiões orientais; o espiritualismo, a ‘Nova Era’; as religiões afro-brasileiras como a umbanda e o candomblé.
C
Católicos, Igreja Católica do Brasil, Anglicanos, Ortodoxos.
D
kardecistas, umbanda, quimbanda, budistas.
E
Hinduístas, budistas, orientais em geral.

3 comentários:

Unknown disse...

1. AVALIAÇÃO ( fiz a avaliação minha nota foi 90 )
Disciplina(s):
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :

A Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação.

B Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.

C O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.

D A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.

E A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.

Questão 2/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a função educacional do jogo para Schwartz (1998).

A Propiciar prazer.

B Propiciar diversão.

C Complementar o conhecimento do indivíduo

D Propiciar emoção.

E Complementar a hora do recreio.

Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
“[...] a utilização do jogo como mediador do conhecimento matemático ganha importância nos discursos dos educadores e dentro da prática pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das características da utilização de materiais concretos no ensino de matemática:

A As aulas tornam-se mais dinâmicas e participativas.

B As aulas são consideradas sem fundo pedagógico e metodológico.

C As aulas tornam-se ociosas e sem direcionamento.

D As aulas perdem o sentido matemático.

E As aulas deixam as características de escola.

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A convergência explosiva do computador e das telecomunicações foi muito rapidamente criando uma gigantesca rede plenetária de troca de informações. Cada vez se produz mais informação, surgem mais empregos cuja tarefa é informar, mais pessoas dependem da informação para viver.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 18.
O livro aborda a relação entre três conceitos: cultura participativa, inteligência coletiva e convergência.

Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, analise as afirmativas a seguir referente à Cultura Participativa citada pelo autor:

I. Refere-se a fãs e outros consumidores que são convidados a participar ativamente da criação e da circulação de novos conteúdos.

II. Envolve não ter limites para a expressão artística.

III. É um termo adotado por Pierre Levy para se referir à capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros.

IV. Envolve não ter limites para a participação cidadã.

São corretas as afirmativas:

A I, II e III apenas.

B I, II e IV apenas.


C II, III e IV apenas.

D I, III e IV apenas.

E II e IV apenas.


1A 2C 3A 4B 5A 6E 7A 8B 9E 10A

Oscilange disse...

valeu..

Unknown disse...

Mim