Questão
1/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É
inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos
locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo
completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria
Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a
diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
Questão
2/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“Reunidos em Nova York, no Encontro de Cúpula
Mundial de Lideres Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial, lideranças
evangélicas, católicas, budistas, judaicas, islâmicas, espíritas, hinduístas,
taoístas, bahá’ís, esotéricas e de tantas outras religiões antigas e modernas,
firmaram um compromisso. O Compromisso com a Paz Global”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004.
P. 10.
Baseado no texto sobre a diversidade religiosa no
Ensino Religiosa e no excerto citado acima, podemos afirmar que:
|
A
|
Os
grupos étnicos e suas diferenças nada tem a ver com religião.
|
|
B
|
A
relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o
mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas. |
|
C
|
Ao
ensinar religião nas escolas deve-se escolher aquela em qual se acredita.
|
|
D
|
O
Ensino Religioso nas escolas não trabalha o diálogo entre as religiões.
|
|
E
|
O
Ensino Religioso não tem relevância uma vez que nenhum jovem ou criança
abrirá mão de sua crença.
|
Questão
3/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
“A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de
2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a
finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas
religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às
diferentes crenças e convicções”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em:
http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/diversidade-religiosa
Considerando o texto da diversidade religiosa no
contexto escolar e o texto acima, podemos afirmar que:
|
A
|
O mundo
é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo.
|
|
B
|
O
pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião.
|
|
C
|
A
escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso.
|
|
D
|
A partir dessa perspectiva plural percebemos que
o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o
compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia
as diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade.
|
|
E
|
As
ações transformadoras no quadro de intolerância religiosa não contemplam o
Ensino Religioso.
|
Questão
4/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“Toda a pessoa tem o direito à liberdade de
pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de
religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo
ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletiva, em
público ou em particular’.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: declaração universal dos direitos
humanos, artigo XVIII.
De acordo com o texto da diversidade religiosa no
contexto escolar, e a citação acima, pode-se afirmar que:
|
A
|
As
diferenças devem ser respeitadas, mas na escola não devemos tratar dessas
diferenças.
|
|
B
|
Lidar
com as diversas religiões não tem a ver com lidar com as diferenças.
|
|
C
|
Aceitar
a diversidade religiosa nada tem a ver com aceitação do outro.
|
|
D
|
Esse é um tema que merece mais atenção nas escolas
por parte dos educadores e professores de ensino religioso para promover uma
reflexão sobre a intolerância religiosa.
|
|
E
|
Tradição
e cultura são motivos para restringir convicções e manifestações legítimas.
|
Questão
5/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“O Supremo Senhor do universo, que tem diferentes
nomes em diferentes culturas, ama a todos. Dele emana toda a liberdade de
pensamento, religião ou de consciência. Igreja Metodista”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004.
P. 09.
De acordo com o texto-base assinale a alternativa
que diz qual é um outro acesso didático às diferentes expressões das
religiosidades presentes no mundo plural em que vivemos:
|
A
|
A
linguagem cinematográfica.
|
|
B
|
Textos
bíblicos.
|
|
C
|
Livros
de romance
|
|
D
|
Livros
científicos
|
|
E
|
Telenovelas
|
Questão
6/10
. Leia o fragmento a seguir:
“O Brasil é um país que possui uma rica diversidade
religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos
imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica,
afro-brasileira, judaica, etc.). Por possuir um Estado Laico, o Brasil
apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e
Igreja”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em:
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/religioes_brasil.htm
Considerando o texto-base, temos que é didático
utilizar-se da literatura pois em obras clássicas, tal como, Dom Quixote de la
Mancha do autor espanhol Miguel de Cervantes, ele narra os encontros e
desencontros das três culturas, quais são elas?
|
A
|
Cultura
indiana, portuguesa e indígena
|
|
B
|
Cultura
politeísta, monoteísta e panteísta
|
|
C
|
Três
culturas monoteístas: judaica, cristã e islâmica.
|
|
D
|
Cultura
europeia, americana e africana
|
|
E
|
Cultura
Europeia, Norte-americana e latino-americana.
|
Questão
7/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Quem somos nós, então, para desafiar a vontade do
Criador? E, no entanto, nós a desafiamos. Discriminamos, ofendemos, praticamos
atos de violência contra nosso semelhante, com a desculpa de que ele é
“diferente”. Foi assim no princípio dos tempos. É assim nos dias de hoje, neste
milênio que mal começou”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004.
P. 06
De acordo com o texto-base, O grande desafio para a
educação em nossos tempos marcado pela pluralidade religiosa é promover o
respeito pelo outro como legítimo outro, em sua diferença e singularidade, sem
o intento de homogeneizar as culturas, mas sim de:
|
A
|
Tornar
todos um só
|
|
B
|
Fazer
com que as pessoas se convertam
|
|
C
|
Celebrar
a diversidade cultural
|
|
D
|
Criar
mais pluralismos
|
|
E
|
Fazer
as pessoas serem neutras em sua fé.
|
Questão
8/10
Leia o fragmento a seguir:
“O cinema constitui-se em um dos variados modos de
expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A
relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da
educação informal, é parte da própria história do cinema”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em:
http://www.infoescola.com/pedagogia/relacao-entre-cinema-e-educacao/
Conforme o texto-base, o que afirma Dudley Andrew
sobre o cinema?
|
A
|
“No cinema os seres humanos dizem uns aos outros
o que a realidade significa para eles, mas o fazem através da própria
realidade, a qual cerca seu mundo como um oceano”.
|
|
B
|
Religião
é uma estrutura de discursos e práticas comuns a um grupo social referentes a
algumas forças (personificadas ou não, múltiplas ou unificadas) tidas pelos
crentes com anteriores e superiores ao seu ambiente natural e social.
|
|
C
|
Todas
as crenças religiosas conhecidas, sejam simples ou complexas, apresentam um
mesmo caráter comum: supõem uma classificação das coisas, reais ou ideais,
que os homens concebem, em duas classes, em dois gêneros opostos, designados
geralmente por dois termos distintos que as palavras profano e sagrado
traduzem bastante bem.
|
|
D
|
Um
sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e
duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de
conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com
tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente
realistas.
|
|
E
|
O
cinema e religião não transmuta apenas o espaço, mas também o tempo,
dando-lhe a marca do sagrado’ afinal o tempo sagrado é uma narrativa...
|
Questão
9/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Só nesse respeito absoluto podemos entender que
não existem seitas (pois não existem grandes e pequenas religiões), não existe
sincretismo (pois não existe uma religião pura de influências de outras) e,
acima de tudo, não existe para o historiador ou para o filósofo uma religião
melhor do que outra”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: Moura da Silva, E. REVER. Revista de
Estudos da Religião Nº 2 / 2004 / pp. 1-14 ISSN 1677-1222.
De acordo com o texto-base, assinale a alternativa
que indica o que podemos afirmar sobre como se origina o conceito de Religião.
|
A
|
A
partir do grego
|
|
B
|
Se
origina nas tribos primitivas
|
|
C
|
A
palavra religião originou-se da palavra latina religio, cujo sentido indicava
um conjunto de regras, observâncias, advertências e interdições, sem fazer
referência a divindades, rituais, mitos ou quaisquer outros tipos de
manifestação que contemporaneamente, entendemos como religiosas.
|
|
D
|
Tem
origem em totem e tabu
|
|
E
|
Tem
origem em Durkheim.
|
Questão
10/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua
pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam
aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Nelson
Mandela)
Após esta avaliação, caso queira consultar o
assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004.
P. 01
Considerando o texto-base, assinale a alternativa
que corresponde aos grupos minoritários, pouco conhecidos, que tantas vezes
enfrentam preconceitos, que o Ensino Religioso busca estudar e valorizar.
|
A
|
Batistas,
Menonitas, presbiterianos, luteranos e Metodistas.
|
|
B
|
Os
movimentos religiosos dos povos indígenas latino-americanos e africanos;
religiões orientais; o espiritualismo, a ‘Nova Era’; as religiões
afro-brasileiras como a umbanda e o candomblé.
|
|
C
|
Católicos,
Igreja Católica do Brasil, Anglicanos, Ortodoxos.
|
|
D
|
kardecistas,
umbanda, quimbanda, budistas.
|
|
E
|
Hinduístas,
budistas, orientais em geral.
|
3 comentários:
1. AVALIAÇÃO ( fiz a avaliação minha nota foi 90 )
Disciplina(s):
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
A Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação.
B Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.
C O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.
D A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.
E A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.
Questão 2/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a função educacional do jogo para Schwartz (1998).
A Propiciar prazer.
B Propiciar diversão.
C Complementar o conhecimento do indivíduo
D Propiciar emoção.
E Complementar a hora do recreio.
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
“[...] a utilização do jogo como mediador do conhecimento matemático ganha importância nos discursos dos educadores e dentro da prática pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das características da utilização de materiais concretos no ensino de matemática:
A As aulas tornam-se mais dinâmicas e participativas.
B As aulas são consideradas sem fundo pedagógico e metodológico.
C As aulas tornam-se ociosas e sem direcionamento.
D As aulas perdem o sentido matemático.
E As aulas deixam as características de escola.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A convergência explosiva do computador e das telecomunicações foi muito rapidamente criando uma gigantesca rede plenetária de troca de informações. Cada vez se produz mais informação, surgem mais empregos cuja tarefa é informar, mais pessoas dependem da informação para viver.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 18.
O livro aborda a relação entre três conceitos: cultura participativa, inteligência coletiva e convergência.
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, analise as afirmativas a seguir referente à Cultura Participativa citada pelo autor:
I. Refere-se a fãs e outros consumidores que são convidados a participar ativamente da criação e da circulação de novos conteúdos.
II. Envolve não ter limites para a expressão artística.
III. É um termo adotado por Pierre Levy para se referir à capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros.
IV. Envolve não ter limites para a participação cidadã.
São corretas as afirmativas:
A I, II e III apenas.
B I, II e IV apenas.
C II, III e IV apenas.
D I, III e IV apenas.
E II e IV apenas.
1A 2C 3A 4B 5A 6E 7A 8B 9E 10A
valeu..
Mim
Postar um comentário